Ocupação Pré-Colonial Do Atual Estado De Pernambuco

Reza July 29, 2021
Ocupação précolonial do atual Estado de Pernambuco Coggle Diagram

O estado de Pernambuco está localizado na região Nordeste do Brasil e possui uma rica história pré-colonial. Antes da chegada dos colonizadores portugueses, a região era habitada por inúmeras tribos indígenas que deixaram importantes marcas culturais na história do estado.

Tribos indígenas

As tribos indígenas que habitavam Pernambuco eram diversas e apresentavam diferentes culturas e modos de vida. Entre as principais tribos, destacam-se:

  • Tupinambás
  • Xucurus
  • Cariris
  • Caetés
  • Tabajaras
  • Potiguaras

Cada uma dessas tribos possuía uma organização social própria e desenvolvia atividades econômicas como a caça, pesca, agricultura e artesanato.

Artefatos indígenas

Os indígenas de Pernambuco eram habilidosos na confecção de artefatos que eram utilizados em sua rotina diária. Entre os principais artefatos produzidos, destacam-se:

  • Cerâmicas decoradas
  • Instrumentos musicais
  • Objetos de caça e pesca
  • Objetos de adorno pessoal

Esses artefatos são importantes registros da cultura indígena e podem ser encontrados em museus e sítios arqueológicos em todo o estado.

Colonização

A colonização portuguesa em Pernambuco teve início no século XVI, com a chegada de Duarte Coelho. A partir daí, a região passou por diversas transformações sociais, políticas e econômicas.

For more information, please click the button below.

Os portugueses trouxeram consigo uma nova cultura e um novo sistema de produção, que substituiu as atividades econômicas dos indígenas. O cultivo da cana-de-açúcar se tornou a principal atividade econômica da região e trouxe consigo a necessidade de mão de obra escrava.

Conclusão

A ocupação pré-colonial do atual estado de Pernambuco foi marcada pela presença de diversas tribos indígenas, cada uma com sua cultura e modo de vida próprios. Essas tribos deixaram importantes registros arqueológicos que ajudam a contar a história da região.

A chegada dos colonizadores portugueses trouxe consigo uma nova cultura e um novo sistema de produção, que transformou a economia da região e substituiu as atividades econômicas dos indígenas. Apesar disso, a cultura indígena ainda é muito presente em Pernambuco e pode ser vista em museus e sítios arqueológicos.

FAQs

1. Quais tribos indígenas ainda existem em Pernambuco?

Atualmente, existem diversas tribos indígenas em Pernambuco, incluindo os Xucurus, os Pankararus e os Trukás.

2. Onde posso encontrar sítios arqueológicos em Pernambuco?

Existem diversos sítios arqueológicos em Pernambuco, incluindo o Sítio Arqueológico Xambá, em Olinda, e o Sítio Arqueológico do Cabo, em Cabo de Santo Agostinho.

3. Qual a importância da cultura indígena em Pernambuco?

A cultura indígena é muito importante em Pernambuco, pois ajuda a contar a história da região e preserva tradições e costumes que são passados de geração em geração.

Related video of ocupação pré-colonial do atual estado de pernambuco

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait