O Vocábulo Protestas Apresenta O Mesmo Gênero Gramatical De

Reza October 17, 2022
2. Assinale a alternativa que apresenta as características do gênero

Vamos começar esta explicação entendendo o que é um vocábulo. Vocábulo é a unidade básica da língua, que pode ser uma palavra, parte de uma palavra ou uma combinação de palavras. Já o gênero gramatical se refere à classificação das palavras em masculino ou feminino.

No caso do vocábulo “protestas”, ele apresenta o mesmo gênero gramatical de outras palavras que terminam em “as”, como “calças”, “asas”, “férias”, entre outras. Todas essas palavras são, em sua maioria, femininas.

Explicando o Gênero Gramatical

Em português, as palavras são classificadas em dois gêneros: masculino e feminino. Essa classificação é definida pela terminação da palavra, pelo artigo que a acompanha e/ou pelo sentido que a palavra transmite.

As palavras masculinas, geralmente, apresentam terminações em “o”, “or” e “ão”. Já as palavras femininas, apresentam terminações em “a”, “ora” e “ção”. No entanto, essa regra não é absoluta, já que existem palavras que fogem a essa classificação.

É importante ressaltar que o gênero gramatical não tem relação com o sexo ou gênero das pessoas ou objetos que a palavra se refere. Por exemplo, a palavra “garfo” é masculina, mas não tem relação com o sexo masculino.

Protestas – um Substantivo Feminino

No caso específico do vocábulo “protestas”, ele é um substantivo feminino. Isso significa que ele se refere a uma ação ou manifestação de protesto, e deve ser utilizado com artigos e pronomes femininos, como “a”, “uma”, “sua”, “ela”.

For more information, please click the button below.

Exemplos de frases utilizando o vocábulo “protestas”:

  • Aquelas manifestações foram as maiores protestas da história do país.
  • Eu participei das protestas contra a reforma da previdência.
  • As protestas dos estudantes foram pacíficas e organizadas.

Outras Palavras com Mesmo Gênero Gramatical

Como mencionado anteriormente, outras palavras que apresentam o mesmo gênero gramatical de “protestas” são aquelas que terminam em “as”. A maioria dessas palavras é feminina, mas existem exceções.

Confira abaixo uma lista de palavras que apresentam o mesmo gênero gramatical de “protestas”:

  • Calças
  • Asas
  • Férias
  • Matemáticas
  • Trevas
  • Tréguas
  • Algumas palavras de origem grega ou latina, como “crise”, “tese” e “análise”.

Palavras com Gênero Variável

Nem todas as palavras da língua portuguesa apresentam um gênero gramatical fixo. Algumas palavras apresentam gênero variável, ou seja, podem ser utilizadas tanto no masculino quanto no feminino, dependendo do contexto em que são utilizadas.

Confira abaixo algumas palavras que apresentam gênero variável:

  • O estudante / A estudante
  • O dentista / A dentista
  • O jornalista / A jornalista
  • O artista / A artista
  • O poeta / A poetisa
  • O cônjuge / A cônjuge

Conclusão

O vocábulo “protestas” apresenta o mesmo gênero gramatical de outras palavras que terminam em “as”. No caso específico de “protestas”, ele é um substantivo feminino, que se refere a uma ação ou manifestação de protesto.

É importante ressaltar que o gênero gramatical não tem relação com o sexo ou gênero das pessoas ou objetos a que a palavra se refere. É apenas uma classificação gramatical da língua portuguesa.

FAQs

1. Por que algumas palavras apresentam gênero variável?

Algumas palavras apresentam gênero variável porque são utilizadas para se referir a pessoas ou objetos que podem ser do sexo masculino ou feminino. Nesses casos, é possível utilizar a palavra tanto no masculino quanto no feminino, dependendo do contexto em que é utilizada.

2. Todas as palavras que terminam em “as” são femininas?

Nem todas as palavras que terminam em “as” são femininas. Existem exceções, como as palavras “país” e “lápis”, que são masculinas.

3. Existe alguma regra para definir o gênero gramatical de uma palavra?

Existem algumas regras para definir o gênero gramatical de uma palavra em português, como a terminação da palavra e o artigo que a acompanha. No entanto, existem muitas exceções e palavras que fogem a essas regras, o que pode tornar a definição do gênero gramatical uma tarefa mais complexa.

Related video of o vocábulo protestas apresenta o mesmo gênero gramatical de

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait