Poema "As Borboletas" Com Interpretação

Reza November 27, 2022
COISINHAS DA TIA POLI "As borboletas", de Vinícius de Moraes

Introdução

O poema “As Borboletas” foi escrito por Vinicius de Moraes em 1959, e faz parte do livro “Livro de Sonetos”. Esse poema é um dos mais conhecidos do autor e é frequentemente utilizado em escolas como material didático para estudos literários. O objetivo deste texto é apresentar uma interpretação do poema, analisando os elementos que compõem a sua estrutura e o seu significado.

Análise do Poema

Texto do Poema

As borboletas Vinicius de Moraes As borboletas são flores que voam, e que a gente não pode colher. Assim como as flores, as borboletas são livres.

Estrutura do Poema

O poema “As Borboletas” é composto por duas estrofes, sendo a primeira com três versos e a segunda com apenas um. A primeira estrofe apresenta uma comparação entre borboletas e flores, enquanto a segunda estrofe afirma a liberdade das borboletas.

Interpretação do Poema

O poema “As Borboletas” é uma metáfora sobre a liberdade. Na primeira estrofe, o autor compara as borboletas com flores que voam, destacando a beleza e a delicadeza desses seres. No entanto, ele afirma que não podemos colher as borboletas, assim como não podemos prender a liberdade. As borboletas são livres, assim como as flores, e devem ser apreciadas em seu habitat natural. Na segunda estrofe, o autor reforça a ideia da liberdade das borboletas. Ele afirma que esses seres são livres, e que não devemos tentar aprisioná-los. A liberdade é um valor fundamental, e devemos respeitar a liberdade dos outros, assim como a liberdade das borboletas.

Conclusão

O poema “As Borboletas” é uma bela metáfora sobre a liberdade. O autor utiliza a comparação entre borboletas e flores para destacar a beleza e a delicadeza desses seres, e afirma que devemos respeitar a sua liberdade. A liberdade é um valor fundamental que deve ser preservado, e o poema de Vinicius de Moraes nos lembra disso de forma poética e delicada.

FAQs

1. Qual é a mensagem principal do poema “As Borboletas”?

A mensagem principal do poema é que devemos respeitar a liberdade, tanto das borboletas quanto das pessoas. As borboletas são livres e devem ser apreciadas em seu habitat natural, assim como as pessoas devem ter a liberdade de escolher o seu próprio caminho na vida.

For more information, please click the button below.

2. Por que o poema “As Borboletas” é considerado uma metáfora sobre a liberdade?

O poema é considerado uma metáfora sobre a liberdade porque o autor utiliza a comparação entre borboletas e flores para destacar a beleza e a delicadeza desses seres, e afirma que devemos respeitar a sua liberdade. As borboletas são livres e devem ser apreciadas em seu habitat natural, assim como as pessoas devem ter a liberdade de escolher o seu próprio caminho na vida.

3. Qual é a importância do poema “As Borboletas” para a literatura brasileira?

O poema “As Borboletas” é considerado um dos mais importantes de Vinicius de Moraes e da literatura brasileira. Ele é frequentemente utilizado em escolas como material didático para estudos literários, e é uma bela metáfora sobre a liberdade. O poema destaca a importância da liberdade em nossas vidas, e nos lembra que devemos respeitar a liberdade dos outros.

Related video of poema as borboletas com interpretação

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait