Passagem Bíblica Sobre Arco-Íris

Reza November 6, 2021
“Quando eu cobrir de nuvens o céu e aparecer o arcoíris, então eu

A passagem bíblica sobre o arco-íris é encontrada no livro de Gênesis, capítulo 9, versículos de 12 a 17. É um trecho que traz uma promessa de Deus após o Dilúvio, quando Noé e sua família foram salvos na arca.

Gênesis 9:12-17

12 E disse Deus: Este é o sinal da aliança que faço entre mim e vós e entre todos os seres vivos que estão convosco, para todas as gerações: 13 Porei nas nuvens o meu arco, que será por sinal da aliança entre mim e a terra. 14 E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens. 15 Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós e entre todos os seres vivos de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio, para destruir toda a carne. 16 Estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar da aliança eterna entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne que está sobre a terra. 17 Disse, pois, Deus a Noé: Este é o sinal da aliança que tenho estabelecido entre mim e toda a carne que está sobre a terra.

Significado do Arco-Íris na Bíblia

O arco-íris é um sinal da aliança que Deus estabeleceu com Noé e com toda a humanidade. É um símbolo de esperança e de uma promessa divina de que nunca mais haveria um dilúvio para destruir toda a vida na terra.

Na época de Noé, a humanidade havia se corrompido e se afastado de Deus. O dilúvio foi uma forma de Deus limpar a terra e começar de novo. No entanto, Ele não queria destruir toda a humanidade e por isso salvou Noé e sua família na arca. Após o dilúvio, Deus estabeleceu uma aliança com Noé e com toda a terra, prometendo que nunca mais destruiria toda a vida com um dilúvio novamente.

O arco-íris é um sinal dessa aliança e uma lembrança para Deus de sua promessa de nunca mais destruir a terra com um dilúvio. É também um lembrete para a humanidade de que Deus é um Deus de amor, bondade e misericórdia.

Interpretações do Arco-Íris na Bíblia

O arco-íris tem sido interpretado de diferentes maneiras dentro da tradição cristã. Aqui estão algumas das interpretações mais comuns:

For more information, please click the button below.

1. Símbolo da Graça de Deus

Algumas interpretações do arco-íris o veem como um símbolo da graça de Deus. Assim como o arco-íris é uma promessa de que Deus nunca mais destruiria a terra com um dilúvio, a graça de Deus é uma promessa de que Ele nunca mais nos destruirá por causa de nossos pecados. Deus nos oferece graça e perdão, não importa o quão longe possamos ter nos afastado dele.

2. Símbolo da Diversidade

O arco-íris também pode ser interpretado como um símbolo da diversidade. Assim como o arco-íris é composto por muitas cores diferentes, a humanidade é composta por muitas raças, culturas e etnias diferentes. Deus criou a diversidade e a celebra, e o arco-íris pode ser um lembrete para nós de que devemos valorizar e respeitar a diversidade em todas as suas formas.

3. Símbolo da Criação

Outra interpretação do arco-íris é que ele é um símbolo da criação de Deus. O arco-íris é uma demonstração da beleza e da majestade da criação de Deus, e pode ser um lembrete para nós de que devemos cuidar e preservar a criação de Deus em todas as suas formas.

Conclusão

A passagem bíblica sobre o arco-íris é uma promessa de Deus de que nunca mais destruiria a terra com um dilúvio. É um símbolo de esperança e de uma aliança divina com a humanidade. O arco-íris também pode ser interpretado de diferentes maneiras dentro da tradição cristã, incluindo como um símbolo da graça de Deus, da diversidade e da criação.

FAQs

1. O arco-íris é mencionado em outras partes da Bíblia?

O arco-íris é mencionado em outras partes da Bíblia, mas geralmente é referenciado em relação à passagem de Gênesis. Por exemplo, em Apocalipse 4:3, João descreve um arco-íris ao redor do trono de Deus.

2. Qual é o significado do arco-íris fora da tradição cristã?

O arco-íris tem significados diferentes em diferentes tradições religiosas e culturais. Na cultura aborígene australiana, por exemplo, o arco-íris é visto como uma ponte entre o mundo espiritual e o mundo físico. Em algumas tradições africanas, o arco-íris é um símbolo de paz e de reconciliação.

3. O arco-íris tem algum significado científico?

O arco-íris é um fenômeno óptico que ocorre quando a luz solar é refratada e refletida nas gotas de chuva no ar. Embora seja um evento natural e não tenha nenhum significado científico intrínseco, o arco-íris tem sido um objeto de fascínio e admiração humana ao longo da história.

Related video of passagem bíblica sobre arco iris

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait