Palavras Que Terminam Com Ico

Reza June 29, 2022
Acentuação de oxítonas Planos de aula 5º ano Língua Portuguesa

As palavras que terminam com ico são muito comuns na língua portuguesa. Essas palavras são formadas por sufixos que têm a função de indicar uma diminuição, uma qualidade ou uma característica do substantivo. Neste artigo, vamos falar sobre as palavras que terminam com ico, suas origens e significados.

Origem das palavras com sufixo ico

Os sufixos ico e ica vêm do latim, mais especificamente do sufixo -icus, que tem a mesma função de indicar uma qualidade ou uma característica. O sufixo -ico é muito comum na língua portuguesa e é utilizado para formar adjetivos a partir de substantivos.

Alguns exemplos de palavras que terminam com o sufixo ico:

  • Amigo
  • Cômico
  • Crítico
  • Público
  • Tóxico

Essas palavras têm origens diferentes, mas todas elas têm em comum a terminação ico. Vamos ver agora alguns exemplos de palavras que terminam com ico e suas origens.

Amigo

A palavra amigo vem do latim amicus, que significa amigo, amável, simpático. O sufixo ico é adicionado para indicar a qualidade ou a característica de ser amigo. Assim, amigo é alguém que tem a qualidade de ser amável e simpático.

Cômico

A palavra cômico vem do grego komikós, que significa engraçado, divertido. O sufixo ico é adicionado para indicar a qualidade ou a característica de ser engraçado. Assim, cômico é algo que tem a qualidade de ser engraçado ou divertido.

For more information, please click the button below.

Crítico

A palavra crítico vem do grego kritikós, que significa capaz de julgar, analisar, avaliar. O sufixo ico é adicionado para indicar a qualidade ou a característica de ser capaz de julgar ou analisar. Assim, crítico é alguém que tem a qualidade de julgar ou analisar algo ou alguém.

Público

A palavra público vem do latim publicus, que significa pertencente ao povo, ao Estado. O sufixo ico é adicionado para indicar a qualidade ou a característica de ser público. Assim, público é algo que pertence ao povo ou ao Estado, que é acessível a todos.

Tóxico

A palavra tóxico vem do grego toxikón, que significa veneno. O sufixo ico é adicionado para indicar a qualidade ou a característica de ser venenoso. Assim, tóxico é algo que tem a qualidade de ser venenoso ou nocivo.

Significados das palavras com sufixo ico

As palavras com sufixo ico podem ter diferentes significados, dependendo do contexto em que são utilizadas. Vamos ver agora alguns exemplos de palavras com sufixo ico e seus significados.

Artístico

A palavra artístico é utilizada para indicar algo que tem relação com a arte, com a criação ou com o talento artístico. Por exemplo, uma pintura pode ser considerada artística se tiver características que a tornem única e criativa.

Científico

A palavra científico é utilizada para indicar algo que tem relação com a ciência, com a pesquisa ou com o conhecimento científico. Por exemplo, uma pesquisa científica pode ser considerada científica se seguir os métodos e as técnicas utilizadas na área de estudo.

Físico

A palavra físico é utilizada para indicar algo que tem relação com a física, com a matéria ou com as propriedades físicas dos objetos. Por exemplo, um experimento físico pode ser considerado físico se envolver a observação e a análise das propriedades físicas dos objetos.

Político

A palavra político é utilizada para indicar algo que tem relação com a política, com o governo ou com as relações políticas entre as pessoas ou os países. Por exemplo, uma decisão política pode ser considerada política se tiver relação com as políticas públicas ou com as relações políticas entre os países.

Técnico

A palavra técnico é utilizada para indicar algo que tem relação com a técnica, com o conhecimento técnico ou com a habilidade técnica para fazer algo. Por exemplo, um manual técnico pode ser considerado técnico se tiver informações detalhadas sobre a técnica necessária para realizar uma tarefa ou um projeto.

Conclusão

As palavras que terminam com ico são muito comuns na língua portuguesa e têm diferentes origens e significados. Essas palavras são formadas por sufixos que têm a função de indicar uma diminuição, uma qualidade ou uma característica do substantivo. É importante conhecer o significado dessas palavras para utilizá-las de forma correta e adequada em diferentes contextos.

FAQs

1. Todas as palavras que terminam com ico têm a mesma origem?

Não, as palavras que terminam com ico têm origens diferentes. O sufixo ico é utilizado para formar adjetivos a partir de substantivos e tem a função de indicar uma qualidade ou uma característica.

2. Qual a diferença entre uma palavra que termina com ico e outra que termina com ica?

A diferença está no gênero da palavra. As palavras que terminam com ico são adjetivos no masculino, enquanto as palavras que terminam com ica são adjetivos no feminino. Por exemplo, a palavra cômico é um adjetivo no masculino, enquanto a palavra cômica é um adjetivo no feminino.

3. Como identificar se uma palavra deve ser escrita com sufixo ico ou ica?

Para identificar se uma palavra deve ser escrita com sufixo ico ou ica, é preciso observar o gênero da palavra. Se a palavra for feminina, o sufixo utilizado será ica. Se a palavra for masculina, o sufixo utilizado será ico.

Related video of palavras que terminam com ico

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait