Perita Criminal: Quantos Anos De Faculdade?

Reza August 1, 2022
QUAL GRADUAÇÃO FAZER PARA SER PERITO CRIMINAL? Gigi Barreto YouTube

A perita criminal é um profissional que atua na investigação de crimes e auxilia na produção de provas técnicas para o esclarecimento dos casos. Essa profissão exige uma formação específica, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quantos anos de faculdade são necessários para se tornar uma perita criminal. Neste artigo, vamos explicar em detalhes qual é a formação exigida para essa profissão e quantos anos de faculdade são necessários para se tornar uma perita criminal.

Qual é a formação exigida para se tornar uma perita criminal?

Para se tornar uma perita criminal, é necessário ter formação superior em uma área específica. O curso de graduação deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e deve ter uma carga horária mínima de 2.800 horas.

A Lei nº 12.030/2009, que regulamenta a profissão de perito criminal, estabelece que a formação superior exigida para essa profissão deve ser em uma das seguintes áreas:

  • Ciências Biológicas
  • Ciências Contábeis
  • Engenharia
  • Farmácia
  • Física
  • Medicina
  • Odontologia
  • Química

Além disso, é necessário que o profissional tenha registro no conselho de classe correspondente à sua formação. Por exemplo, um perito criminal formado em engenharia deve estar registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Quantos anos de faculdade são necessários para se tornar uma perita criminal?

O tempo de duração do curso de graduação varia de acordo com a área escolhida. Em geral, os cursos de graduação têm duração de 4 a 6 anos.

Para se tornar uma perita criminal, é necessário ter formação superior em uma das áreas mencionadas anteriormente e, portanto, concluir o curso de graduação correspondente.

For more information, please click the button below.

Após a conclusão do curso de graduação, é necessário fazer um concurso público para ingressar na carreira de perito criminal. Esse concurso pode ser realizado em âmbito estadual ou federal, dependendo do órgão em que o profissional deseja trabalhar.

O concurso público para perito criminal geralmente envolve uma prova objetiva, uma prova discursiva, além de testes físicos, psicológicos e investigação social.

Conclusão

A profissão de perito criminal exige uma formação específica em uma área reconhecida pelo MEC, com carga horária mínima de 2.800 horas. O curso de graduação tem duração de 4 a 6 anos, dependendo da área escolhida. Após a conclusão do curso de graduação, é necessário fazer um concurso público para ingressar na carreira de perito criminal.

FAQs

1. Quais são as principais atribuições de um perito criminal?

O perito criminal é responsável por realizar exames periciais em locais de crime, coletar e analisar vestígios, produzir laudos técnicos e auxiliar nas investigações criminais.

2. É possível se tornar perita criminal sem fazer faculdade?

Não é possível se tornar perita criminal sem ter formação superior em uma das áreas reconhecidas pelo MEC.

3. Quais são os principais órgãos que empregam peritos criminais no Brasil?

Os principais órgãos que empregam peritos criminais no Brasil são as polícias civis dos estados, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal. Além disso, há também a possibilidade de atuar como perito criminal em institutos de criminalística e laboratórios forenses.

Related video of perita criminal quantos anos de faculdade

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait