Ponto De Bolha E Orvalho

Reza January 19, 2022
Como obter Ponto de bolha e de orvalho no Aspen Plus Bright

O ponto de bolha e o ponto de orvalho são grandezas termodinâmicas que estão diretamente relacionadas ao comportamento dos fluidos. Esses pontos são importantes para o entendimento do processo de condensação e evaporação de substâncias que ocorrem em diversas situações, desde processos industriais até fenômenos naturais.

Ponto de Bolha

O ponto de bolha é definido como a temperatura na qual uma mistura líquida e vapor está em equilíbrio com o vapor puro da substância. É o ponto em que a primeira bolha de vapor é formada no líquido quando este é aquecido sob pressão constante. Em outras palavras, é a temperatura na qual a pressão de vapor da substância é igual à pressão externa aplicada.

Esse ponto é importante para o dimensionamento de equipamentos que lidam com vaporização e evaporação, como caldeiras e evaporadores. Também é utilizado em processos de destilação para separação de misturas líquidas. É possível determinar o ponto de bolha de uma substância através de tabelas termodinâmicas ou de gráficos de pressão x temperatura.

Ponto de Orvalho

O ponto de orvalho é definido como a temperatura na qual o vapor de uma mistura de substâncias começa a se condensar quando resfriado sob pressão constante. É o ponto em que a primeira gota de líquido é formada quando o vapor é resfriado. Em outras palavras, é a temperatura na qual a pressão de vapor da substância é igual à pressão externa aplicada.

Esse ponto é importante para o dimensionamento de equipamentos que lidam com condensação, como condensadores e torres de resfriamento. Também é utilizado em processos de secagem para determinar a umidade do ar necessário para que ocorra a condensação dos vapores de água presentes em um produto.

Diferenças entre Ponto de Bolha e Ponto de Orvalho

Embora pareçam semelhantes, o ponto de bolha e o ponto de orvalho apresentam diferenças importantes. A principal diferença entre eles é a direção do processo termodinâmico.

For more information, please click the button below.

No ponto de bolha, o processo ocorre a partir da fase líquida, onde a substância é aquecida até a formação do primeiro vapor. Já no ponto de orvalho, o processo ocorre a partir da fase gasosa, onde o vapor é resfriado até a formação da primeira gota de líquido.

Outra diferença importante é que, no ponto de bolha, a pressão de vapor da substância é igual à pressão externa aplicada, enquanto que no ponto de orvalho, a pressão de vapor da substância é igual à pressão parcial de vapor da substância na mistura.

Exemplo de Aplicação

Um exemplo de aplicação dos conceitos de ponto de bolha e ponto de orvalho é o processo de destilação fracionada de uma mistura binária de etanol e água. Nesse processo, a mistura é aquecida em um balão de destilação e os vapores são condensados em um condensador. A condensação dos vapores ocorre em uma coluna de destilação, onde há uma série de bandejas com orifícios que permitem a passagem dos vapores.

Os vapores que passam pelas bandejas são resfriados e condensados, formando um líquido que é recolhido em um recipiente. À medida que o líquido é recolhido, a concentração de etanol na mistura diminui e a concentração de água aumenta. O ponto em que a concentração de etanol atinge um valor mínimo é o ponto de bolha da mistura, e o ponto em que a concentração de água atinge um valor máximo é o ponto de orvalho da mistura.

Com base nos valores dos pontos de bolha e de orvalho, é possível determinar as temperaturas e pressões necessárias para a separação eficiente da mistura.

Conclusão

O ponto de bolha e o ponto de orvalho são grandezas termodinâmicas importantes para o entendimento de processos de vaporização, condensação e evaporação de substâncias. Esses pontos são utilizados em diversas aplicações, desde processos industriais até fenômenos naturais. É importante destacar que, embora pareçam semelhantes, o ponto de bolha e o ponto de orvalho apresentam diferenças importantes em relação à direção do processo termodinâmico e à pressão parcial de vapor da substância na mistura.

FAQs

1. Qual é a relação entre o ponto de bolha e o ponto de orvalho?

O ponto de bolha e o ponto de orvalho estão relacionados à pressão de vapor da substância em uma mistura líquida e vapor. O ponto de bolha é a temperatura na qual a pressão de vapor da substância é igual à pressão externa aplicada, enquanto que o ponto de orvalho é a temperatura na qual a pressão de vapor da substância é igual à pressão parcial de vapor da substância na mistura.

2. Como são determinados os valores de ponto de bolha e ponto de orvalho?

Os valores de ponto de bolha e ponto de orvalho podem ser determinados experimentalmente, através de testes em laboratório, ou através de tabelas termodinâmicas ou gráficos de pressão x temperatura.

3. Qual é a importância dos pontos de bolha e orvalho em processos industriais?

Os pontos de bolha e orvalho são importantes no dimensionamento de equipamentos que lidam com vaporização, evaporação e condensação de substâncias, como caldeiras, evaporadores, condensadores e torres de resfriamento. Esses pontos também são utilizados em processos de separação de misturas líquidas e na determinação da umidade do ar necessário para a secagem de produtos.

Related video of ponto de bolha e orvalho

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait