O Que Significa "Vivido" No Hino Nacional?

Reza December 5, 2021
Hino Nacional Brasileiro para Baixar em PDF Letra, Cifra, Partitura e

O Hino Nacional é uma canção que representa a história e a cultura do Brasil. Uma das palavras que mais gera dúvidas sobre seu significado é “vivido”, presente na segunda estrofe da canção. Neste artigo, vamos explicar o que essa palavra significa e qual é o seu contexto no Hino Nacional.

Significado de “Vivido”

Antes de entendermos o contexto em que “vivido” é utilizado no Hino Nacional, é importante compreendermos o seu significado isoladamente. “Vivido” é o particípio passado do verbo “viver”. Esse verbo é utilizado para se referir à existência, à permanência ou à sobrevivência de algo ou alguém.

No contexto do Hino Nacional, “vivido” é utilizado para se referir às lutas e às conquistas que o Brasil enfrentou ao longo da sua história. Ou seja, o país sobreviveu a diversos desafios e superou obstáculos para chegar até onde está hoje.

O Contexto de “Vivido” no Hino Nacional

A segunda estrofe do Hino Nacional é composta pelos seguintes versos:

“Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!”

Como podemos ver, “vivido” está presente no verso seguinte a esses acima transcritos:

“Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!”
“Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
“Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida” no teu seio “mais amores”.
“Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!”

Perceba que “vivido” é utilizado para se referir ao passado do país, à sua história, às batalhas que foram travadas para que o Brasil se tornasse o que é hoje. A palavra é uma forma de reconhecer o esforço e a coragem dos nossos antepassados, que lutaram para que a nossa nação fosse livre e independente.

For more information, please click the button below.

Conclusão

Em resumo, “vivido” é uma palavra que faz referência à história do Brasil e às lutas que o país enfrentou para se tornar o que é hoje. No contexto do Hino Nacional, a palavra é utilizada para reconhecer o esforço dos nossos antepassados e para celebrar a nossa Pátria.

FAQs

1. O que significa “fulguras, ó Brasil, florão da América”?

Essa frase é uma forma de enaltecer a beleza do Brasil e a sua importância na América Latina. “Fulguras” significa brilhar intensamente, ser muito luminoso. “Florão” é um termo que significa “aquilo que se destaca”, “aquilo que é o melhor de algo”. Ou seja, a frase quer dizer que o Brasil brilha intensamente e é o melhor, em termos de beleza e importância, na América Latina.

2. Qual é o objetivo do Hino Nacional?

O Hino Nacional é uma forma de homenagear o Brasil e celebrar a sua história e cultura. A música é um símbolo nacional que representa a nossa nação e a nossa identidade enquanto povo. Além disso, o Hino Nacional é um importante meio de educação patriótica, pois ensina aos brasileiros sobre os valores e as conquistas do país.

3. Quem escreveu o Hino Nacional?

O Hino Nacional Brasileiro foi escrito por Joaquim Osório Duque Estrada em 1909. A música foi composta por Francisco Manuel da Silva em 1822, quando o Brasil ainda era uma colônia de Portugal.

Related video of o que significa vivido no hino nacional

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait