Poema De Aniversário Clarice Lispector

Reza September 29, 2021
Poema De Aniversário Clarice Lispector Labrego

Clarice Lispector é uma das escritoras mais importantes da literatura brasileira. Nascida na Ucrânia em 1920, ela chegou ao Brasil ainda criança e se naturalizou brasileira. Sua obra é marcada por uma linguagem poética e filosófica, que aborda temas como identidade, existência, amor e morte. Em 10 de dezembro de 2020, a escritora completaria 100 anos, e em homenagem a ela, muitos poetas escreveram poesias em sua homenagem.

Clarice Lispector: vida e obra

Clarice Lispector nasceu na cidade de Chechelnyk, na Ucrânia, em 10 de dezembro de 1920. Em 1922, sua família emigrou para o Brasil e se instalou no Recife. Em 1937, Clarice se mudou para o Rio de Janeiro, onde estudou direito e começou a trabalhar como jornalista.

Em 1943, ela publicou seu primeiro livro, “Perto do Coração Selvagem”, que foi muito elogiado pela crítica e lhe rendeu o prêmio Graça Aranha. A partir daí, ela se dedicou inteiramente à literatura, publicando livros como “O Lustre”, “A Paixão Segundo G.H.” e “A Hora da Estrela”.

A obra de Clarice Lispector é marcada por uma linguagem poética e filosófica, que busca explorar as questões mais profundas da existência humana. Seus personagens são muitas vezes introspectivos e solitários, e sua obra é marcada por uma forte presença do subjetivismo e da filosofia. Alguns críticos a consideram uma das precursoras do movimento literário conhecido como “novo romance”.

Poema de aniversário Clarice Lispector

Muitos poetas e admiradores de Clarice Lispector escreveram poesias em sua homenagem por ocasião de seu centenário. Um desses poemas é o seguinte:

Saudade é como um rio

Saudade é como um rio
que corre para o mar do esquecimento
e leva consigo os dias que não voltam mais
os amores que ficaram pelo caminho
e as lembranças que se desfazem
como as ondas que se quebram na praia.

For more information, please click the button below.

Clarice, saudade é também
a sua ausência que nos faz falta
e nos faz lembrar do que já passou
do que já se foi e não volta mais.

Mas a sua obra é como um farol
que ilumina as nossas noites mais escuras
e nos guia para as margens do infinito.

Clarice, você nos ensinou
a olhar para o mundo com olhos novos
e a ver a beleza no que é simples
e profundo como a vida.

Por isso, comemoramos hoje
os seus cem anos de vida e de poesia
e agradecemos por tudo o que você nos deixou
de amor, de luz e de sabedoria.

Conclusão

Clarice Lispector foi uma das escritoras mais importantes da literatura brasileira, e sua obra poética e filosófica continua a inspirar muitos leitores e escritores até hoje. Em seu centenário, muitos poetas escreveram poesias em sua homenagem, como forma de agradecer e celebrar a sua contribuição para a literatura e para a cultura brasileira.

FAQs

1. Qual foi o livro mais famoso de Clarice Lispector?

O livro mais famoso de Clarice Lispector é “A Hora da Estrela”, publicado em 1977. O livro conta a história de Macabéa, uma imigrante nordestina que vive na cidade do Rio de Janeiro e trabalha como datilógrafa. A obra é marcada por uma linguagem poética e filosófica, e aborda temas como a identidade, a solidão e a morte.

2. Quais foram os prêmios recebidos por Clarice Lispector?

Clarice Lispector recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, entre eles o prêmio Graça Aranha, pelo livro “Perto do Coração Selvagem”, e o prêmio Jabuti, pelo livro “A Hora da Estrela”. Ela também foi eleita para a Academia Brasileira de Letras em 1977, tornando-se a primeira mulher a ocupar uma cadeira na instituição.

3. Qual é a importância da obra de Clarice Lispector para a literatura brasileira?

A obra de Clarice Lispector é considerada uma das mais importantes da literatura brasileira, por sua originalidade e sua linguagem poética e filosófica. Ela é responsável por renovar a literatura brasileira, abrindo caminho para novos escritores e novas formas de escrever. Sua obra tem influenciado muitos escritores brasileiros e estrangeiros, e continua a ser estudada e admirada até hoje.

Related video of poema de aniversário clarice lispector

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait