O Relógio – Vinicius De Moraes Letra

Reza January 9, 2023
**♥***♥** Diário da Profa Glauce **♥***♥** Atividades com o poema "O

Introdução

“O Relógio” é uma canção composta por Vinicius de Moraes, um dos maiores poetas e compositores brasileiros da história. Essa música, assim como muitas outras obras do artista, tem uma carga poética muito forte e pode ser interpretada de diversas formas. Neste texto, vamos falar um pouco mais sobre a letra de “O Relógio”, suas possíveis interpretações e algumas curiosidades sobre o autor.

Letra

De manhã escureço

De dia tardo

De tarde anoiteço

De noite ardo

A oeste a morte

For more information, please click the button below.

Contra quem vivo

Do sul cativo

Ó que desconsolo

Da sorte

Contra quem sou

Do norte memoria

Contra quem esqueço

Do leste a quem eu amo

O relógio é meu

E o tempo é teu

Análise

“O Relógio” é uma canção curta, mas que traz muita profundidade em suas poucas linhas. A letra é uma reflexão sobre a passagem do tempo e como isso afeta nossa vida. Vinicius começa dizendo que de manhã escurece, uma metáfora para o início da vida, quando ainda não temos clareza sobre o que queremos e para onde vamos. De dia tardo, ou seja, demoro para tomar decisões e seguir em frente. De tarde anoiteço, o que pode ser interpretado como uma alusão à velhice, quando já estamos próximos do fim. E de noite ardo, ou seja, sofro por não ter aproveitado melhor o tempo que tive. Em seguida, o autor fala sobre as quatro direções cardeais. A oeste a morte, que está sempre presente e é inevitável. Contra quem vivo, ou seja, lutando contra o tempo que corre e contra a morte. Do sul cativo, que pode ser interpretado como uma referência ao passado, às coisas que ficaram para trás e que nos prendem. E então ele diz “Ó que desconsolo da sorte”, mostrando que muitas vezes não temos controle sobre o que acontece conosco. Na segunda estrofe, Vinicius fala sobre três forças que influenciam sua vida: a memória, o esquecimento e o amor. Contra quem sou do norte memoria, ou seja, lembranças que nos perseguem e moldam quem somos. Contra quem esqueço do leste, ou seja, coisas que queremos esquecer, mas que insistem em voltar à nossa mente. E por fim, do leste a quem eu amo, uma referência ao amor, que é capaz de nos dar forças para seguir em frente. Por fim, o autor conclui a letra com a frase “O relógio é meu e o tempo é teu”, mostrando que embora o tempo seja uma força que nos afeta a todos, ele é algo pessoal, que cada um deve aprender a lidar da melhor forma possível.

Curiosidades

– Vinicius de Moraes é um dos maiores nomes da música brasileira, tendo composto canções que se tornaram clássicos, como “Garota de Ipanema”, “Eu sei que vou te amar” e “Aquarela do Brasil”. – Além de compositor, Vinicius foi também poeta, dramaturgo e diplomata. – “O Relógio” foi lançada em 1961, no álbum “Canção do Amor Demais”. – A música já foi interpretada por diversos artistas, como Nara Leão, Gal Costa e Zizi Possi.

Conclusão

“O Relógio” é uma canção que traz uma reflexão profunda sobre a passagem do tempo e seus efeitos em nossas vidas. A letra de Vinicius de Moraes é poética e carregada de significado, e pode ser interpretada de diversas formas. Essa música é apenas uma das muitas obras-primas do artista, que deixou um legado importante para a cultura brasileira.

FAQs

1. Quem é Vinicius de Moraes?

Vinicius de Moraes é um dos maiores poetas e compositores brasileiros de todos os tempos. Ele é conhecido por suas letras profundas e poéticas, e é autor de clássicos da música brasileira, como “Garota de Ipanema” e “Eu sei que vou te amar”.

2. Qual é o significado da letra de “O Relógio”?

“O Relógio” é uma canção que fala sobre a passagem do tempo e como isso afeta nossas vidas. A letra é uma reflexão profunda sobre a vida e a morte, e mostra como o tempo pode ser visto de diferentes formas.

3. Quem já interpretou “O Relógio”?

“O Relógio” já foi interpretada por diversos artistas, como Nara Leão, Gal Costa e Zizi Possi. A música é considerada um clássico da MPB e já foi regravada várias vezes ao longo dos anos.

Related video of o relógio vinicius de moraes letra

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait