O Termo Empirismo Vem Do Latim Empiria Que Significa Experiência

Reza September 12, 2021
O Termo Empirismo Vem Do Latim Empiria Que Significa Experiência EDUCA

O Empirismo é uma corrente filosófica que tem como principal característica a valorização da experiência como fonte de conhecimento. O termo vem do latim empiria, que significa experiência.

O Que é o Empirismo?

O Empirismo é uma corrente filosófica que teve seu auge no século XVII, principalmente na Inglaterra, e que tem como principal característica a valorização da experiência como fonte de conhecimento. Segundo os empiristas, todo o conhecimento humano tem origem na experiência, ou seja, tudo que sabemos é fruto de nossas percepções sensoriais e das relações que estabelecemos com o mundo ao nosso redor.

Para os empiristas, não existem ideias inatas ou conhecimentos que não tenham sido adquiridos através da experiência. A mente humana, segundo essa corrente filosófica, é como uma tábula rasa, ou seja, uma folha em branco que é preenchida ao longo da vida com as experiências que vivenciamos.

Principais Empiristas

Entre os principais representantes do Empirismo estão:

  • Francis Bacon;
  • John Locke;
  • George Berkeley;
  • David Hume.

Francis Bacon e o Empirismo Indutivo

Francis Bacon, considerado o pai do Empirismo Moderno, foi um filósofo, político e cientista inglês que viveu no século XVII. Ele é conhecido por seu método científico indutivo, que tem como base a observação sistemática dos fenômenos naturais e a elaboração de hipóteses a partir dessas observações.

Para Bacon, a ciência deveria se basear na observação e experimentação, evitando as especulações teóricas e a priori. Ele também defendia a ideia de que o conhecimento científico deveria ser aplicado para o bem da humanidade, buscando soluções práticas para os problemas do cotidiano.

For more information, please click the button below.

John Locke e o Empirismo Clássico

John Locke foi um filósofo inglês que viveu no século XVII e é conhecido por sua obra “Ensaio sobre o Entendimento Humano”. Ele é considerado um dos principais representantes do Empirismo Clássico.

Para Locke, o conhecimento humano é adquirido a partir da experiência sensorial, que é processada pela mente. Segundo ele, a mente humana é como um papel em branco que é preenchido pelas percepções sensoriais que recebemos do mundo ao nosso redor.

Locke também defendia a ideia de que o conhecimento humano é limitado e imperfeito, e que devemos estar sempre dispostos a questionar nossas crenças e buscar novas experiências para expandir nosso conhecimento.

George Berkeley e o Idealismo Empirista

George Berkeley foi um filósofo irlandês que viveu no século XVIII e é conhecido por sua obra “Tratado sobre os Princípios do Conhecimento Humano”. Ele é considerado um dos principais representantes do Idealismo Empirista.

Para Berkeley, todo o conhecimento humano é limitado à nossa percepção sensorial, ou seja, não podemos conhecer nada além do que percebemos. Ele também defendia a ideia de que o mundo material não existe independentemente de nossa percepção, ou seja, todo o mundo material é uma construção da mente humana.

David Hume e o Empirismo Cético

David Hume foi um filósofo escocês que viveu no século XVIII e é conhecido por sua obra “Investigação sobre o Entendimento Humano”. Ele é considerado um dos principais representantes do Empirismo Cético.

Para Hume, todo o conhecimento humano é limitado à nossa percepção sensorial, e não podemos conhecer nada além disso. Ele também questionava a possibilidade de conhecimento a priori, ou seja, conhecimento que não é adquirido através da experiência.

Hume também defendia a ideia de que não podemos provar a existência de Deus ou de causas e efeitos, e que todas as nossas crenças são baseadas em hábitos e associações mentais que foram adquiridos através da experiência.

Conclusão

O Empirismo é uma corrente filosófica que valoriza a experiência como fonte de conhecimento. Segundo os empiristas, todo o conhecimento humano tem origem na experiência, e não existem ideias inatas ou conhecimentos que não tenham sido adquiridos através dela.

Entre os principais representantes do Empirismo estão Francis Bacon, John Locke, George Berkeley e David Hume, cada um com suas particularidades e contribuições para essa corrente filosófica.

FAQs

O que é o método científico indutivo?

O método científico indutivo é um método de investigação científica que tem como base a observação sistemática dos fenômenos naturais e a elaboração de hipóteses a partir dessas observações. Esse método foi proposto por Francis Bacon, que defendia a ideia de que a ciência deveria se basear na observação e experimentação, evitando as especulações teóricas e a priori.

O que é o Empirismo Clássico?

O Empirismo Clássico é uma corrente filosófica que teve seu auge no século XVII e é representada principalmente por John Locke. Essa corrente filosófica tem como principal característica a valorização da experiência como fonte de conhecimento, e defende a ideia de que todo o conhecimento humano é adquirido a partir da experiência sensorial.

O que é o Empirismo Cético?

O Empirismo Cético é uma corrente filosófica que teve seu auge no século XVIII e é representada principalmente por David Hume. Essa corrente filosófica tem como principal característica a valorização da experiência como fonte de conhecimento, mas questiona a possibilidade de conhecimento a priori e defende a ideia de que todas as nossas crenças são baseadas em hábitos e associações mentais que foram adquiridos através da experiência.

Related video of o termo empirismo vem do latim empiria que significa experiência

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait