Para Que Serve Pomada Neomicina?

Reza December 2, 2022
Neomicina + Bacitracina Pomada 50g Igual Nebacetin 2 Un R 59,90

A pomada neomicina é um medicamento antibiótico que serve para tratar infecções na pele causadas por bactérias. É composta pela neomicina, um antibiótico que age diretamente nas bactérias responsáveis pela infecção. A pomada neomicina também é utilizada para prevenir infecções em cortes e queimaduras de pele.

Como a pomada neomicina funciona?

A neomicina presente na pomada age inibindo a síntese proteica das bactérias, o que impede o seu crescimento e reprodução. Isso faz com que as bactérias sejam eliminadas e a infecção seja tratada. A pomada neomicina também pode ser usada como um agente preventivo em feridas e cortes para evitar a contaminação por bactérias.

Como usar a pomada neomicina?

A pomada neomicina deve ser aplicada diretamente na área afetada da pele, de duas a quatro vezes ao dia. Antes de aplicar a pomada, é importante limpar bem a área com água e sabão neutro e secar com uma toalha limpa. Evite tocar a ponta do tubo na pele ou em qualquer outra superfície para evitar a contaminação da pomada.

É importante seguir as instruções do médico ou farmacêutico em relação à quantidade de pomada a ser aplicada e a duração do tratamento. O uso prolongado da pomada neomicina pode levar ao desenvolvimento de bactérias resistentes a ela, o que pode dificultar o tratamento de futuras infecções.

Quais são os efeitos colaterais da pomada neomicina?

A pomada neomicina pode causar alguns efeitos colaterais, como:

  • Coceira, vermelhidão e irritação na pele;
  • Sensação de queimação ou picadas na pele;
  • Dor de cabeça;
  • Náusea e vômito;
  • Tontura;
  • Diarreia;
  • Dificuldade em respirar;
  • Inchaço no rosto, lábios, língua ou garganta.

Se ocorrerem efeitos colaterais graves, como dificuldade em respirar ou inchaço no rosto, é importante procurar atendimento médico imediatamente.

For more information, please click the button below.

Quando não se deve usar a pomada neomicina?

A pomada neomicina não deve ser utilizada em casos de hipersensibilidade à neomicina ou a qualquer componente da fórmula. Além disso, é importante informar o médico caso esteja grávida ou amamentando, pois a pomada pode ser absorvida pelo organismo e afetar o feto ou o bebê.

A pomada neomicina também não deve ser usada em áreas extensas da pele, em feridas profundas ou em queimaduras graves. Nestes casos, é importante buscar atendimento médico imediato.

Conclusão

A pomada neomicina é um medicamento antibiótico utilizado para tratar infecções na pele causadas por bactérias e prevenir a contaminação em cortes e queimaduras. É importante seguir as instruções do médico ou farmacêutico em relação à quantidade e duração do uso da pomada, para evitar o desenvolvimento de bactérias resistentes e efeitos colaterais indesejados.

FAQs

1. A pomada neomicina é indicada para tratar infecções causadas por fungos?

Não, a pomada neomicina é indicada apenas para tratar infecções na pele causadas por bactérias.

2. A pomada neomicina pode ser usada em crianças?

Sim, a pomada neomicina pode ser usada em crianças, mas é importante seguir as instruções do médico ou farmacêutico em relação à quantidade e frequência de uso.

3. É possível comprar a pomada neomicina sem receita médica?

A pomada neomicina é um medicamento sujeito a prescrição médica e só pode ser comprada com receita médica.

Related video of para que serve pomada neomicina

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait