Para Serem Absorvidos Pelas Células Do Intestino Humano

Reza August 30, 2021
Um Olhar sobre a Ciência A digestão

Quando comemos alimentos, eles precisam ser quebrados em moléculas menores para que possam ser absorvidos e utilizados pelo nosso corpo. Isso acontece através do processo de digestão, que começa na boca e continua no estômago e no intestino.

O papel do intestino na absorção de nutrientes

O intestino é responsável por absorver os nutrientes dos alimentos que comemos. Ele é composto por dois tipos de células: as células epiteliais e as células glandulares.

As células epiteliais revestem a superfície interna do intestino e têm a função de absorver os nutrientes dos alimentos. Elas possuem microvilosidades, que aumentam a superfície de absorção e permitem que mais nutrientes sejam absorvidos.

Já as células glandulares produzem enzimas e mucos que ajudam na digestão dos alimentos. Elas também são responsáveis por produzir hormônios que controlam a digestão e a absorção dos nutrientes.

A importância da quebra dos alimentos em moléculas menores

Para que os nutrientes dos alimentos possam ser absorvidos pelas células epiteliais do intestino, eles precisam ser quebrados em moléculas menores.

Por exemplo, as proteínas são quebradas em aminoácidos, os carboidratos são quebrados em açúcares simples e as gorduras são quebradas em ácidos graxos e glicerol.

For more information, please click the button below.

Isso acontece através da ação de enzimas digestivas, que são produzidas pelas células glandulares do intestino e pelo pâncreas. As enzimas se ligam às moléculas de alimentos e as quebram em moléculas menores, que podem ser absorvidas pelas células epiteliais.

A absorção dos nutrientes pelo intestino

Após a quebra dos alimentos em moléculas menores, as células epiteliais do intestino absorvem os nutrientes através de dois mecanismos: difusão e transporte ativo.

A difusão é um processo passivo, que acontece quando as moléculas de nutrientes se movem de uma região de alta concentração para uma região de baixa concentração. Isso ocorre quando a concentração de nutrientes dentro do intestino é maior do que dentro das células epiteliais.

Já o transporte ativo é um processo ativo, que acontece quando as moléculas de nutrientes são transportadas das células epiteliais para o sangue através de proteínas transportadoras. Esse processo requer energia e é usado quando a concentração de nutrientes dentro das células epiteliais é maior do que dentro do intestino.

Fatores que afetam a absorção de nutrientes pelo intestino

Alguns fatores podem afetar a absorção de nutrientes pelo intestino, como:

  • A presença de outras substâncias no intestino, como fibras alimentares, que podem retardar a absorção de nutrientes;
  • A presença de doenças ou condições que afetam o funcionamento do intestino, como a doença celíaca;
  • O uso de medicamentos que afetam a absorção de nutrientes pelo intestino;
  • A idade, já que a absorção de nutrientes pode diminuir com o envelhecimento.

Conclusão

A absorção de nutrientes pelo intestino é um processo importante para a utilização dos alimentos pelo nosso organismo. Para que os nutrientes possam ser absorvidos pelas células epiteliais do intestino, eles precisam ser quebrados em moléculas menores através da ação de enzimas digestivas. Depois, os nutrientes são absorvidos através de dois mecanismos: difusão e transporte ativo.

Alguns fatores podem afetar a absorção de nutrientes pelo intestino, como a presença de outras substâncias no intestino, doenças ou condições que afetam o funcionamento do intestino, o uso de medicamentos e a idade.

FAQs

1. Como as enzimas digestivas são produzidas?

As enzimas digestivas são produzidas pelas células glandulares do intestino e pelo pâncreas.

2. O que é transporte ativo?

O transporte ativo é um processo ativo, que acontece quando as moléculas de nutrientes são transportadas das células epiteliais para o sangue através de proteínas transportadoras. Esse processo requer energia e é usado quando a concentração de nutrientes dentro das células epiteliais é maior do que dentro do intestino.

3. Como a doença celíaca afeta a absorção de nutrientes pelo intestino?

A doença celíaca é uma doença autoimune que afeta o intestino delgado. Ela pode causar danos às vilosidades intestinais, o que pode levar à diminuição da absorção de nutrientes pelo intestino.

Related video of para serem absorvidos pelas células do intestino humano

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait