Para Serem Absorvidos Pelas Células Do Intestino

Reza July 3, 2021
Ilustración de Estructura Del Enterocito Intestino De Las Células

Quando ingerimos alimentos, o nosso corpo precisa processá-los para que possam ser utilizados como fonte de energia e nutrientes. Para que isso aconteça, os alimentos precisam ser digeridos e absorvidos pelas células do intestino.

O processo de digestão

A digestão começa na boca, onde os alimentos são mastigados e misturados com saliva, que contém enzimas que iniciam a quebra dos carboidratos. Em seguida, os alimentos passam pelo esôfago e chegam ao estômago, onde são misturados com ácido clorídrico e enzimas que continuam o processo de digestão.

Depois de algumas horas no estômago, o alimento é transformado em uma mistura líquida chamada quimo, que é liberada aos poucos para o intestino delgado. É no intestino delgado que ocorre a maior parte da digestão e absorção dos nutrientes.

Absorção dos nutrientes

Para que os nutrientes possam ser absorvidos pelas células do intestino, é necessário que eles estejam em um estado adequado. Os nutrientes precisam estar devidamente quebrados e solúveis para que possam passar pelas paredes do intestino e chegar à corrente sanguínea.

Os carboidratos são quebrados em açúcares simples, como a glicose, que são absorvidos diretamente pelas células do intestino delgado e transportados para as células do corpo como fonte de energia.

Já as proteínas são quebradas em aminoácidos, que também são absorvidos pelas células do intestino delgado. Os aminoácidos são utilizados para a síntese de novas proteínas no corpo, além de serem importantes para a manutenção e reparação dos tecidos.

For more information, please click the button below.

Os lipídeos, por sua vez, são mais complexos e precisam passar por um processo de emulsificação para que possam ser absorvidos. A emulsificação é realizada pela bile, produzida pelo fígado, que quebra os lipídeos em partículas menores para facilitar a absorção pelas células do intestino delgado.

Conclusão

Para que os nutrientes dos alimentos possam ser utilizados pelo nosso corpo, eles precisam ser devidamente digeridos e absorvidos pelas células do intestino. Esse processo é fundamental para a manutenção da nossa saúde e deve ser realizado de forma adequada, com uma alimentação equilibrada e saudável.

FAQs

1. O que pode afetar a absorção dos nutrientes?

Diversos fatores podem afetar a absorção dos nutrientes, como problemas de saúde que afetam o intestino, como doenças inflamatórias e intolerâncias alimentares, além de medicamentos que interferem na absorção de certos nutrientes.

2. Como uma alimentação inadequada pode afetar a absorção dos nutrientes?

Uma alimentação inadequada, com excesso de alimentos processados, açúcar e gordura, pode prejudicar a digestão e absorção dos nutrientes. Além disso, a falta de nutrientes importantes na dieta também pode afetar a absorção de outros nutrientes.

3. Como garantir a absorção adequada dos nutrientes?

Para garantir a absorção adequada dos nutrientes, é importante manter uma alimentação equilibrada e variada, com alimentos ricos em nutrientes importantes para o nosso organismo. Além disso, é fundamental manter uma boa saúde intestinal, com a prática de atividades físicas e o consumo de alimentos ricos em fibras e probióticos.

Related video of para serem absorvidos pelas células do intestino

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait