Poema Dia Da Árvore 21 De Setembro

Reza May 28, 2022
Educando Baixinhos Alguns textos e poesias sobre o dia da árvore

O Dia da Árvore é comemorado no dia 21 de setembro no Brasil e é uma data importante para conscientizar as pessoas sobre a importância das árvores para o meio ambiente e para a qualidade de vida das pessoas. Neste dia, muitas escolas e instituições promovem atividades para celebrar esta data e sensibilizar as pessoas sobre a importância de preservar as árvores.

Poema sobre o Dia da Árvore

Para celebrar esta data, nada melhor do que um poema que expresse o valor das árvores e a sua importância para o planeta. Segue abaixo um poema sobre o Dia da Árvore:

Árvore Sagrada

Árvore sagrada,
Que se ergue na terra
Com a força da vida
Que emana da semente
E cresce em direção ao sol.

Árvore sagrada,
Que abriga em seus galhos
Os pássaros, os ninhos,
Os frutos, as flores,
Que alimentam a vida.

Árvore sagrada,
Que purifica o ar,
Que protege o solo,
Que equilibra o clima,
Que é fonte de energia.

Árvore sagrada,
Que é um ser vivo
Que merece respeito,
Que precisa de cuidado,
Que é a vida que pulsa.

For more information, please click the button below.

Árvore sagrada,
Que é a nossa fonte
De sombra, de beleza,
De paz, de harmonia,
Que é a nossa mãe terra.

Por isso, no Dia da Árvore,
Celebremos esta dádiva
Que a natureza nos oferece
E cuidemos com carinho
Da árvore sagrada.

Importância do Dia da Árvore

O Dia da Árvore é importante porque chama a atenção para a importância das árvores para a vida no planeta. As árvores são fundamentais para o equilíbrio do clima, para a purificação do ar, para a proteção do solo e para a manutenção da biodiversidade. Além disso, as árvores são fonte de alimento, de matéria-prima, de medicamentos e de energia renovável.

Porém, as árvores estão ameaçadas pela ação humana, que desmata florestas, polui o ar e o solo, e contribui para o aquecimento global. Por isso, é importante que as pessoas saibam da importância das árvores e se engajem na sua preservação.

Como comemorar o Dia da Árvore

O Dia da Árvore pode ser comemorado de várias formas, como por exemplo:

  • Plantando uma árvore;
  • Cuidando de uma árvore já existente;
  • Promovendo atividades de educação ambiental sobre a importância das árvores para as crianças;
  • Fazendo um piquenique embaixo de uma árvore;
  • Fazendo uma caminhada em uma área verde;
  • Fazendo artesanato com materiais naturais, como por exemplo, folhas secas, galhos e sementes.

O importante é que estas atividades sejam feitas com consciência ambiental, ou seja, sem prejudicar as árvores nem o meio ambiente.

Conclusão

O Dia da Árvore é uma data importante para lembrar a todos da importância das árvores para o planeta e para a vida das pessoas. Devemos valorizar e preservar as árvores, pois elas são essenciais para o equilíbrio ecológico e para a qualidade de vida das pessoas. Com pequenas ações, como plantar uma árvore ou cuidar de uma já existente, podemos contribuir para um mundo mais sustentável e mais saudável.

FAQs (Perguntas Frequentes)

1. Qual é a origem do Dia da Árvore?

O Dia da Árvore foi criado nos Estados Unidos em 1872 pelo presidente norte-americano Theodore Roosevelt, que criou a primeira reserva florestal do país. No Brasil, o Dia da Árvore foi instituído em 1965, pelo Decreto Federal nº 55.795.

2. Qual é a árvore símbolo do Brasil?

A árvore símbolo do Brasil é o pau-brasil (Paubrasilia echinata), uma árvore nativa da Mata Atlântica que foi muito explorada no passado pela sua madeira nobre. Atualmente, o pau-brasil é uma espécie ameaçada de extinção.

3. Como as árvores ajudam a combater as mudanças climáticas?

As árvores ajudam a combater as mudanças climáticas absorvendo o carbono da atmosfera e armazenando-o em sua biomassa e no solo. Além disso, as árvores ajudam a regular o clima e a evitar a erosão do solo, o que é importante para a manutenção da biodiversidade e para a qualidade de vida das pessoas.

Related video of poema dia da arvore 21 de setembro

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait