Outra Pessoa Pode Pegar Minha Encomenda No Correio?

Reza May 28, 2021
Entrega de correios MTLOG Brasil

Quando se trata de receber encomendas pelo correio, é comum que surjam dúvidas sobre quem pode fazer a retirada das mesmas. Afinal, nem sempre estamos disponíveis para buscar nossas encomendas pessoalmente e, muitas vezes, precisamos contar com a ajuda de terceiros. Neste artigo, vamos explicar se outra pessoa pode pegar sua encomenda no correio e quais são os procedimentos necessários para que isso aconteça.

Quais são as regras do correio para a retirada de encomendas?

Antes de respondermos à pergunta principal, é importante entendermos as regras do correio para a retirada de encomendas. De acordo com a empresa, a retirada de uma encomenda deve ser feita pelo próprio destinatário ou por uma pessoa autorizada por ele. Para isso, é necessário apresentar um documento oficial com foto que comprove a identidade da pessoa que está retirando a encomenda.

Além disso, é necessário informar o código de rastreamento da encomenda e, em alguns casos, também pode ser pedido o número do CPF do destinatário.

Posso autorizar outra pessoa a retirar minha encomenda?

Sim, é possível autorizar outra pessoa a retirar sua encomenda no correio. Para isso, é necessário preencher uma autorização e entregar à pessoa que irá fazer a retirada. Essa autorização pode ser feita de duas formas:

Autorização simples:

A autorização simples deve ser feita de próprio punho pelo destinatário da encomenda e entregue à pessoa autorizada. Ela deve conter as seguintes informações:

  • Nome completo do destinatário da encomenda;
  • Nome completo da pessoa autorizada a fazer a retirada;
  • Número do documento de identificação da pessoa autorizada (RG ou CNH);
  • Número do CPF do destinatário da encomenda;
  • Código de rastreamento da encomenda;
  • Data e assinatura do destinatário.

Autorização com firma reconhecida:

A autorização com firma reconhecida deve ser feita por meio de um cartório e tem validade em todo o território nacional. Ela deve conter as mesmas informações da autorização simples, mas com a adição da assinatura reconhecida em cartório pelo destinatário da encomenda.

For more information, please click the button below.

O que a pessoa autorizada precisa levar para retirar a encomenda?

Para retirar a encomenda, a pessoa autorizada precisa apresentar um documento oficial com foto que comprove sua identidade, além da autorização assinada pelo destinatário da encomenda. É importante lembrar que o documento de identidade apresentado pela pessoa autorizada deve ser o mesmo informado na autorização.

Conclusão

A retirada de encomendas pelo correio pode ser feita pelo próprio destinatário ou por uma pessoa autorizada por ele. Para autorizar outra pessoa a retirar sua encomenda, é necessário preencher uma autorização simples ou com firma reconhecida e entregar à pessoa autorizada juntamente com um documento oficial com foto que comprove sua identidade. Seguindo esses procedimentos, é possível receber suas encomendas mesmo quando não é possível buscá-las pessoalmente.

FAQs

1. É possível autorizar a retirada de uma encomenda por telefone ou e-mail?

Não, não é possível autorizar a retirada de uma encomenda por telefone ou e-mail. A autorização deve ser feita de próprio punho ou com firma reconhecida pelo destinatário da encomenda.

2. Posso autorizar a retirada de uma encomenda por tempo indeterminado?

Não, a autorização para a retirada de uma encomenda é válida apenas para uma única retirada. Caso seja necessário que a mesma pessoa faça a retirada de outras encomendas, será necessário fazer uma nova autorização.

3. O que acontece se a pessoa autorizada não apresentar a autorização ou o documento de identidade?

Caso a pessoa autorizada não apresente a autorização ou o documento de identidade, a encomenda não poderá ser retirada e será necessário realizar uma nova tentativa em outro momento.

Related video of outra pessoa pode pegar minha encomenda no correio

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait