O Que Significa Zé Povinho?

Reza June 17, 2022
Pin em Bordalo Pinheiro

Zé Povinho é uma expressão popular muito usada em Portugal para se referir à figura do homem comum, aquele que representa o povo, o cidadão comum, sem riqueza ou poder, mas que é a maioria da população e que, portanto, é a base da sociedade. Essa figura é muito presente na cultura portuguesa, sobretudo na literatura, no teatro e nas artes plásticas. Mas de onde vem o nome Zé Povinho e como ele se tornou tão popular?

Origem do nome Zé Povinho

A origem do nome Zé Povinho remonta ao século XIX, quando o cartunista Rafael Bordalo Pinheiro criou essa figura para representar o povo português em suas charges políticas. Bordalo Pinheiro nasceu em Lisboa em 1846 e foi um dos mais importantes artistas portugueses do século XIX, notabilizando-se como caricaturista, desenhista, ceramista e jornalista.

Em 1875, ele criou uma série de charges para o jornal A Lanterna Mágica, onde retratava a vida política e social de Portugal. Foi nessa série que surgiu pela primeira vez o personagem Zé Povinho, que representava o cidadão comum – um homem simples, com bigode e cartola, vestindo uma camisa desabotoada e segurando um pau. A figura era sempre retratada como alguém que sofria com as injustiças sociais e políticas do país, mas que também tinha um senso crítico e um humor peculiar.

Com o tempo, Zé Povinho se tornou tão popular que ultrapassou as charges de Bordalo Pinheiro e se tornou um símbolo do povo português. O nome “Zé” é uma abreviação de “José”, que é um nome muito comum em Portugal, e “Povinho” é um diminutivo de “povo”. Ou seja, o nome significa literalmente “José do povo”.

Zé Povinho na cultura portuguesa

Desde sua criação, Zé Povinho se tornou uma figura muito presente na cultura portuguesa, sendo retratado em peças de teatro, poesias, músicas, pinturas e esculturas. Ele é considerado um símbolo da identidade nacional portuguesa e representa a luta do povo contra as injustiças sociais e políticas.

Uma das obras mais famosas que retrata Zé Povinho é a peça de teatro O Zé Povinho, escrita por José Régio em 1931. Nessa peça, o personagem é retratado como um trabalhador rural que luta contra a exploração dos patrões e dos poderosos. A peça foi um grande sucesso na época e é considerada uma das mais importantes do teatro português.

For more information, please click the button below.

Além da peça de teatro, Zé Povinho também foi retratado em diversas pinturas e esculturas, como a famosa estátua de Bordalo Pinheiro que fica no centro de Lisboa, em frente ao Teatro Nacional D. Maria II. Essa estátua foi inaugurada em 1901 e é um dos principais pontos turísticos da cidade.

Zé Povinho como símbolo político

Além de ser um símbolo da cultura portuguesa, Zé Povinho também é usado como símbolo político em Portugal. O Partido Comunista Português, por exemplo, usa a figura do Zé Povinho em sua propaganda política desde os anos 30, retratando-o como um trabalhador que luta contra a exploração capitalista.

Outro partido político que usa a figura do Zé Povinho é o Bloco de Esquerda, que o retrata como um cidadão comum que luta pelos seus direitos e pela justiça social. O partido chegou a lançar uma campanha eleitoral em que Zé Povinho era apresentado como candidato a primeiro-ministro, com o slogan “Portugal é de todos, não é só dos poderosos”.

Conclusão

Zé Povinho é uma figura muito importante na cultura portuguesa, representando o cidadão comum que luta contra as injustiças sociais e políticas. Criado pelo cartunista Rafael Bordalo Pinheiro no século XIX, ele se tornou um símbolo da identidade nacional portuguesa e é retratado em diversas obras de arte, como peças de teatro, pinturas e esculturas. Além disso, Zé Povinho também é usado como símbolo político por partidos de esquerda em Portugal, que o apresentam como um trabalhador que luta pelos seus direitos e pela justiça social.

FAQs

1. Zé Povinho é uma figura exclusiva de Portugal?

Sim, Zé Povinho é uma figura exclusiva da cultura portuguesa e não é conhecido em outros países.

2. Por que Zé Povinho é tão importante na cultura portuguesa?

Zé Povinho é importante na cultura portuguesa por representar o cidadão comum que luta contra as injustiças sociais e políticas. Ele é um símbolo da identidade nacional portuguesa e é retratado em diversas obras de arte, como peças de teatro, pinturas e esculturas.

3. Zé Povinho ainda é relevante nos dias de hoje?

Sim, Zé Povinho ainda é relevante nos dias de hoje como símbolo da luta dos trabalhadores e dos cidadãos comuns por seus direitos e pela justiça social. Ele é usado como símbolo político por partidos de esquerda em Portugal e continua sendo retratado em diversas obras de arte.

Related video of o que significa zé povinho

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait