Para Que Serve Os Rótulos Dos Alimentos

Reza March 8, 2022
RÓTULO DE ALIMENTOS ENTENDA AS INFORMAÇÕES Saúde & Vitalidade

Os rótulos dos alimentos são informações obrigatórias que devem estar presentes em todos os produtos alimentícios comercializados no Brasil. Eles servem para informar ao consumidor sobre a composição e a qualidade nutricional do alimento, além de alertar sobre a presença de alergênicos e outros ingredientes que possam fazer mal à saúde.

Composição dos rótulos

De acordo com a legislação brasileira, os rótulos dos alimentos devem conter algumas informações obrigatórias, como:

  • Nome do alimento;
  • Lista de ingredientes em ordem decrescente de quantidade;
  • Conteúdo líquido;
  • Identificação da origem (quando a lei assim exigir);
  • Data de validade;
  • Instruções para conservação e preparo;
  • Informação nutricional.

Informação nutricional

A informação nutricional é uma das mais importantes presentes nos rótulos dos alimentos. Ela traz informações sobre a quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e sódio presentes em uma porção do alimento, além de informar o valor energético da porção.

Essas informações são muito úteis para quem deseja manter uma alimentação saudável e equilibrada, pois permitem saber quantas calorias e nutrientes estão sendo consumidos em cada refeição. Além disso, a informação nutricional também pode ajudar no controle de doenças como diabetes, hipertensão e obesidade.

Alerta para alergênicos

Os rótulos dos alimentos também têm a função de alertar sobre a presença de alergênicos, como leite, ovos, castanhas, trigo e soja. Essas informações são muito importantes para pessoas que possuem alergias alimentares, pois permitem evitar o consumo de alimentos que possam causar reações alérgicas graves.

Por isso, é muito importante ler atentamente os rótulos dos alimentos sempre que for comprar um produto novo, mesmo que já se conheça a marca ou o tipo de alimento. Isso porque a composição pode variar de acordo com o fabricante, e um alimento que antes não contava com um ingrediente alergênico pode passar a tê-lo em sua formulação.

For more information, please click the button below.

Rotulagem de alimentos transgênicos

Os alimentos transgênicos são aqueles que tiveram sua composição genética modificada em laboratório. Apesar de serem considerados seguros para consumo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), muitas pessoas preferem evitá-los por questões éticas, ambientais ou de saúde.

Por isso, a legislação brasileira exige que os alimentos que contenham mais de 1% de ingredientes transgênicos em sua composição tenham essa informação destacada no rótulo. Assim, o consumidor tem a possibilidade de escolher entre alimentos transgênicos ou não-transgênicos.

Conclusão

Os rótulos dos alimentos são informações obrigatórias que devem estar presentes em todos os produtos alimentícios comercializados no Brasil. Eles servem para informar ao consumidor sobre a composição e a qualidade nutricional do alimento, além de alertar sobre a presença de alergênicos e outros ingredientes que possam fazer mal à saúde.

Por isso, é muito importante ler atentamente os rótulos dos alimentos antes de comprá-los, especialmente se o objetivo é manter uma alimentação saudável e equilibrada, evitar alergias alimentares ou escolher entre alimentos transgênicos ou não-transgênicos.

FAQs

1) É obrigatório que todos os alimentos tenham rótulos?

Sim, é obrigatório que todos os alimentos comercializados no Brasil tenham rótulos com informações sobre a composição, o valor nutricional, a data de validade, entre outras. Essas informações são importantes para garantir a segurança alimentar e a proteção da saúde do consumidor.

2) O que é um alimento transgênico?

Um alimento transgênico é aquele que teve sua composição genética modificada em laboratório, com a inserção de genes de outras espécies. Isso é feito para melhorar a resistência a pragas, o rendimento da colheita e outras características do alimento. Apesar de serem considerados seguros para consumo pela Anvisa, muitas pessoas preferem evitá-los por questões éticas, ambientais ou de saúde.

3) Como posso evitar o consumo de alergênicos?

Para evitar o consumo de alergênicos, é importante ler atentamente os rótulos dos alimentos antes de comprá-los, mesmo que se conheça a marca ou o tipo de alimento. Isso porque a composição pode variar de acordo com o fabricante, e um alimento que antes não contava com um ingrediente alergênico pode passar a tê-lo em sua formulação. Além disso, é importante evitar alimentos que não tenham rótulos ou que não tragam informações claras sobre sua composição.

Related video of para que serve os rótulos dos alimentos

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait