Porque A Escovação Ajuda A Prevenir As Cáries

Reza March 11, 2022
Escovar os dentes todo dia é o suficiente para evitar cáries?

A cárie dentária é uma das doenças mais comuns entre os seres humanos e pode afetar pessoas de todas as idades. Ela é causada por ácidos produzidos pelas bactérias presentes na placa bacteriana que se acumula nos dentes. A escovação regular dos dentes é uma das principais medidas preventivas contra as cáries.

Como a cárie dentária se forma?

A cárie dentária é causada pela ação de bactérias presentes na placa bacteriana que se forma sobre os dentes. A placa bacteriana é uma camada pegajosa e incolor que se acumula nos dentes e gengivas e é composta por restos de alimentos, saliva e bactérias. Quando comemos alimentos ricos em açúcar e amido, as bactérias presentes na placa bacteriana produzem ácidos que corroem o esmalte dos dentes, causando a cárie.

Como a escovação ajuda a prevenir as cáries?

A escovação regular dos dentes ajuda a prevenir as cáries de várias maneiras:

  1. Remoção da placa bacteriana: escovar os dentes regularmente remove a placa bacteriana dos dentes e gengivas, reduzindo assim a quantidade de bactérias que produzem ácidos e causam a cárie.
  2. Remoção de restos de alimentos: escovar os dentes após as refeições ajuda a remover os restos de alimentos que ficam presos entre os dentes e gengivas, evitando que as bactérias se alimentem desses restos e produzam ácidos.
  3. Fortalecimento do esmalte dentário: o atrito da escovação ajuda a remover as manchas e placas superficiais dos dentes, deixando o esmalte dental mais forte e resistente aos ácidos produzidos pelas bactérias.

Qual a técnica correta de escovação para prevenir as cáries?

A técnica correta de escovação para prevenir as cáries envolve os seguintes passos:

  1. Use uma escova de dentes com cerdas macias e um tamanho adequado para a sua boca.
  2. Coloque uma quantidade de pasta de dente com flúor na escova e molhe as cerdas na água.
  3. Coloque a escova em um ângulo de 45 graus em relação aos dentes e faça movimentos curtos e suaves de vaivém, escovando a superfície externa, interna e de mastigação de cada dente.
  4. Escove a língua para remover as bactérias que causam o mau hálito.
  5. Enxague a boca com água depois da escovação.

Quais são os outros hábitos essenciais para prevenir as cáries?

Além da escovação regular, existem outros hábitos essenciais para prevenir as cáries:

  • Fio dental: usar fio dental diariamente ajuda a remover a placa bacteriana e os restos de alimentos que ficam presos entre os dentes e gengivas.
  • Alimentação saudável: reduzir o consumo de alimentos ricos em açúcar e amido ajuda a diminuir a quantidade de ácidos produzidos pelas bactérias que causam a cárie.
  • Visitas regulares ao dentista: fazer exames dentários regulares ajuda a identificar as cáries em estágio inicial e tratá-las antes que se agravem.

Conclusão

A escovação regular dos dentes é uma das principais medidas preventivas contra as cáries dentárias. Escovar os dentes ajuda a remover a placa bacteriana, restos de alimentos e fortalecer o esmalte dentário, tornando os dentes mais resistentes aos ácidos produzidos pelas bactérias. Além da escovação, é essencial adotar outros hábitos saudáveis, como usar fio dental, ter uma alimentação equilibrada e visitar o dentista regularmente, para prevenir as cáries e manter a saúde bucal em dia.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. A escovação excessiva pode causar danos aos dentes?

Sim, a escovação excessiva ou com muita força pode causar desgaste do esmalte dos dentes e aumentar a sensibilidade dentária. É importante escovar os dentes com a técnica correta e com uma escova de cerdas macias para evitar danos aos dentes.

2. Qual a quantidade ideal de pasta de dente para escovar os dentes?

A quantidade ideal de pasta de dente para escovar os dentes é uma quantidade equivalente a um grão de ervilha. O excesso de pasta de dente pode causar irritações na gengiva e aumentar a quantidade de flúor ingerida, o que pode ser prejudicial à saúde.

3. Quanto tempo é necessário escovar os dentes para prevenir as cáries?

O tempo ideal de escovação para prevenir as cáries é de pelo menos 2 minutos, escovando todas as superfícies dos dentes (externa, interna e de mastigação) e a língua. É importante escovar os dentes com frequência, pelo menos duas vezes ao dia, e sempre após as refeições.

Related video of porque a escovação ajuda a prevenir as cáries

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait