O Soro Fisiológico É Uma Solução Aquosa

Reza April 10, 2022
SORO FISIOLÓGICO ADV GOTAS 250 ML Drogão Super

O soro fisiológico é uma solução aquosa estéril, isotônica e incolor, composta por água e cloreto de sódio (NaCl) em uma concentração de 0,9%. Ele é utilizado em diversas áreas da saúde, como em procedimentos médicos e cirúrgicos, na limpeza de ferimentos e na hidratação de pacientes.

Composição

Como mencionado anteriormente, o soro fisiológico é composto principalmente por água e cloreto de sódio (NaCl). Essa solução é isotônica, ou seja, apresenta a mesma concentração de sais que o plasma sanguíneo humano. Isso faz com que seja absorvida de forma mais rápida pelo organismo e não cause irritações ou efeitos colaterais.

Além do cloreto de sódio, o soro fisiológico pode conter outros componentes, como cloreto de potássio, cloreto de cálcio, bicarbonato de sódio e glicose.

Utilização

O soro fisiológico é amplamente utilizado na área da saúde, principalmente em hospitais e clínicas médicas. Ele é utilizado para:

  • Hidratação de pacientes em estado de desidratação;
  • Limpeza de ferimentos, queimaduras e outras lesões cutâneas;
  • Diluição de medicamentos;
  • Lavagem de cavidades, como nariz, olhos e ouvidos;
  • Procedimentos médicos e cirúrgicos, como em lavagens peritoneais e hemodiálise.

Além disso, o soro fisiológico também pode ser utilizado em casa, para limpeza dos olhos e nariz, por exemplo.

Armazenamento

O soro fisiológico é um produto que deve ser armazenado em local fresco e seco, protegido da luz e do calor. Ele deve ser mantido em sua embalagem original, que deve estar lacrada e livre de danos. Antes de utilizar o soro fisiológico, é importante verificar a data de validade do produto. Após aberto, ele deve ser utilizado imediatamente ou descartado, caso não seja usado.

For more information, please click the button below.

Contraindicações

O soro fisiológico é uma solução considerada segura e sem contraindicações. No entanto, em casos de hipersensibilidade a algum dos componentes da solução, é importante evitar o uso. Além disso, em casos de doenças renais ou hepáticas, é importante consultar um médico antes de utilizar o soro fisiológico.

Conclusão

O soro fisiológico é uma solução aquosa composta por água e cloreto de sódio, que apresenta uma concentração isotônica, semelhante à do plasma sanguíneo humano. Ele é utilizado em diversas áreas da saúde, como em procedimentos médicos e cirúrgicos, na limpeza de ferimentos e na hidratação de pacientes. Além disso, é um produto considerado seguro e sem contraindicações, desde que utilizado corretamente.

FAQs

1. Qual a diferença entre soro fisiológico e soro glicosado?

O soro fisiológico é composto por água e cloreto de sódio, enquanto o soro glicosado é uma solução que contém glicose e água. Ambos são utilizados na hidratação de pacientes, mas o soro glicosado é utilizado em casos de desidratação com perda de glicose, como em casos de diabetes.

2. Posso utilizar soro fisiológico para limpar meus olhos?

Sim, o soro fisiológico é indicado para a limpeza dos olhos. Ele pode ser utilizado para remover sujeiras e secreções, além de ajudar na hidratação dos olhos em casos de olhos secos.

3. Qual a validade do soro fisiológico após aberto?

O soro fisiológico deve ser utilizado imediatamente após aberto ou descartado, caso não seja utilizado. Ele não deve ser guardado após aberto, pois pode contaminar-se facilmente.

Related video of o soro fisiologico é uma solução aquosa

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait