O Senso Comum Nos Diz Que Os Polímeros Orgânicos

Reza March 24, 2022
O Senso Comum Nos Diz Que Os Polímeros Orgânicos EDUCA

O senso comum é o conhecimento que adquirimos através da experiência cotidiana, do senso prático e da observação do mundo ao nosso redor. Quando se trata dos polímeros orgânicos, o senso comum nos diz que são substâncias químicas artificiais, produzidas em laboratórios para diversos fins, como embalagens, revestimentos, adesivos, entre outros.

O que são polímeros orgânicos?

Os polímeros orgânicos são compostos químicos formados por moléculas de monômeros, que se unem através de reações de polimerização. Esses polímeros possuem cadeias moleculares longas e são formados por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e outros elementos.

Como são produzidos os polímeros orgânicos?

Os polímeros orgânicos são produzidos em laboratórios através de reações químicas de polimerização. Existem diferentes tipos de polímeros orgânicos, como os sintéticos e os naturais. Os sintéticos são produzidos a partir de matérias-primas como petróleo, gás natural e carvão, enquanto os naturais são encontrados em plantas e animais.

Quais são as aplicações dos polímeros orgânicos?

Os polímeros orgânicos têm uma ampla gama de aplicações em diferentes setores da indústria, como:

  • Embalagens: filmes plásticos, sacolas, garrafas, entre outros;
  • Construção civil: tubos, cabos elétricos, isolantes, tintas, entre outros;
  • Automotivo: pneus, para-choques, painéis, entre outros;
  • Têxtil: fibras sintéticas, tecidos, tapetes, entre outros;
  • Eletrônicos: componentes, baterias, entre outros.

Por que o senso comum associa os polímeros orgânicos a algo artificial?

O senso comum associa os polímeros orgânicos a algo artificial, pois eles são produzidos em laboratórios através de reações químicas. Além disso, muitos polímeros sintéticos são utilizados na fabricação de produtos descartáveis, como sacolas plásticas e copos, o que reforça a ideia de que são materiais artificiais e sem valor.

Os polímeros orgânicos são prejudiciais ao meio ambiente?

Os polímeros orgânicos podem ser prejudiciais ao meio ambiente quando descartados de forma inadequada. Muitos desses materiais demoram centenas de anos para se decompor na natureza, causando danos aos ecossistemas e aos animais que vivem neles. Além disso, a produção de polímeros sintéticos a partir de matérias-primas não renováveis, como petróleo, pode gerar impactos ambientais negativos.

For more information, please click the button below.

Como podemos reduzir o impacto dos polímeros orgânicos no meio ambiente?

Existem diversas maneiras de reduzir o impacto dos polímeros orgânicos no meio ambiente, como:

  • Reciclagem: a reciclagem de plásticos pode reduzir a quantidade de resíduos que vão para os aterros sanitários e para o meio ambiente;
  • Uso de materiais biodegradáveis: a utilização de materiais biodegradáveis, como o PLA (ácido polilático), pode reduzir o tempo de decomposição dos polímeros no meio ambiente;
  • Redução do consumo: a redução do consumo de produtos descartáveis pode diminuir a quantidade de polímeros orgânicos produzidos e descartados no meio ambiente;
  • Desenvolvimento de novos materiais: o desenvolvimento de novos materiais, como os polímeros de origem renovável, pode reduzir o impacto ambiental da produção de polímeros orgânicos.

Conclusão

Em resumo, o senso comum nos diz que os polímeros orgânicos são materiais artificiais produzidos em laboratórios para diversos fins. No entanto, esses materiais possuem uma ampla gama de aplicações na indústria e podem ser prejudiciais ao meio ambiente quando descartados de forma inadequada. É importante buscar alternativas para reduzir o impacto dos polímeros orgânicos no meio ambiente e desenvolver novos materiais que sejam mais sustentáveis.

FAQs

1. Os polímeros orgânicos são todos produzidos em laboratórios?

Não, existem também os polímeros orgânicos naturais, que são encontrados em plantas e animais. Exemplos de polímeros orgânicos naturais são a celulose, o amido e a proteína.

2. Todos os polímeros orgânicos são prejudiciais ao meio ambiente?

Não, alguns polímeros orgânicos podem ser biodegradáveis e se decompor mais rapidamente no meio ambiente. Além disso, a forma como esses materiais são produzidos e descartados pode influenciar seu impacto ambiental.

3. A reciclagem é a única solução para reduzir o impacto dos polímeros orgânicos no meio ambiente?

Não, além da reciclagem, existem outras formas de reduzir o impacto dos polímeros orgânicos no meio ambiente, como o uso de materiais biodegradáveis, a redução do consumo de produtos descartáveis e o desenvolvimento de novos materiais sustentáveis.

Related video of o senso comum nos diz que os polímeros orgânicos

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait