Por Qual Motivo Ocorre A Eletrização Ilustrada Na Tirinha?

Reza January 26, 2023
ENEM 2020 Por qual motivo ocorre a eletrização

Tirinha

A tirinha em questão mostra uma pessoa se aproximando de outra e, ao tocar na maçaneta da porta, recebe um choque, sendo arremessada para trás e caindo no chão. Enquanto isso, a pessoa que estava do outro lado da porta parece não ter sofrido nenhum tipo de eletrização.

Eletrização

Antes de explicar o motivo da eletrização ilustrada na tirinha, é importante entender o que é eletrização. Eletrização é o processo pelo qual um objeto adquire uma carga elétrica, seja ela positiva ou negativa. Esse processo pode ocorrer de diversas formas, como por atrito, contato e indução.

Explicação

No caso da tirinha, é possível inferir que a pessoa que levou o choque estava eletrizada devido ao contato com algum objeto que possuía carga elétrica, como uma porta de vidro com película anti-reflexo ou um aparelho eletrônico. Já a outra pessoa que estava do outro lado da porta não sofreu eletrização porque não houve contato direto com o objeto eletrizado.

Isso ocorre porque, ao entrar em contato com um objeto eletrizado, elétrons podem ser transferidos entre os corpos, fazendo com que um dos corpos fique carregado positivamente e o outro negativamente. No caso da pessoa que levou o choque, é possível que o objeto eletrizado estivesse carregado positivamente e, ao entrar em contato com a maçaneta da porta, transferiu elétrons para o corpo da pessoa, deixando-a eletrizada.

Além disso, é importante considerar que a eletrização pode ocorrer de forma natural, como no caso dos raios durante uma tempestade, ou de forma artificial, como na produção de eletricidade em usinas hidrelétricas. Em ambas as situações, há a transferência de elétrons entre os corpos, resultando em cargas elétricas opostas.

Prevenção

Para evitar situações de eletrização, é importante seguir algumas precauções, como:

For more information, please click the button below.
  • Não tocar em aparelhos eletrônicos com as mãos molhadas;
  • Aterrar os aparelhos eletrônicos;
  • Usar calçados com sola de borracha ao manusear aparelhos eletrônicos;
  • Manter distância de objetos eletrizados, como postes e fios de alta tensão;
  • Evitar o uso de roupas sintéticas em dias secos e com baixa umidade;
  • Usar luvas de borracha ao manusear objetos eletrizados.

Conclusão

A eletrização ilustrada na tirinha ocorreu devido ao contato da pessoa com um objeto eletrizado, que transferiu elétrons para o corpo da pessoa, deixando-a eletrizada. Para prevenir situações de eletrização, é importante seguir algumas precauções e tomar cuidado ao manusear objetos eletrônicos e ao se aproximar de objetos eletrizados.

FAQs

1. O que é eletrização?

Eletrização é o processo pelo qual um objeto adquire uma carga elétrica, seja ela positiva ou negativa. Esse processo pode ocorrer de diversas formas, como por atrito, contato e indução.

2. Como ocorre a eletrização por contato?

Na eletrização por contato, dois corpos eletrizados com cargas elétricas opostas entram em contato direto e transferem elétrons entre si, fazendo com que um dos corpos fique carregado positivamente e o outro negativamente.

3. Quais são as precauções para evitar situações de eletrização?

Algumas precauções para evitar situações de eletrização são: não tocar em aparelhos eletrônicos com as mãos molhadas, aterrar os aparelhos eletrônicos, usar calçados com sola de borracha ao manusear aparelhos eletrônicos, manter distância de objetos eletrizados, evitar o uso de roupas sintéticas em dias secos e com baixa umidade e usar luvas de borracha ao manusear objetos eletrizados.

Related video of por qual motivo ocorre a eletrizacao ilustrada na tirinha

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait