Por Tradição Inventada Entende-Se Um Conjunto De Práticas

Reza September 22, 2021
O Gaucho Riograndense

Por tradição inventada, entende-se um conjunto de práticas, rituais ou costumes que foram criados com o objetivo de estabelecer uma identidade cultural ou nacional. Essas tradições são criadas a partir de elementos que são considerados como “autênticos”, mas que na realidade são inventados ou adaptados para atender às necessidades políticas, sociais ou culturais de um determinado grupo.

Origem da Tradição Inventada

O conceito de tradição inventada foi proposto pelo historiador britânico Eric Hobsbawm, em seu livro “A invenção das tradições”, publicado em 1983. Hobsbawm argumentou que muitas das tradições que consideramos “antigas” ou “autênticas” são na verdade inventadas, criadas em um período relativamente recente para atender a uma necessidade específica.

Segundo Hobsbawm, a criação de tradições inventadas é mais comum em sociedades modernas, onde a identidade cultural é vista como uma fonte de coesão social e política. Ele argumentou que muitas das tradições que consideramos como “nacionais” ou “culturais” foram criadas no final do século XIX e início do século XX, em um momento em que muitos países estavam se tornando independentes ou buscando afirmar sua identidade nacional.

Exemplos de Tradições Inventadas

Existem muitos exemplos de tradições inventadas em todo o mundo. Alguns dos mais conhecidos incluem:

Tradições Nacionais

  • O Dia da Independência nos Estados Unidos, que é comemorado em 4 de julho, foi criado em 1776, quando as 13 colônias americanas declararam sua independência da Grã-Bretanha.
  • O Dia da República no Brasil, que é comemorado em 15 de novembro, foi criado em 1889, quando o Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República.
  • O Dia Nacional da França, que é comemorado em 14 de julho, foi instituído em 1880, para celebrar a Tomada da Bastilha em 1789, que simboliza o início da Revolução Francesa.

Tradições Culturais

  • O Dia de São Patrício, que é comemorado em 17 de março, é uma tradição irlandesa que foi criada nos Estados Unidos no final do século XIX, como uma forma de celebrar a cultura irlandesa e promover a identidade irlandesa entre os imigrantes.
  • As danças folclóricas ucranianas, que são consideradas uma parte importante da cultura ucraniana, foram criadas no final do século XIX e início do século XX, como uma forma de promover a identidade ucraniana e resistir à influência russa.
  • O carnaval do Rio de Janeiro, que é considerado uma das maiores festas do mundo, foi criado no final do século XIX, como uma forma de celebrar a cultura brasileira e promover o turismo no país.

Características da Tradição Inventada

Existem várias características que são comuns em tradições inventadas:

Origem recente

As tradições inventadas geralmente têm uma origem recente, sendo criadas em um período relativamente curto de tempo. Elas podem ser criadas para atender a uma necessidade política, social ou cultural específica.

For more information, please click the button below.

Elementos autênticos

As tradições inventadas geralmente contêm elementos que são considerados como “autênticos”, mas que na realidade foram adaptados ou inventados para atender às necessidades do momento. Esses elementos podem incluir símbolos, rituais, músicas, danças ou vestimentas.

Propósito político ou social

As tradições inventadas geralmente têm um propósito político ou social, sendo criadas para promover uma identidade cultural ou nacional, ou para unir um grupo em torno de uma causa comum. Elas podem ser usadas para legitimar o poder de um governo ou para resistir à influência estrangeira.

Conclusão

As tradições inventadas são uma parte importante da nossa cultura e identidade, mas é importante reconhecer que muitas delas foram criadas para atender a uma necessidade específica e não têm uma origem tão antiga ou autêntica quanto pensamos. Ao entender a origem e a função dessas tradições, podemos ter uma visão mais crítica e informada sobre a nossa própria cultura e história.

FAQs

O que é uma tradição inventada?

Uma tradição inventada é um conjunto de práticas, rituais ou costumes que foram criados com o objetivo de estabelecer uma identidade cultural ou nacional. Essas tradições são criadas a partir de elementos que são considerados como “autênticos”, mas que na realidade são inventados ou adaptados para atender às necessidades políticas, sociais ou culturais de um determinado grupo.

Quem criou o conceito de tradição inventada?

O conceito de tradição inventada foi proposto pelo historiador britânico Eric Hobsbawm, em seu livro “A invenção das tradições”, publicado em 1983.

Quais são os exemplos de tradições inventadas?

Existem muitos exemplos de tradições inventadas em todo o mundo, incluindo o Dia da Independência nos Estados Unidos, o Dia da República no Brasil, o Dia Nacional da França, o Dia de São Patrício na Irlanda, as danças folclóricas ucranianas e o carnaval do Rio de Janeiro.

Related video of por tradição inventada entende se um conjunto de práticas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait