Os Controles De Adições, Exclusões E Compensações Do Lucro Real

Reza October 13, 2021
Análise de adições e exclusões no lucro real, considerando impactos em

O lucro real é o resultado obtido pela empresa após a dedução das despesas e das receitas. Ele é utilizado para calcular o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Existem algumas adições, exclusões e compensações que podem ser feitas no lucro real para se chegar a um valor mais justo e adequado para a base de cálculo do imposto.

Adições

As adições são valores que são somados ao lucro real para o cálculo do imposto. Elas podem ser obrigatórias ou facultativas e são definidas pela legislação tributária. Algumas das adições obrigatórias são:

  • Juros sobre o capital próprio;
  • Depreciação acelerada;
  • Amortização de ágio;
  • Variação cambial positiva.

As adições facultativas podem ser feitas pela empresa e são utilizadas para aumentar o lucro real, reduzir o imposto a pagar ou gerar créditos tributários. Algumas das adições facultativas são:

  • Provisão para perdas em investimentos;
  • Despesas com juros de empréstimos para aquisição de participações societárias;
  • Depreciação de bens que não constam na escrituração contábil.

Exclusões

As exclusões são valores que são subtraídos do lucro real para o cálculo do imposto. Elas podem ser obrigatórias ou facultativas e também são definidas pela legislação tributária. Algumas das exclusões obrigatórias são:

  • Lucros e dividendos recebidos de outras empresas;
  • Variação cambial negativa;
  • Prejuízos fiscais de anos anteriores;
  • Despesas com multas e juros de mora.

As exclusões facultativas são utilizadas para reduzir o lucro real, aumentar o prejuízo fiscal ou gerar créditos tributários. Algumas das exclusões facultativas são:

  • Provisão para perdas em estoques;
  • Despesas com doações a entidades sem fins lucrativos;
  • Despesas com investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

Compensações

As compensações são utilizadas para reduzir o imposto a pagar ou gerar créditos tributários. Elas podem ser feitas entre adições e exclusões do mesmo período de apuração ou entre períodos de apuração diferentes. Algumas das compensações possíveis são:

For more information, please click the button below.
  • Compensação de prejuízos fiscais de anos anteriores;
  • Compensação de bases negativas da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • Compensação de créditos de PIS e COFINS.

Controles

Para realizar os controles de adições, exclusões e compensações do lucro real, a empresa deve manter uma escrituração contábil detalhada e organizada. É necessário que todos os lançamentos estejam corretos e bem documentados para que não haja problemas com a fiscalização.

Além disso, é importante que a empresa faça uma análise minuciosa de todas as adições, exclusões e compensações possíveis para que possa escolher as opções mais vantajosas para o seu negócio. É preciso avaliar os impactos financeiros e tributários de cada uma dessas operações antes de realizá-las.

Conclusão

Os controles de adições, exclusões e compensações do lucro real são essenciais para que a empresa possa calcular corretamente o seu imposto devido e evitar problemas com a fiscalização. É importante que a empresa faça uma análise detalhada de todas as possibilidades de adições, exclusões e compensações para escolher as opções mais vantajosas para o seu negócio.

FAQs

1. Como posso saber quais adições, exclusões e compensações são obrigatórias?

As adições, exclusões e compensações obrigatórias são definidas pela legislação tributária. É importante que a empresa consulte um contador ou um advogado tributarista para saber quais são essas obrigações.

2. É possível fazer compensações entre períodos de apuração diferentes?

Sim, é possível fazer compensações entre períodos de apuração diferentes. No entanto, é necessário que a empresa esteja em dia com todas as suas obrigações fiscais para poder realizar essa operação.

3. Quais são as consequências de não realizar os controles corretamente?

A empresa pode estar sujeita a multas e outras penalidades previstas na legislação tributária caso não realize os controles corretamente. Além disso, ela pode ter problemas com a fiscalização e ter que pagar impostos atrasados com juros e multas.

Related video of os controles de adições exclusões e compensações do lucro real

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait