Passe Para O Discurso Indireto

Reza August 23, 2021
7 passe as frases abaixo do discurso DIRETO para o discurso INDIRETO

O discurso indireto é uma forma de relatar o que outra pessoa disse sem citar suas palavras exatas. É comumente utilizado em textos de jornalismo, relatórios, e até mesmo em conversas informais. Para transformar um discurso direto em discurso indireto, é necessário seguir alguns passos. Neste texto, explicaremos como fazer essa transformação.

O que é discurso direto?

Antes de explicarmos como transformar um discurso direto em discurso indireto, é importante entender o que é o discurso direto. O discurso direto é a citação exata do que outra pessoa disse, utilizando as suas próprias palavras. Por exemplo:

“Eu estou cansado”, disse João.

Nesse exemplo, João disse exatamente “eu estou cansado”. O discurso direto pode ser utilizado para dar mais credibilidade à informação, já que é uma citação literal do que foi dito.

Como transformar discurso direto em discurso indireto?

Para transformar um discurso direto em discurso indireto, é necessário seguir alguns passos. Vamos utilizar o exemplo anterior:

“Eu estou cansado”, disse João.

For more information, please click the button below.

Para transformar essa frase em discurso indireto, é necessário:

  1. Retirar as aspas e a vírgula;
  2. Utilizar um verbo de elocução (disse, afirmou, explicou, etc);
  3. Mudar a pessoa gramatical e os pronomes;
  4. Adicionar conectores e outras palavras de ligação.

Utilizando esses passos, a frase ficaria da seguinte forma:

João afirmou que estava cansado.

Note que a frase agora está no discurso indireto, e não há mais aspas ou vírgula. O verbo de elocução utilizado foi “afirmou”, e a pessoa gramatical foi mudada (de “eu” para “ele”). Também foi adicionada a palavra “que” para ligar as duas partes da frase.

Exemplos de discurso direto e discurso indireto

A seguir, alguns exemplos de como transformar discurso direto em discurso indireto:

Discurso direto:

“Eu não gosto de filmes de terror”, disse Maria.

Discurso indireto:

Maria afirmou que não gosta de filmes de terror.

Discurso direto:

“Vamos ao cinema hoje?”, perguntou Pedro.

Discurso indireto:

Pedro perguntou se iriam ao cinema hoje.

Discurso direto:

“Eu vou viajar amanhã”, disse Ana.

Discurso indireto:

Ana afirmou que iria viajar no dia seguinte.

Por que utilizar o discurso indireto?

O discurso indireto pode ser utilizado por diversos motivos. Um deles é quando não se tem certeza das palavras exatas que foram ditas, mas se quer relatar o que foi falado de forma geral. Outro motivo é quando se quer evitar o uso excessivo de aspas, que podem tornar o texto confuso ou poluído visualmente.

O discurso indireto também pode ser uma forma de dar mais clareza e objetividade ao texto, já que as palavras são escolhidas de forma mais cuidadosa e a estrutura da frase é mais clara e organizada.

Conclusão

Transformar um discurso direto em discurso indireto pode parecer uma tarefa complicada, mas seguindo alguns passos simples é possível fazer essa transformação de forma eficiente. O discurso indireto é uma ferramenta útil para relatar o que outra pessoa disse de forma clara e objetiva, sem a necessidade de utilizar aspas ou citações exatas.

FAQs

1. O discurso indireto é sempre utilizado em textos formais?

Não, o discurso indireto pode ser utilizado em textos formais e informais. Depende do contexto e do objetivo do texto.

2. É possível utilizar o discurso indireto em conversas informais?

Sim, o discurso indireto pode ser utilizado em conversas informais para relatar o que outra pessoa disse de forma clara e objetiva, sem a necessidade de utilizar aspas ou citações exatas.

3. Qual é a diferença entre discurso direto e discurso indireto?

O discurso direto é a citação exata do que outra pessoa disse, utilizando as suas próprias palavras. Já o discurso indireto é uma forma de relatar o que outra pessoa disse sem citar suas palavras exatas, utilizando um verbo de elocução e mudando a pessoa gramatical e os pronomes.

Related video of passe para o discurso indireto

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait