Para Bentinho Tinha Olhos De Ressaca

Reza May 9, 2021
Para Bentinho Tinha Olhos De Ressaca EDUCA

O livro “Dom Casmurro”, escrito por Machado de Assis, é um clássico da literatura brasileira e mundial. Publicado pela primeira vez em 1899, a obra conta a história de Bento Santiago, apelidado de Bentinho, e sua relação com a amiga de infância, Capitu. Um dos trechos mais famosos e polêmicos do livro é quando Bentinho descreve os olhos de Capitu como “olhos de ressaca”. Mas o que isso significa?

Significado de “olhos de ressaca”

Na literatura, é comum que os autores utilizem metáforas e outras figuras de linguagem para descrever personagens, cenários e situações. Machado de Assis, um dos maiores escritores da língua portuguesa, utilizou a expressão “olhos de ressaca” para descrever os olhos de Capitu, que eram profundos e intensos, como as ondas do mar quando encontram uma barreira.

De acordo com o próprio Bentinho, “olhos de ressaca” eram aqueles olhos que parecem querer “tragar” tudo o que está à sua volta, assim como as ondas do mar que se formam quando a água encontra um obstáculo. Ou seja, quando Capitu olhava para ele, seus olhos eram tão intensos que pareciam querer absorver todo o seu ser.

Interpretações sobre “olhos de ressaca”

Desde a publicação de “Dom Casmurro”, a expressão “olhos de ressaca” tem gerado muitas interpretações e discussões entre os leitores e críticos literários. Alguns acreditam que essa metáfora representa a personalidade dupla de Capitu, que é ao mesmo tempo doce e misteriosa, assim como as ondas do mar que podem ser calmas e tranquilas em um momento e intensas e perigosas em outro.

Outros acreditam que a expressão “olhos de ressaca” representa a relação conflituosa entre Bentinho e Capitu, que é marcada por dúvidas, ciúmes e desconfianças. Assim como as ondas do mar que podem ser imprevisíveis e causar estragos, a relação entre os dois personagens é instável e pode levar a consequências imprevisíveis.

Curiosidades sobre “olhos de ressaca”

Além de ser uma das frases mais famosas da literatura brasileira, “olhos de ressaca” também é uma expressão que se tornou popular na cultura pop. O termo já foi utilizado em filmes, séries, músicas e até mesmo em campanhas publicitárias.

For more information, please click the button below.

Uma curiosidade interessante sobre a expressão é que, apesar de ter sido popularizada por “Dom Casmurro”, Machado de Assis não foi o primeiro autor a utilizar a metáfora. O escritor português Camilo Castelo Branco já havia utilizado a expressão em um de seus livros, intitulado “A Queda de um Anjo”, publicado em 1866.

Conclusão

Em resumo, “olhos de ressaca” é uma metáfora utilizada por Machado de Assis para descrever os olhos de Capitu em “Dom Casmurro”. A expressão representa a intensidade e a profundidade dos olhos da personagem, assim como as ondas do mar que podem ser calmas e tranquilas em um momento e intensas e perigosas em outro. Desde a sua publicação, a frase tem gerado muitas interpretações e discussões entre os leitores e críticos literários, e se tornou uma das mais famosas da literatura brasileira.

FAQs

1. Qual é o significado da expressão “olhos de ressaca”?

A expressão “olhos de ressaca” é uma metáfora utilizada por Machado de Assis para descrever os olhos de Capitu em “Dom Casmurro”. A expressão representa a intensidade e a profundidade dos olhos da personagem, assim como as ondas do mar que podem ser calmas e tranquilas em um momento e intensas e perigosas em outro.

2. Por que a expressão “olhos de ressaca” é tão famosa?

A expressão “olhos de ressaca” se tornou famosa por ser uma das frases mais marcantes e polêmicas da literatura brasileira. Desde a publicação de “Dom Casmurro”, a expressão tem gerado muitas interpretações e discussões entre os leitores e críticos literários, e se tornou uma das mais famosas da literatura brasileira.

3. Qual é a origem da expressão “olhos de ressaca”?

A expressão “olhos de ressaca” foi utilizada pela primeira vez pelo escritor português Camilo Castelo Branco em seu livro “A Queda de um Anjo”, publicado em 1866. Machado de Assis utilizou a expressão em “Dom Casmurro”, publicado em 1899, e a frase se tornou famosa a partir daí.

Related video of para bentinho tinha olhos de ressaca

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait