Personagens Do Folclore Para Imprimir

Reza August 3, 2021
Dani Educar personagens do folclore

O folclore brasileiro é uma rica fonte de personagens e histórias que encantam crianças e adultos. Desde o Saci-Pererê até o Boitatá, são muitos os personagens que fazem parte da nossa cultura popular. E para quem quer ter esses personagens presentes em casa, uma boa opção é imprimir desenhos para colorir e montar. Neste artigo, vamos falar mais sobre os personagens do folclore para imprimir.

Quem são os personagens do folclore?

Os personagens do folclore são seres mágicos e fantásticos que fazem parte da cultura popular brasileira. Eles são transmitidos de geração em geração através de histórias contadas em rodas de conversa, festas populares e lendas. Alguns dos personagens mais conhecidos são:

Saci-Pererê

O Saci-Pererê é um pequeno ser negro de uma perna só que vive nas matas e faz travessuras. Ele é conhecido por apagar fogueiras, assustar animais e fazer tranças nos cabelos dos dorminhocos. Apesar de ser uma figura malandra, o Saci também tem um lado bom e pode ajudar as pessoas que o tratam com respeito.

Curupira

O Curupira é um ser da floresta que tem pés virados para trás e cabelos vermelhos. Ele é conhecido por proteger os animais e as plantas da mata, e castigar os caçadores que não respeitam a natureza. Dizem que quem ouve os assobios do Curupira na floresta fica perdido e não consegue mais voltar para casa.

Boitatá

O Boitatá é uma cobra de fogo que vive nas matas e assusta os viajantes noturnos. Diz a lenda que ele protege a natureza e os animais da floresta, e por isso é um ser respeitado pelos índios e pelos caboclos.

Mula Sem Cabeça

A Mula Sem Cabeça é um cavalo que se transforma em uma mula com fogo saindo pelo pescoço. Diz a lenda que ela é a alma penada de uma mulher que pecou muito em vida e foi condenada a vagar pelo mundo sem descanso. A Mula Sem Cabeça assusta as pessoas que se aproximam dela, mas não faz mal a quem não a incomoda.

For more information, please click the button below.

Como usar os desenhos dos personagens do folclore?

Os desenhos dos personagens do folclore podem ser usados de várias maneiras, como:

  • Colorir e decorar a casa ou a escola;
  • Fazer atividades lúdicas com as crianças, como jogos e quebra-cabeças;
  • Estimular a imaginação e a criatividade dos pequenos;
  • Conhecer mais sobre a cultura popular brasileira e suas histórias;
  • Criar um clima de festa junina ou de outras festas populares.

Os desenhos podem ser encontrados em livros, sites e blogs especializados em folclore e cultura popular. Eles podem ser impressos em papel sulfite ou em papel cartão, dependendo do uso que se quer fazer.

Como fazer uma festa com os personagens do folclore?

Uma festa com os personagens do folclore pode ser uma ótima maneira de conhecer mais sobre a cultura popular brasileira e de se divertir com amigos e familiares. Para fazer uma festa assim, é preciso:

  1. Escolher o tema da festa: pode ser uma festa junina, uma festa de Halloween brasileira ou uma festa temática de folclore;
  2. Decorar o espaço: use bandeirinhas coloridas, balões e objetos que remetam aos personagens do folclore, como chapéus de palha para o Saci-Pererê e lanternas para o Boitatá;
  3. Preparar a comida: nas festas juninas, as comidas típicas são indispensáveis, como pipoca, quentão, paçoca e bolo de milho. Mas também é possível criar pratos inspirados nos personagens do folclore, como uma torta de abóbora para o Curupira;
  4. Criar atividades: prepare brincadeiras e atividades que tenham a ver com o tema da festa, como corrida do saco, jogo da velha com personagens do folclore e caça ao tesouro;
  5. Vestir a caráter: aproveite a festa para se vestir como o seu personagem do folclore favorito, como usar um chapéu de palha e uma camisa xadrez para se parecer com o Saci-Pererê.

Com essas dicas, é possível criar uma festa inesquecível e divertida para todos os convidados.

Onde encontrar desenhos dos personagens do folclore para imprimir?

Os desenhos dos personagens do folclore podem ser encontrados em vários lugares, como:

  • Livros de folclore e de contos populares;
  • Sites e blogs especializados em cultura popular e folclore;
  • Páginas de colorir e atividades para crianças;
  • Lojas de artigos para festas juninas e temáticas.

Na hora de imprimir os desenhos, é importante escolher o tipo de papel que será usado, para que o resultado final fique bonito e resistente. Além disso, é possível escolher desenhos mais simples, para as crianças menores, e desenhos mais complexos, para os maiores e para os adultos.

Conclusão

Os personagens do folclore brasileiro são uma rica fonte de histórias e de cultura popular. Eles encantam crianças e adultos de todas as idades, e podem ser usados de várias maneiras, como em desenhos para colorir e em festas temáticas. Com essas dicas, é possível conhecer mais sobre esses personagens e se divertir muito com eles.

FAQs

1. Como introduzir os personagens do folclore para as crianças?

Uma boa maneira de introduzir os personagens do folclore para as crianças é contando histórias e lendas, seja em casa ou na escola. Além disso, é possível usar desenhos para colorir e outras atividades lúdicas que estimulem a imaginação e a criatividade dos pequenos.

2. Os personagens do folclore são importantes para a cultura brasileira?

Sim, os personagens do folclore são muito importantes para a cultura brasileira, pois representam nossa identidade e nossas tradições. Além disso, eles são uma fonte de inspiração para a literatura, a música e as artes em geral.

3. É possível criar novos personagens do folclore?

Sim, é possível criar novos personagens do folclore, desde que eles estejam de acordo com as características e os valores que fazem parte da cultura popular brasileira. No entanto, é importante respeitar as tradições e as histórias já existentes, para não descaracterizar o folclore.

Related video of personagens do folclore para imprimir

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait