Organismos Autótrofos E Heterótrofos Realizam Processos

Reza August 1, 2021
Diferença entre autotróficos e heterotróficos 2022 Notícia

Os organismos são seres vivos que realizam processos para manter suas funções vitais. Esses processos são divididos em dois tipos: autotróficos e heterotróficos. Os organismos autótrofos são aqueles que produzem seu próprio alimento a partir de compostos inorgânicos, enquanto os organismos heterotrófos são aqueles que obtêm seu alimento a partir de outros seres vivos ou matéria orgânica morta.

Organismos autótrofos

Os organismos autótrofos são aqueles que conseguem produzir seu próprio alimento. Eles são capazes de realizar a fotossíntese ou a quimiossíntese para produzir compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos. A fotossíntese é realizada por plantas, algas e algumas bactérias, enquanto a quimiossíntese é realizada por bactérias que vivem em ambientes extremos, como fontes hidrotermais no fundo do oceano.

Na fotossíntese, a energia luminosa é captada pelos pigmentos fotossintéticos, como a clorofila, e é utilizada para produzir compostos orgânicos a partir de dióxido de carbono e água. Esse processo libera oxigênio como subproduto. A equação geral da fotossíntese é:

6CO2 + 6H2O + energia luminosa → C6H12O6 + 6O2

Na quimiossíntese, a energia é obtida a partir da oxidação de compostos inorgânicos, como sulfetos, para produzir compostos orgânicos. Esse processo não libera oxigênio como subproduto. A equação geral da quimiossíntese é:

CO2 + 4H2S + O2 → CH2O + 4S + 3H2O

For more information, please click the button below.

Organismos heterótrofos

Os organismos heterótrofos são aqueles que não conseguem produzir seu próprio alimento e dependem de outros seres vivos ou matéria orgânica morta para obter nutrientes. Eles são divididos em três grupos: herbívoros, carnívoros e onívoros.

Os herbívoros são animais que se alimentam de plantas ou algas. Eles são capazes de digerir a celulose, um composto presente na parede celular das plantas, com a ajuda de bactérias simbiontes em seu trato digestivo. Exemplos de herbívoros são vacas, cavalos e coelhos.

Os carnívoros são animais que se alimentam de outros animais. Eles possuem dentes e garras adaptados para a captura e a matança de suas presas. Exemplos de carnívoros são leões, tubarões e águias.

Os onívoros são animais que se alimentam tanto de plantas como de animais. Eles possuem dentes adaptados para a mastigação de vegetais e também para a matança de presas. Exemplos de onívoros são seres humanos, ursos e porcos.

Processos realizados pelos organismos autótrofos e heterótrofos

Os organismos autótrofos e heterótrofos realizam processos que são essenciais para a manutenção da vida. Esses processos incluem:

Respiração celular

A respiração celular é o processo pelo qual os organismos convertem os nutrientes em energia utilizável. Esse processo ocorre em todas as células e envolve a quebra de compostos orgânicos, como a glicose, em dióxido de carbono e água, liberando energia na forma de ATP. Esse processo é realizado tanto pelos organismos autótrofos como pelos heterótrofos.

Excreção

A excreção é o processo pelo qual os organismos eliminam os resíduos metabólicos do corpo. Esses resíduos incluem compostos nitrogenados, como a ureia, e outros compostos tóxicos, como o dióxido de carbono. Os organismos autótrofos e heterótrofos realizam a excreção para manter o equilíbrio químico do corpo e evitar a acumulação de resíduos metabólicos tóxicos.

Crescimento e reprodução

O crescimento e a reprodução são processos essenciais para a sobrevivência dos organismos. Os organismos autótrofos e heterótrofos realizam o crescimento e a reprodução para aumentar o número de indivíduos e garantir a sobrevivência da espécie. O crescimento envolve a síntese de novas células e a divisão celular, enquanto a reprodução envolve a produção de gametas e a fusão desses gametas para formar um novo indivíduo.

Conclusão

Em resumo, os organismos autótrofos e heterótrofos realizam processos essenciais para a manutenção da vida. Os organismos autótrofos produzem seu próprio alimento a partir de compostos inorgânicos por meio da fotossíntese ou da quimiossíntese, enquanto os organismos heterótrofos obtêm seu alimento a partir de outros seres vivos ou matéria orgânica morta. Ambos os tipos de organismos realizam processos como a respiração celular, a excreção, o crescimento e a reprodução para manter suas funções vitais e garantir a sobrevivência da espécie.

FAQs

1. Todos os organismos autótrofos realizam fotossíntese?

Não, existem organismos autótrofos que realizam quimiossíntese para produzir seu próprio alimento a partir de compostos inorgânicos. Esses organismos vivem em ambientes extremos, como fontes hidrotermais no fundo do oceano.

2. Todos os organismos heterótrofos são carnívoros?

Não, existem organismos heterótrofos que se alimentam de plantas ou matéria orgânica morta, como os herbívoros e os decompositores. Os carnívoros são apenas um dos três grupos de organismos heterótrofos.

3. A excreção é um processo realizado apenas pelos organismos heterótrofos?

Não, tanto os organismos autótrofos como os heterótrofos realizam a excreção para eliminar os resíduos metabólicos do corpo e manter o equilíbrio químico do corpo.

Related video of organismos autotrofos e heterotrofos realizam processos

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait