Parlendas: O Macaco Foi À Feira

Reza June 27, 2022
Aprender Brincando Parlenda Macaco foi à Feira

Introdução

As parlendas são histórias curtas e rimadas que são passadas de geração em geração de forma oral. Elas fazem parte da cultura popular brasileira e são muito utilizadas para ensinar as crianças a falar, rimar e memorizar. Uma das parlendas mais conhecidas é “O macaco foi à feira”. Neste texto, vamos explicar em detalhes o significado desta parlenda e como ela é utilizada na cultura popular brasileira.

Significado da parlenda “O macaco foi à feira”

A parlenda “O macaco foi à feira” é uma história simples que narra a ida de um macaco à feira. A história começa com o macaco saindo de casa e indo em direção à feira para comprar uma faca e um queijo. Durante o trajeto, ele encontra diversos animais que o questionam sobre o que ele está fazendo e ele responde sempre a mesma coisa: “Vou à feira comprar uma faca e um queijo”. Ao chegar na feira, o macaco encontra um vendedor de facas e pede para ver uma faca. O vendedor pede para que ele mostre a língua para provar que não é um macaco de mentira e o macaco, por sua vez, pede para que o vendedor mostre a faca para provar que não é de pau. Feita a negociação, o macaco compra a faca e segue em direção ao vendedor de queijos. O vendedor também pede para que ele mostre a língua e o macaco pede para que ele mostre o queijo para provar que não é de papel. Feita a negociação, o macaco compra o queijo e volta para casa.

Utilização da parlenda na cultura popular brasileira

As parlendas são muito utilizadas na cultura popular brasileira, principalmente para ensinar as crianças. Através da repetição de histórias curtas e rimadas, as crianças aprendem a falar, rimar e memorizar. A parlenda “O macaco foi à feira” é muito utilizada para ensinar as crianças a falar corretamente, já que ela contém palavras como “facas” e “queijos”, que podem ser difíceis para as crianças. Além disso, a parlenda também é utilizada como uma brincadeira, onde as crianças se dividem em grupos e cada grupo representa um personagem da história. O grupo que representa o macaco deve percorrer o caminho até a feira, encontrando os outros personagens pelo caminho e respondendo sempre a mesma coisa: “Vou à feira comprar uma faca e um queijo”. Ao chegar na feira, o grupo deve negociar com o vendedor de facas e o vendedor de queijos para conseguir comprar os itens desejados.

Conclusão

A parlenda “O macaco foi à feira” é uma história simples e rimada que faz parte da cultura popular brasileira. Ela é utilizada para ensinar as crianças a falar corretamente, rimar e memorizar, além de ser uma brincadeira divertida para os pequenos. É importante valorizar a cultura popular brasileira e incentivar o ensino das parlendas para as crianças.

FAQs

1. Quais são os benefícios de ensinar as parlendas para as crianças?

As parlendas são uma forma divertida e eficaz de ensinar as crianças a falar corretamente, rimar e memorizar. Além disso, elas ajudam no desenvolvimento da linguagem, na criatividade e na imaginação das crianças.

2. Qual é a origem das parlendas?

As parlendas têm origem em histórias antigas que eram contadas de forma oral, passando de geração em geração. Com o tempo, essas histórias foram sendo adaptadas e transformadas em rimas curtas e fáceis de memorizar.

For more information, please click the button below.

3. Como as parlendas podem ser utilizadas na sala de aula?

As parlendas podem ser utilizadas na sala de aula de diversas formas, como por exemplo para ensinar os alunos a falar corretamente, rimar e memorizar. Além disso, elas podem ser utilizadas como uma forma de introduzir um tema ou assunto que será estudado na aula.

Related video of parlendas o macaco foi a feira

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait