Pesquise E Registre Em Seu Caderno O Significado Dos Termos

Reza January 9, 2023
retome a leitura do texto, grifando os termos que você desconhece ou

Introdução

Este exercício tem como objetivo fazer com que você busque o significado de diferentes termos e os registre em seu caderno. Isso é importante para ampliar o seu vocabulário e o seu conhecimento geral, além de ajudar a entender melhor os textos que você lê.

Termos a pesquisar

A seguir, apresentamos uma lista de termos que você deve pesquisar e registrar em seu caderno:

  1. Abstrato
  2. Ambiguidade
  3. Analogia
  4. Assíndeto
  5. Conotação
  6. Denotação
  7. Eufemismo
  8. Hiato
  9. Metáfora
  10. Metonímia
  11. Onomatopeia
  12. Oxímoro
  13. Paradoxo
  14. Paralelismo
  15. Perífrase
  16. Polissíndeto
  17. Sinestesia
  18. Sinonímia
  19. Zeugma

Significado dos Termos

A seguir, apresentamos o significado dos termos da lista:

1. Abstrato

Abstrato é um termo usado para descrever algo que não é concreto, ou seja, não pode ser tocado ou visto, mas que existe apenas na mente das pessoas. Por exemplo, amor, felicidade, justiça, liberdade são conceitos abstratos.

2. Ambiguidade

Ambiguidade é um termo usado para descrever a qualidade de uma frase que pode ter mais de um significado, ou seja, que pode ser interpretada de diferentes maneiras. Por exemplo, a frase “Vi o homem com a luneta” pode ser interpretada de duas maneiras: eu vi o homem que estava com a luneta ou eu vi o homem usando a luneta.

3. Analogia

Analogia é um termo usado para descrever uma comparação entre duas coisas diferentes, com o objetivo de ilustrar um ponto ou explicar uma ideia. Por exemplo, dizer que a mente é como um computador é uma analogia que ajuda a entender como funciona o processo de pensamento.

For more information, please click the button below.

4. Assíndeto

Assíndeto é um termo usado para descrever a omissão de conjunções entre palavras ou frases que poderiam ser unidas por elas. Por exemplo, a frase “Vim, vi, venci” é um exemplo de assíndeto, pois poderia ser escrita como “Vim, vi e venci”.

5. Conotação

Conotação é um termo usado para descrever o significado implícito de uma palavra, além do seu significado literal. Por exemplo, a palavra “rosa” pode ter uma conotação positiva, associada a amor e beleza, ou negativa, associada a espinhos e dor.

6. Denotação

Denotação é um termo usado para descrever o significado literal de uma palavra, ou seja, o seu significado objetivo e direto. Por exemplo, a palavra “rosa” denota uma flor com pétalas delicadas e perfumadas.

7. Eufemismo

Eufemismo é um termo usado para descrever uma expressão suave ou indireta usada no lugar de uma expressão mais forte ou direta. Por exemplo, dizer que alguém “partiu” em vez de dizer que alguém morreu é um eufemismo.

8. Hiato

Hiato é um termo usado para descrever a sequência de duas vogais em uma palavra, que devem ser pronunciadas separadamente. Por exemplo, a palavra “saída” tem um hiato entre as letras “i” e “a”.

9. Metáfora

Metáfora é um termo usado para descrever uma comparação implícita entre duas coisas diferentes, sem o uso de palavras de comparação, como “como” ou “parece”. Por exemplo, dizer que alguém tem “um coração de pedra” é uma metáfora que sugere que a pessoa é insensível.

10. Metonímia

Metonímia é um termo usado para descrever a substituição de uma palavra por outra que está relacionada, mas não é sinônima. Por exemplo, dizer que alguém “leu Shakespeare” é uma metonímia, pois a pessoa leu uma obra de Shakespeare, não o autor em si.

11. Onomatopeia

Onomatopeia é um termo usado para descrever a imitação de sons por meio de palavras. Por exemplo, as palavras “tic-tac”, “miau” e “buá” são exemplos de onomatopeias.

12. Oxímoro

Oxímoro é um termo usado para descrever uma combinação de palavras que parecem contraditórias ou opostas. Por exemplo, a expressão “doce amargo” é um oxímoro, pois doce e amargo são opostos.

13. Paradoxo

Paradoxo é um termo usado para descrever uma afirmação que parece contradizer a lógica ou o senso comum, mas que pode ter um significado mais profundo ou verdadeiro. Por exemplo, a frase “menos é mais” é um paradoxo, pois parece contradizer a ideia de que mais é melhor, mas na verdade sugere que a simplicidade pode ser mais efetiva que a complexidade.

14. Paralelismo

Paralelismo é um termo usado para descrever a repetição de estruturas gramaticais ou de ideias em duas ou mais frases ou versos. Por exemplo, a frase “Verdadeiramente, a liberdade, a justiça e a igualdade são valores pelos quais devemos lutar” é um exemplo de paralelismo, pois repete a estrutura “a (palavra), a (palavra) e a (palavra) são valores pelos quais devemos lutar”.

15. Perífrase

Perífrase é um termo usado para descrever a expressão de uma ideia por meio de várias palavras, em vez de uma única palavra. Por exemplo, dizer que alguém é “o homem mais poderoso do mundo” é uma perífrase para se referir ao presidente dos Estados Unidos.

16. Polissíndeto

Polissíndeto é um termo usado para descrever a repetição de conjunções em uma frase ou verso, com o objetivo de enfatizar uma ideia ou criar um efeito rítmico. Por exemplo, a frase “Eu amo e respeito e admiro você” é um exemplo de polissíndeto, pois repete a conjunção “e” várias vezes.

17. Sinestesia

Sinestesia é um termo usado para descrever a mistura de diferentes sensações em uma descrição, como se uma sensação pudesse ser sentida por meio de outra. Por exemplo, a frase “o som do violino era doce” é uma sinestesia, pois mistura a sensação doce, que é geralmente associada ao paladar, com o som, que é uma sensação auditiva.

18. Sinonímia

Sinonímia é um termo usado para descrever a relação entre palavras que têm significados semelhantes, ou seja, são sinônimas. Por exemplo, as palavras “bonito” e “belo” são sinônimas, pois têm significados semelhantes.

19. Zeugma

Zeugma é um termo usado para descrever a omissão de um termo que já foi mencionado anteriormente na frase, mas que é pressuposto

Related video of pesquise e registre em seu caderno o significado dos termos

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait