Onde Fica O Dígito Do Rg?

Reza May 16, 2022
Quantos DÍGITOS tem o número do RG?

O Registro Geral (RG) é um documento de identificação utilizado no Brasil. Ele é emitido pelas Secretarias de Segurança Pública de cada estado e é composto por uma sequência de números que identificam o cidadão. Mas, além dos números, o RG também possui um dígito verificador, que serve para evitar erros de digitação e fraudes.

O que é o dígito do RG?

O dígito do RG é a última sequência de números do documento, que serve para verificar se o número do RG foi digitado corretamente. Ele é calculado a partir dos outros números presentes no RG e segue uma fórmula matemática.

Como é calculado o dígito do RG?

O cálculo do dígito do RG é feito através de uma fórmula matemática simples, que utiliza os outros números presentes no documento. A fórmula varia de acordo com o estado em que o RG foi emitido, mas em geral ela segue o seguinte padrão:

  1. Multiplique o primeiro número do RG por 2;
  2. Multiplique o segundo número do RG por 3;
  3. Multiplique o terceiro número do RG por 4;
  4. E assim por diante, até o penúltimo número do RG;
  5. Soma-se o resultado de todas as multiplicações;
  6. Divide-se o resultado da soma por 11;
  7. O dígito verificador é o resto da divisão por 11;
  8. Se o resto da divisão for igual a 10, o dígito verificador é substituído pela letra X.

Onde fica o dígito do RG?

O dígito do RG fica na última posição do documento, após os números do registro. Ele é separado dos demais números por um hífen (-) ou por um ponto (.). Por exemplo, o RG 12345678-9 possui o dígito verificador 9.

Para que serve o dígito do RG?

O dígito do RG serve para evitar erros de digitação e fraudes. Como a fórmula de cálculo do dígito é baseada nos outros números do documento, qualquer erro de digitação ou falsificação do RG será detectado pelo sistema de verificação.

Qual a importância do RG?

O RG é um dos documentos de identificação mais importantes do Brasil. Ele é utilizado para comprovar a identidade do cidadão em diversas situações, como na abertura de contas bancárias, na contratação de serviços, no acesso a programas sociais do governo, entre outras.

For more information, please click the button below.

Além disso, o RG também é um documento obrigatório para a emissão de outros documentos, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Passaporte.

Conclusão

O dígito do RG é uma sequência de números que serve para verificar se o número do documento foi digitado corretamente. Ele é calculado a partir de uma fórmula matemática simples, que utiliza os outros números presentes no RG. O dígito fica na última posição do documento e serve para evitar erros de digitação e fraudes. O RG é um dos documentos de identificação mais importantes do Brasil, e sua emissão é obrigatória para a obtenção de outros documentos.

FAQs

1. Como faço para saber o dígito do meu RG?

Você pode consultar o dígito do seu RG diretamente no documento, na última posição após os números do registro. Caso não tenha acesso ao documento, você pode solicitar uma segunda via na Secretaria de Segurança Pública do seu estado.

2. O que fazer se o dígito do meu RG estiver errado?

Caso você identifique um erro no dígito do seu RG, é importante corrigi-lo o mais rápido possível. Você pode solicitar a correção na Secretaria de Segurança Pública do seu estado, apresentando documentação que comprove o erro no registro.

3. Como faço para emitir a segunda via do meu RG?

Para emitir a segunda via do RG, você deve procurar a Secretaria de Segurança Pública do seu estado e apresentar documentos que comprovem sua identidade e residência. O procedimento pode variar de acordo com cada estado, por isso é importante consultar as informações específicas na página da Secretaria de Segurança Pública do seu estado.

Related video of onde fica o digito do rg

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait