Podemos Definir O Feudalismo Do Ponto De Vista Econômico

Reza November 23, 2021
Infografía Del Feudalismo. Feudalismo Economias

O feudalismo foi um sistema político, social e econômico que predominou na Europa Ocidental, entre os séculos IX e XIII. Nesse período, a economia era baseada na agricultura e na criação de animais, em que a terra era a principal fonte de riqueza. O sistema feudal surgiu a partir da necessidade de se proteger das invasões bárbaras e da falta de segurança, em que os senhores feudais se tornaram responsáveis pela defesa do território e pela proteção de seus súditos.

Definição de feudalismo

O feudalismo é um sistema político e social que se desenvolveu na Europa Ocidental durante a Idade Média. Esse sistema foi caracterizado pela divisão da sociedade em três classes: a nobreza, o clero e os servos. A nobreza era composta pelos senhores feudais, que detinham o poder político e econômico. O clero era formado pelos membros da Igreja Católica, que exerciam grande influência na sociedade medieval. Os servos eram os camponeses que trabalhavam nas terras dos senhores feudais.

A economia feudal

A economia feudal era baseada na agricultura e na criação de animais. Os senhores feudais detinham a maior parte das terras, que eram cultivadas pelos servos. Os servos eram obrigados a pagar tributos aos senhores feudais em troca do direito de cultivar as terras. Além disso, os servos eram obrigados a prestar serviços aos senhores feudais, como trabalhar nas terras do senhor feudal, participar de guerras e prestar serviços domésticos.

A economia feudal era uma economia de subsistência, ou seja, a produção era destinada ao consumo próprio, e não para a venda no mercado. A produção era limitada, e a maioria das pessoas vivia em condições precárias. As trocas comerciais eram reduzidas, e a moeda era pouco utilizada. As relações comerciais eram estabelecidas através do escambo, em que as mercadorias eram trocadas por outras mercadorias.

A organização social feudal

A organização social feudal era baseada na relação de vassalagem, em que os senhores feudais detinham o poder político e econômico. Os servos eram obrigados a prestar serviços aos senhores feudais em troca da proteção e do direito de cultivar as terras.

A nobreza era a classe dominante, que detinha o poder político e econômico. Os senhores feudais eram os líderes locais, que exerciam o poder sobre os servos e os vassalos. O clero era a classe religiosa, que exercia grande influência na sociedade medieval. O clero era responsável pela manutenção da fé católica e pela educação dos filhos da nobreza.

For more information, please click the button below.

Os servos eram a classe mais baixa da sociedade feudal. Eles eram obrigados a trabalhar nas terras dos senhores feudais e a pagar tributos em troca do direito de cultivar as terras. Os servos não tinham liberdade, e eram considerados propriedade dos senhores feudais.

Conclusão

O feudalismo foi um sistema político, social e econômico que predominou na Europa Ocidental durante a Idade Média. A economia feudal era baseada na agricultura e na criação de animais, em que a terra era a principal fonte de riqueza. A organização social feudal era baseada na relação de vassalagem, em que os senhores feudais detinham o poder político e econômico.

FAQs

1. Quais foram as principais características do feudalismo?

O feudalismo foi caracterizado pela divisão da sociedade em três classes: a nobreza, o clero e os servos. A economia era baseada na agricultura e na criação de animais, em que a terra era a principal fonte de riqueza. A organização social feudal era baseada na relação de vassalagem, em que os senhores feudais detinham o poder político e econômico.

2. Como funcionava a economia feudal?

A economia feudal era baseada na agricultura e na criação de animais. Os senhores feudais detinham a maior parte das terras, que eram cultivadas pelos servos. Os servos eram obrigados a pagar tributos aos senhores feudais em troca do direito de cultivar as terras.

3. Como era a organização social feudal?

A organização social feudal era baseada na relação de vassalagem, em que os senhores feudais detinham o poder político e econômico. A nobreza era a classe dominante, que detinha o poder político e econômico. Os servos eram a classe mais baixa da sociedade feudal.

Related video of podemos definir o feudalismo do ponto de vista econômico

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait