Perdoar 70 Vezes 7 Significado

Reza June 17, 2022
Série Perdão Total O Que Significa Perdoar 70 x 7? YouTube

O perdão é um dos valores mais importantes em muitas religiões e filosofias ao redor do mundo. Na tradição cristã, Jesus Cristo ensinou que devemos perdoar nossos irmãos não apenas sete vezes, mas setenta vezes sete. Mas o que significa exatamente essa frase? Neste artigo, vamos explorar o significado do perdão na Bíblia e o que Jesus quis dizer quando usou essa expressão.

Significado bíblico do perdão

O perdão é um tema recorrente na Bíblia. Desde o Antigo Testamento, Deus é retratado como um ser misericordioso que perdoa o pecado humano. No Novo Testamento, Jesus Cristo é apresentado como o Filho de Deus que veio ao mundo para salvar a humanidade e ensinar a importância do perdão.

Em várias passagens da Bíblia, somos instruídos a perdoar nossos semelhantes. Por exemplo, em Mateus 6:14-15, Jesus diz: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas”. Em outras palavras, para obtermos o perdão divino, precisamos perdoar aqueles que nos ofenderam.

Outra passagem importante sobre o perdão é encontrada em Mateus 18:21-22, onde Pedro pergunta a Jesus quantas vezes ele deve perdoar seu irmão, até sete vezes. Jesus responde: “Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete”. Essa frase é conhecida como a “parábola do servo incompassivo”.

A parábola do servo incompassivo

A parábola do servo incompassivo é contada por Jesus em Mateus 18:23-35. Ela começa com um rei que deseja acertar as contas com seus servos. Um dos servos deve ao rei uma grande quantia de dinheiro, que ele não pode pagar. O rei ordena que o servo, sua esposa e seus filhos sejam vendidos como escravos para pagar a dívida.

O servo implora ao rei por misericórdia, e o rei se compadece dele e perdoa a dívida. No entanto, o servo, assim que é perdoado, encontra um companheiro de trabalho que lhe deve uma pequena quantia de dinheiro. Ele agarra o colega e o estrangula, exigindo que seja pago imediatamente.

For more information, please click the button below.

Os outros servos vêem o que aconteceu e ficam indignados, contando ao rei o que aconteceu. O rei chama o servo incompassivo e diz: “Servo mau, perdoei-te toda aquela dívida porque me suplicaste; não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive de ti?”.

Então, o rei entrega o servo incompassivo aos torturadores até que ele pague toda a dívida. A parábola termina com Jesus dizendo: “Assim vos fará também meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas”.

Significado de “setenta vezes sete”

Quando Pedro pergunta a Jesus quantas vezes ele deve perdoar seu irmão, até sete vezes, ele provavelmente achava que estava sendo generoso. Sete era um número significativo na cultura judaica, associado à perfeição e à completude. Pedro pensava que estava sugerindo um número grande o suficiente para mostrar que ele era um bom discípulo.

No entanto, Jesus responde que não é suficiente perdoar sete vezes, mas sim setenta vezes sete. Essa expressão não deve ser interpretada literalmente, mas sim como uma maneira de dizer “inúmeras vezes”. Jesus está dizendo que não há limite para o perdão – devemos perdoar nossos irmãos sempre que eles nos ofendem, mesmo que isso aconteça muitas vezes.

Além disso, a expressão “setenta vezes sete” pode ter um significado simbólico. O número sete aparece frequentemente na Bíblia como um símbolo de perfeição. Ao multiplicar sete por dez, que é outro número simbólico na Bíblia, Jesus pode estar indicando que devemos perdoar nossos irmãos perfeitamente, sem limites.

Conclusão

O perdão é um valor fundamental na tradição cristã. A parábola do servo incompassivo e a frase “setenta vezes sete” devem nos lembrar da importância de perdoar nossos irmãos sempre que eles nos ofendem. Mesmo que isso pareça difícil, devemos lembrar que Deus nos perdoou primeiro e que, para obtermos o perdão divino, devemos perdoar também.

FAQs

O que acontece se não perdoarmos nossos irmãos?

Segundo a Bíblia, se não perdoarmos nossos irmãos, Deus também não nos perdoará. Isso significa que ficaremos distantes de Deus e não poderemos obter a salvação.

Como perdoar alguém que nos ofendeu profundamente?

Perdoar alguém que nos ofendeu profundamente pode ser difícil, mas é possível com a ajuda de Deus. Devemos orar por nossos inimigos e pedir a Deus que nos ajude a perdoá-los. Também podemos buscar aconselhamento pastoral ou psicológico para lidar com nossas emoções.

Perdoar significa esquecer?

Perdoar não significa esquecer o que nos foi feito. Significa liberar a mágoa e o ressentimento que sentimos em relação à pessoa que nos ofendeu. Podemos lembrar do que aconteceu, mas devemos escolher não deixar que isso nos afete emocionalmente ou nos impeça de continuar nosso relacionamento com a pessoa.

Related video of perdoar 70 vezes 7 significado

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait