Os Fragmentos Abaixo Retirados De Obras Da Literatura Brasileira

Reza December 17, 2022
Os Fragmentos Abaixo Retirados De Obras Da Literatura Brasileira EDUCA

Introdução

A literatura brasileira é repleta de obras que retratam a cultura e a sociedade do país. Através de livros e fragmentos literários, é possível entender a história e a evolução do Brasil. Neste texto, serão apresentados alguns fragmentos de obras da literatura brasileira e será feita uma análise de cada um deles.

Fragmento 1 – Machado de Assis

“Não é a primeira vez que me acontece, ao escrever, sentir que as coisas se me desligam da pena, de tal modo que, se as leio depois, mal as conheço. Não quero dizer que me pareçam alheias, mas têm um aspecto novo, que eu mesmo lhes não dera.”

O fragmento acima foi retirado do livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis. Nele, o autor faz uma reflexão sobre a escrita e a forma como as palavras podem assumir um novo significado quando escritas. Ele expressa a ideia de que as coisas que escrevemos têm vida própria e podem nos surpreender.

Fragmento 2 – Carlos Drummond de Andrade

“No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho Tinha uma pedra No meio do caminho tinha uma pedra.”

Este fragmento é um dos mais famosos da literatura brasileira e foi escrito por Carlos Drummond de Andrade, em seu poema “No Meio do Caminho”. Nele, o autor faz uma reflexão sobre os obstáculos que encontramos em nossas vidas e como eles podem nos impedir de alcançar nossos objetivos.

Fragmento 3 – Clarice Lispector

“Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.”

For more information, please click the button below.

Este fragmento foi retirado do livro “A Hora da Estrela” de Clarice Lispector. Nele, a autora faz uma reflexão sobre a simplicidade e a forma como ela pode ser alcançada através do trabalho e do esforço. Ela destaca que a simplicidade não é algo que pode ser alcançado facilmente, mas sim através de um processo de aprendizado e dedicação.

Fragmento 4 – Jorge Amado

“O que é o amor senão a maior das loucuras?”

Este fragmento foi retirado do livro “Gabriela, Cravo e Canela” de Jorge Amado. Nele, o autor faz uma reflexão sobre o amor e a forma como ele pode nos fazer agir de maneira irracional. Ele destaca que o amor é uma emoção poderosa e que pode levar as pessoas a cometer loucuras.

Conclusão

Os fragmentos apresentados acima são apenas alguns exemplos da riqueza da literatura brasileira. Cada obra e cada autor têm uma visão única e especial sobre o mundo e a sociedade em que vivemos. Através da leitura dessas obras, podemos expandir nossos horizontes e entender melhor a história e a cultura do Brasil.

FAQs

1. Qual é a importância da literatura brasileira?

A literatura brasileira é uma forma de expressão artística que retrata a cultura, a história e a sociedade do Brasil. Ela é importante porque nos ajuda a entender melhor o país em que vivemos e a refletir sobre questões importantes, como a identidade cultural e social.

2. O que podemos aprender com a leitura da literatura brasileira?

A leitura da literatura brasileira pode nos ensinar sobre a história, a cultura e a sociedade do Brasil. Além disso, ela pode nos ajudar a desenvolver nossa capacidade crítica e de reflexão sobre o mundo em que vivemos.

3. Quais são as principais obras da literatura brasileira?

Alguns exemplos de obras da literatura brasileira incluem “Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis, “Grande Sertão: Veredas” de Guimarães Rosa, “O Cortiço” de Aluísio Azevedo, “Vidas Secas” de Graciliano Ramos, “Capitães da Areia” de Jorge Amado, “A Hora da Estrela” de Clarice Lispector, e “Dom Casmurro” de Machado de Assis.

Related video of os fragmentos abaixo retirados de obras da literatura brasileira

https://www.youtube.com/embed/

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait