Orações Subordinadas Adjetivas Exercícios Tirinhas

Reza June 7, 2022
Orações Subordinadas Adjetivas Exercícios Tirinhas EDUCA

As orações subordinadas adjetivas são aquelas que têm a função de qualificar um substantivo. Elas são introduzidas por pronomes relativos, como “que”, “quem”, “cujo”, “onde”, entre outros. Essas orações podem ser explicativas ou restritivas, e é importante saber diferenciá-las para não cometer erros de interpretação.

Explicativas x Restritivas

As orações explicativas têm a função de esclarecer ou acrescentar informações sobre o substantivo que está sendo qualificado. Elas são sempre separadas por vírgula e não alteram o sentido da frase principal.

Exemplo:

O aluno, que é muito dedicado, sempre tira notas boas.

Nesse exemplo, a oração “que é muito dedicado” é explicativa, pois acrescenta uma informação sobre o aluno, mas não altera o sentido da frase principal, que é “o aluno sempre tira notas boas”.

Já as orações restritivas têm a função de delimitar ou restringir o substantivo que está sendo qualificado. Elas não são separadas por vírgula e alteram o sentido da frase principal.

For more information, please click the button below.

Exemplo:

O aluno que estuda todo dia sempre tira notas boas.

Nesse exemplo, a oração “que estuda todo dia” é restritiva, pois delimita o aluno que tira notas boas – apenas o que estuda todo dia – e altera o sentido da frase principal, que seria “o aluno sempre tira notas boas”.

Exercícios

Para praticar o uso das orações subordinadas adjetivas, é importante fazer exercícios. Aqui vão alguns:

  1. Indique se as orações abaixo são explicativas ou restritivas:
    1. O livro, que eu comprei ontem, é muito interessante.
    2. A menina que está ali é minha prima.
  2. Complete as frases abaixo com uma oração subordinada adjetiva:
    1. Eu conheço uma pessoa __________ mora perto daqui.
    2. Vi um filme __________ achei muito engraçado.

Respostas

    1. Explicativa
    2. Restritiva
    1. que
    2. que

Tirinhas

As tirinhas são uma ótima forma de praticar o uso das orações subordinadas adjetivas, já que muitas vezes elas apresentam frases com esse tipo de oração. Veja alguns exemplos:

Tirinha com oração subordinada adjetiva

Nessa tirinha, a oração “que é muito engraçado” é explicativa, pois acrescenta uma informação sobre o filme, mas não altera o sentido da frase principal, que é “o filme é engraçado”.

Tirinha com oração subordinada adjetiva

Já nessa tirinha, a oração “que não tem nada a ver comigo” é restritiva, pois delimita a pessoa que o personagem está descrevendo – apenas aquela que não tem nada a ver com ele – e altera o sentido da frase principal, que seria “tem muita gente que não gosta de mim”.

Conclusão

As orações subordinadas adjetivas são importantes para a construção de frases mais complexas e precisas. É importante saber diferenciar as orações explicativas das restritivas, para não cometer erros de interpretação. Praticar com exercícios e tirinhas é uma ótima forma de fixar o conteúdo.

FAQs

1. Qual é a diferença entre uma oração explicativa e uma restritiva?

As orações explicativas têm a função de esclarecer ou acrescentar informações sobre o substantivo que está sendo qualificado. Elas são sempre separadas por vírgula e não alteram o sentido da frase principal. Já as orações restritivas têm a função de delimitar ou restringir o substantivo que está sendo qualificado. Elas não são separadas por vírgula e alteram o sentido da frase principal.

2. Como praticar o uso das orações subordinadas adjetivas?

Uma forma de praticar o uso das orações subordinadas adjetivas é fazendo exercícios, como os exemplos apresentados neste texto. Outra forma é ler textos e identificar as orações subordinadas adjetivas presentes neles. As tirinhas também são uma ótima forma de praticar, já que muitas vezes apresentam frases com esse tipo de oração.

3. Qual é a importância das orações subordinadas adjetivas?

As orações subordinadas adjetivas são importantes para a construção de frases mais complexas e precisas. Elas permitem qualificar um substantivo de forma mais detalhada, acrescentando informações importantes para a compreensão da mensagem que se quer transmitir.

Related video of orações subordinadas adjetivas exercícios tirinhas

blank

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait