Para Skinner, Aprendizagem É Um Processo Pelo Qual O Comportamento É Modificado

Reza May 15, 2022
Contribuições de Skinner Para a Educação2 Behaviorismo Escolas

B.F. Skinner é um dos mais importantes psicólogos do século XX. Ele foi um dos principais expoentes da vertente behaviorista da psicologia, que se dedicou a estudar o comportamento humano de maneira objetiva e científica, sem se preocupar com aspectos subjetivos como pensamentos e sentimentos. Para Skinner, a aprendizagem é um processo fundamental para entender como o comportamento humano é moldado e como ele pode ser modificado.

Behaviorismo e a teoria da aprendizagem de Skinner

O behaviorismo entende que o comportamento humano é influenciado por estímulos do ambiente. Esses estímulos podem ser reforçadores positivos ou negativos, que aumentam ou diminuem a frequência de um comportamento, ou punidores, que inibem a ocorrência de um comportamento. Dessa forma, a aprendizagem ocorre quando o indivíduo é exposto a esses estímulos e, a partir da experiência, modifica seu comportamento.

Para Skinner, a aprendizagem é um processo que envolve três elementos principais: estímulo, resposta e consequência. Quando um estímulo é apresentado ao indivíduo, ele responde de uma determinada maneira. Se a consequência dessa resposta for positiva, ou seja, se ela for reforçada, é provável que o comportamento se repita no futuro. Por outro lado, se a consequência for negativa, ou seja, se ela for punida, é provável que o comportamento seja inibido.

Por exemplo, imagine que um rato é colocado em uma caixa com um dispositivo que libera comida quando ele pressiona uma alavanca. Inicialmente, o rato não sabe como obter a comida, mas começa a pressionar a alavanca aleatoriamente. Quando ele pressiona a alavanca e recebe a comida como consequência, o comportamento é reforçado, ou seja, a probabilidade de ele pressionar a alavanca novamente aumenta. Com o tempo, o rato aprende a associar a pressão da alavanca à obtenção de comida e passa a pressioná-la de forma mais eficiente.

Tipos de aprendizagem segundo Skinner

Skinner distinguia dois tipos de aprendizagem: o condicionamento clássico e o condicionamento operante.

Condicionamento clássico

O condicionamento clássico é uma forma de aprendizagem em que um estímulo neutro é associado a um estímulo que naturalmente provoca uma resposta. Por exemplo, um cão pode aprender a associar o som de um sino com a chegada da comida. Inicialmente, o som do sino não provoca nenhuma resposta no cão, mas quando ele é apresentado junto com a comida várias vezes, o cão passa a salivar ao ouvir o sino, mesmo que a comida não esteja presente.

For more information, please click the button below.

Condicionamento operante

O condicionamento operante é uma forma de aprendizagem em que o comportamento é modificado pela presença de reforçadores ou punidores. Como mencionado anteriormente, quando um comportamento é seguido de uma consequência positiva, a probabilidade de ele se repetir aumenta. Por outro lado, quando um comportamento é seguido de uma consequência negativa, a probabilidade de ele se repetir diminui.

O condicionamento operante pode ser utilizado para ensinar novos comportamentos ou para eliminar comportamentos indesejados. Por exemplo, um treinador pode usar reforçadores para ensinar um cão a sentar quando ele ouve o comando “senta”. Da mesma forma, um pai pode usar punidores para inibir um comportamento agressivo de uma criança.

Críticas à teoria da aprendizagem de Skinner

Apesar de ter sido um importante contribuinte para a psicologia, a teoria da aprendizagem de Skinner também recebeu críticas de outros estudiosos. Alguns dos principais pontos de crítica são:

  • Ênfase excessiva no papel do ambiente e na negligência dos aspectos internos do indivíduo, como emoções e pensamentos;
  • Redução do comportamento humano a um mero reflexo do ambiente, sem levar em consideração a complexidade da vida humana;
  • Limitação do papel da cognição e da linguagem na aprendizagem e no comportamento humano.

Conclusão

A teoria da aprendizagem de Skinner representa uma importante contribuição para a psicologia, especialmente no que diz respeito à compreensão do papel do ambiente na modificação do comportamento humano. No entanto, sua teoria também recebeu críticas e foi superada por outras abordagens mais recentes que levam em conta a complexidade da vida humana e a importância de aspectos internos do indivíduo, como emoções e pensamentos. Em todo caso, seu trabalho continua a influenciar a psicologia e outras áreas do conhecimento.

FAQs

1. O que é behaviorismo?

Behaviorismo é uma vertente da psicologia que se dedica ao estudo do comportamento humano de maneira objetiva e científica, sem se preocupar com aspectos subjetivos como pensamentos e sentimentos.

2. O que é condicionamento operante?

Condicionamento operante é uma forma de aprendizagem em que o comportamento é modificado pela presença de reforçadores ou punidores. Quando um comportamento é seguido de uma consequência positiva, a probabilidade de ele se repetir aumenta. Por outro lado, quando um comportamento é seguido de uma consequência negativa, a probabilidade de ele se repetir diminui.

3. Quais são as críticas à teoria da aprendizagem de Skinner?

Algumas das principais críticas à teoria da aprendizagem de Skinner são a ênfase excessiva no papel do ambiente e na negligência dos aspectos internos do indivíduo, como emoções e pensamentos, a redução do comportamento humano a um mero reflexo do ambiente, sem levar em consideração a complexidade da vida humana, e a limitação do papel da cognição e da linguagem na aprendizagem e no comportamento humano.

Related video of para skinner aprendizagem é um processo pelo qual o comportamento

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait