Pode Rasurar Na Redação Do Enem?

Reza July 26, 2022
Rasura na redação do Enem como fazer sem se prejudicar?

A redação do Enem é uma das etapas mais importantes do exame, pois tem um peso significativo na nota final dos candidatos. Por isso, é comum que surjam dúvidas sobre o que pode ou não ser feito durante a realização desse texto. Uma das principais perguntas que os estudantes fazem é: pode rasurar na redação do Enem?

O que é a redação do Enem?

A redação do Enem é uma prova dissertativa-argumentativa em que o candidato deve desenvolver um texto a partir de um tema proposto pela organização do exame. O objetivo é avaliar a capacidade do estudante de argumentar, apresentar ideias de forma clara e coerente, além de demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.

O que é uma rasura?

Rasura é o ato de riscar ou apagar algo que foi escrito em uma folha de papel, deixando evidências de que algo foi alterado no texto original.

Pode rasurar na redação do Enem?

Não é recomendável que o candidato rasura a redação do Enem, pois isso pode prejudicar a avaliação do texto. Rasuras podem dificultar a leitura e interpretação do que foi escrito, além de passar a impressão de desorganização e falta de cuidado com o próprio trabalho.

De acordo com as orientações do Enem, o candidato deve fazer a redação com caneta esferográfica de tinta preta, e não há possibilidade de correção de textos riscados ou com sinais de rasura.

No entanto, se o candidato perceber algum erro após ter escrito uma palavra ou trecho, ele pode riscar a palavra ou trecho com um único traço e escrever a correção ao lado, sem deixar espaços em branco.

For more information, please click the button below.

Caso a rasura seja inevitável e não haja espaço suficiente para escrever a correção ao lado, o candidato deve solicitar uma nova folha de redação ao fiscal do exame e passar o texto para essa nova folha. Nesse caso, é importante que o candidato informe ao fiscal o motivo da troca de folha.

Qual é a importância de evitar rasuras na redação do Enem?

A redação do Enem é avaliada por dois corretores que atribuem notas de zero a mil pontos, levando em consideração cinco competências: domínio da norma culta da língua portuguesa, compreensão da proposta de redação, desenvolvimento do tema, defesa de ideias e elaboração de uma proposta de intervenção para o problema abordado.

Para avaliar o texto, os corretores utilizam uma matriz de correção que leva em consideração diversos aspectos, como coesão textual, coerência argumentativa, qualidade da argumentação, entre outros.

As rasuras podem dificultar a leitura e a compreensão do texto, prejudicando a avaliação do candidato. Os corretores podem ter dificuldades para entender o que foi escrito e isso pode afetar a nota final da redação.

Conclusão

Em resumo, é importante que o candidato evite ao máximo rasuras na redação do Enem. Caso ocorra alguma alteração no texto, o ideal é fazer a correção com um único traço e escrever a correção ao lado, sem deixar espaços em branco. Se a rasura for inevitável, é recomendável solicitar uma nova folha de redação ao fiscal do exame.

FAQs

1. A rasura pode zerar a redação do Enem?

Não necessariamente. As rasuras podem prejudicar a avaliação do texto, mas não são o único critério levado em consideração pelos corretores. A redação é avaliada de acordo com uma matriz de correção que leva em consideração diversos aspectos, como coesão textual, coerência argumentativa, qualidade da argumentação, entre outros.

2. Posso usar corretivo na redação do Enem?

Não. De acordo com as orientações do Enem, a redação deve ser feita com caneta esferográfica de tinta preta. Não é permitido o uso de corretivo ou de qualquer outro material que possa prejudicar a leitura e compreensão do texto.

3. Se eu trocar de folha de redação, como faço para numerar as páginas?

Se o candidato precisar trocar de folha de redação, ele deve informar ao fiscal do exame o motivo da troca e solicitar uma nova folha. Ao passar o texto para a nova folha, o candidato deve numerar as páginas de forma sequencial, colocando o número no canto superior direito de cada página.

Related video of pode rasurar na redação do enem

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait