Parlenda "Cade O Toucinho Que Estava Aqui?"

Reza March 16, 2022
Parlenda "Cadê o toucinho que estava aqui?" Planejamento Atividades

A parlenda “Cade o toucinho que estava aqui?” é uma brincadeira popular tradicional brasileira, que é muito conhecida por crianças e adultos. A parlenda é utilizada como uma forma de recreação e diversão entre amigos e familiares, e é bastante popular em festas juninas e quermesses.

Origem

A origem da parlenda “Cade o toucinho que estava aqui?” é desconhecida, mas acredita-se que ela tenha surgido há muitos anos, em alguma região do Brasil. A parlenda provavelmente foi criada como uma forma de entretenimento para crianças e adultos, e acabou se tornando uma tradição popular que é passada de geração em geração.

Significado

A parlenda “Cade o toucinho que estava aqui?” é uma brincadeira que consiste em fazer com que uma pessoa procure o “toucinho” que está escondido em algum lugar, enquanto as outras pessoas cantam a parlenda. A brincadeira é geralmente realizada em grupo, e a pessoa que está procurando o toucinho é chamada de “pegador”.

O “toucinho” em questão não é um pedaço de carne como o nome sugere, mas sim um objeto qualquer que pode ser escondido em algum lugar. A ideia da brincadeira é fazer com que o pegador procure o objeto enquanto os outros participantes cantam a parlenda.

Letra da parlenda

A letra da parlenda “Cade o toucinho que estava aqui?” é a seguinte:

“Cade o toucinho que estava aqui?

For more information, please click the button below.

O gato comeu

Quando?

Ontem à noite

Onde?

Na casa do João

E o João?

Foi pra roça

E o porco?

Foi atras da troça

Cade a troça?

Foi buscar lenha

Pra cozinhar a feijoada

Que nada!

Que nada!

Que nada!

O toucinho tá na despensa

Como brincar

Para brincar da parlenda “Cade o toucinho que estava aqui?”, é necessário escolher um objeto que será o toucinho, como um brinquedo, uma bola, uma chave, etc.

Em seguida, uma pessoa será escolhida para ser o pegador, e as outras pessoas serão os participantes que vão cantar a parlenda.

O pegador deve deixar o local enquanto os participantes escondem o toucinho em algum lugar. Depois que o toucinho estiver escondido, o pegador pode voltar e começar a procurar o objeto enquanto os participantes cantam a parlenda.

A brincadeira acaba quando o pegador encontra o toucinho, ou quando desiste de procurar. Nesse caso, outra pessoa pode ser escolhida para ser o pegador e a brincadeira pode recomeçar.

Conclusão

A parlenda “Cade o toucinho que estava aqui?” é uma brincadeira popular e divertida que faz parte da cultura brasileira. Através dela, é possível estimular a imaginação e a criatividade das crianças, além de promover a interação e a diversão em grupo.

Perguntas frequentes

1. Qual é a origem da parlenda “Cade o toucinho que estava aqui?”

A origem da parlenda é desconhecida, mas acredita-se que ela tenha surgido há muitos anos em alguma região do Brasil.

2. É possível brincar da parlenda com qualquer objeto?

Sim, é possível escolher qualquer objeto para ser o “toucinho” da brincadeira.

3. Qual é o objetivo da brincadeira?

O objetivo da brincadeira é fazer com que uma pessoa procure o objeto que está escondido enquanto os outros participantes cantam a parlenda.

Related video of parlenda cade o toucinho que estava aqui

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait