Poemas Sobre O Dia Da Consciência Negra

Reza December 5, 2022
Dia da Consciência Negra

O que é o Dia da Consciência Negra?

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil. A data foi escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que lutou contra a escravidão no Brasil durante o século XVII. O objetivo do Dia da Consciência Negra é promover a reflexão sobre a importância da cultura e da contribuição dos negros para a sociedade brasileira, além de combater o racismo e a discriminação racial.

Poemas sobre o Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é uma data importante para celebrar a cultura e a história do povo negro no Brasil. Para isso, muitos poetas escrevem poemas sobre o tema, destacando a importância da igualdade racial e da luta contra o preconceito. Abaixo, destacamos alguns desses poemas.

“Negra” – Carolina Maria de Jesus

Negra, cabelo duro, nariz achatado, Tem cor de luto o seu passado. Seus filhos são tristes e têm olheiras. Sua casa é pobre, mas é asseada. Negra, labuta, sofre e cala, Negra, apanha, sangra e não fala. Negra, ser escravo não é ter cor, É ter um coração que não tem amor.

“Preto” – Solano Trindade

Preto é o céu da noite, O corvo que sobrevoa, O carvão que dá vida, A estrada que se percorre. Preto é a luta dos povos, A voz que ecoa nas ruas, A dança que anima a festa, A saudade que nos une. Preto é a cor da vida, A beleza que nos encanta, A força que nos move, A liberdade que nos canta.

“Luz Negra” – Nelson Cavaquinho

Luz negra, que me ilumina, Ilumina o meu caminho, Pois preciso de carinho, E de força pra lutar. Luz negra, que me acompanha, Nas noites escuras da vida, Me dá força e me convida, A seguir em frente sem parar. Luz negra, que me guia, No meio da escuridão, Me mostra a direção, E me dá a paz que eu preciso.

Conclusão

Os poemas sobre o Dia da Consciência Negra são uma forma de celebrar a cultura e a história do povo negro no Brasil, além de destacar a importância da luta contra o racismo e a discriminação racial. Esses poemas transmitem mensagens de força, coragem e esperança, mostrando que a igualdade racial é possível e necessária em nossa sociedade.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Quem foi Zumbi dos Palmares?

Zumbi dos Palmares foi um líder quilombola que lutou contra a escravidão no Brasil durante o século XVII. Ele liderou o Quilombo dos Palmares, que era uma comunidade de escravos fugitivos que se estabeleceu em uma região de difícil acesso em Alagoas. Zumbi se destacou pela sua coragem e liderança, sendo considerado um símbolo da resistência negra no Brasil.

2. Qual é a importância do Dia da Consciência Negra?

O Dia da Consciência Negra é importante porque promove a reflexão sobre a importância da cultura e da contribuição dos negros para a sociedade brasileira, além de combater o racismo e a discriminação racial. A data também homenageia Zumbi dos Palmares, um líder quilombola que lutou contra a escravidão no Brasil, e destaca a importância da luta pela igualdade racial em nosso país.

3. Como os poemas podem contribuir para a luta contra o racismo?

Os poemas sobre o Dia da Consciência Negra podem contribuir para a luta contra o racismo ao transmitir mensagens de força, coragem e esperança, mostrando que a igualdade racial é possível e necessária em nossa sociedade. Além disso, esses poemas podem ajudar a sensibilizar as pessoas sobre a importância da cultura e da contribuição dos negros para a sociedade brasileira, promovendo a reflexão sobre o tema e incentivando a luta contra o preconceito.

Related video of poemas sobre o dia da consciência negra

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait