Poema De Gratidão De Cora Coralina

Reza February 17, 2022
Gratidão Cora Coralina! Citações, Mensagens, Cora coralina

Introdução

Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, foi uma das mais importantes escritoras brasileiras do século XX. Nascida em 1889 em Goiás, Cora Coralina publicou seu primeiro livro de poesia apenas aos 75 anos de idade. Sua obra é marcada pela simplicidade e pela sensibilidade, abordando temas como a vida no interior do Brasil, a natureza, a infância e a velhice. Um dos poemas mais conhecidos de Cora Coralina é o “Poema de Gratidão”, escrito em homenagem à cidade de Goiás, onde a escritora viveu a maior parte de sua vida. Neste poema, Cora Coralina expressa sua gratidão pela cidade que a acolheu e pela vida que teve.

O poema

Minha gratidão é a luz da manhã, o pão de cada dia, o meu verso de paz e de nenhuma angústia.

A cidade que habito é pequena, mas tem tudo que preciso para viver: a lua, as estrelas, o rio que passa, o canto dos pássaros ao amanhecer.

A cidade que habito é simples, mas tem tudo que preciso para ser feliz: um pedaço de chão para plantar, um livro para ler, um amigo para conversar.

E assim, a cada dia, eu agradeço a Deus por esta vida, por esta cidade, por este amor que sinto em meu coração.

Análise

O “Poema de Gratidão” de Cora Coralina é um exemplo da simplicidade e da sensibilidade presentes em sua obra. Através de imagens simples, a escritora expressa sua gratidão pela vida que tem e pela cidade que a acolheu. Cora Coralina valoriza a simplicidade da cidade em que vive, destacando a beleza da natureza que a rodeia e a importância dos relacionamentos interpessoais. Ela não precisa de luxo ou riqueza para ser feliz, apenas de coisas simples como um pedaço de chão para plantar, um livro para ler e um amigo para conversar. O poema também revela a religiosidade de Cora Coralina, que agradece a Deus por tudo o que tem em sua vida. A escritora acredita que a gratidão é a luz da manhã, ou seja, algo que nos ilumina e nos faz sentir bem.

For more information, please click the button below.

Conclusão

O “Poema de Gratidão” de Cora Coralina é uma bela homenagem à cidade em que a escritora viveu a maior parte de sua vida. Através de imagens simples e sensíveis, ela expressa sua gratidão pela vida que tem e pela cidade que a acolheu. O poema é um exemplo da simplicidade e da sensibilidade presentes em toda a obra de Cora Coralina.

FAQs

1. Quem foi Cora Coralina?

Cora Coralina foi uma das mais importantes escritoras brasileiras do século XX. Nascida em 1889 em Goiás, Cora Coralina publicou seu primeiro livro de poesia apenas aos 75 anos de idade. Sua obra é marcada pela simplicidade e pela sensibilidade, abordando temas como a vida no interior do Brasil, a natureza, a infância e a velhice.

2. Qual é o tema do “Poema de Gratidão”?

O “Poema de Gratidão” de Cora Coralina é um exemplo da simplicidade e da sensibilidade presentes em sua obra. Através de imagens simples, a escritora expressa sua gratidão pela vida que tem e pela cidade que a acolheu.

3. Qual é a importância de Cora Coralina para a literatura brasileira?

Cora Coralina é uma das mais importantes escritoras brasileiras do século XX. Sua obra é marcada pela simplicidade e pela sensibilidade, abordando temas como a vida no interior do Brasil, a natureza, a infância e a velhice. Cora Coralina é um exemplo de como a literatura pode retratar as coisas simples da vida de forma bela e emocionante.

Related video of poema de gratidão cora coralina

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait