O Que Significa Pintar O Sete?

Reza September 30, 2021
Número 7 (Sete) Numeros para colorir, Numeros e quantidades, Atividades

“Pintar o sete” é uma expressão popular usada para descrever alguém que está se divertindo muito, agindo de forma desinibida ou fazendo algo de forma inusitada. Essa expressão é muito comum na língua portuguesa e faz parte do nosso vocabulário coloquial.

Origem da expressão

A origem da expressão não é muito clara, mas há algumas teorias sobre como ela surgiu. A mais aceita é que ela tenha vindo da França, onde a expressão “faire le sept” (“fazer o sete”, em português) era usada para descrever alguém que estava se divertindo muito em um jogo de cartas chamado “Baccarat”.

O “sete” era a carta mais valiosa do jogo e, por isso, quem a possuía tinha uma grande vantagem sobre os outros jogadores. Então, quando alguém estava ganhando muito no jogo, dizia-se que estava “fazendo o sete”.

Com o tempo, a expressão foi se popularizando e chegou ao Brasil, onde foi adaptada para “pintar o sete”. Essa adaptação pode ter surgido por causa da semelhança sonora entre as palavras “faire” e “peindre” (pintar, em português) em francês.

Significado da expressão

“Pintar o sete” é uma expressão que pode ter diferentes significados, dependendo do contexto em que é utilizada. Geralmente, ela é usada para descrever alguém que está se divertindo muito ou fazendo algo de forma inusitada, como:

  • Festejar muito;
  • Fazer bagunça;
  • Cometer excessos;
  • Agir de forma desinibida;
  • Cometer erros bobos;
  • Entre outras coisas.

Em resumo, “pintar o sete” é uma expressão que indica que alguém está aproveitando muito um momento e se divertindo de forma intensa.

For more information, please click the button below.

Exemplos de uso

Veja abaixo alguns exemplos de como a expressão “pintar o sete” pode ser utilizada:

  • “Ontem eu fui à festa do Pedro e pintei o sete lá!”;
  • “A Mariana adora pintar o sete quando está com as amigas.”;
  • “O João acabou pintando o sete na reunião de trabalho e agora está todo mundo bravo com ele.”;
  • “O meu sobrinho pintou o sete na escola hoje e a professora ficou bem irritada.”;
  • “Acho que hoje vou pintar o sete na balada, estou precisando me divertir um pouco.”;

Curiosidades

Além da expressão “pintar o sete”, existem outras expressões populares em português que têm origens curiosas ou pouco conhecidas. Veja algumas delas:

  • “Quebrar o galho”: essa expressão surgiu no século XVIII e se referia a uma árvore quebrada que era usada como apoio para um galho quebrado, que por sua vez servia para sustentar uma rede. Com o tempo, a expressão passou a ser usada para descrever uma solução temporária para um problema.
  • “Chutar o balde”: essa expressão surgiu no início do século XX e se referia a uma brincadeira em que um grupo de pessoas chutava um balde de metal vazio, fazendo um barulho muito forte. Com o tempo, a expressão passou a ser usada para descrever uma atitude radical ou imprudente.
  • “Dar com os burros n’água”: essa expressão surgiu no século XVIII e se referia a uma técnica de pesca em que os pescadores usavam burros para transportar a rede até o mar. Quando os burros entravam na água, a rede se desfazia e os peixes escapavam. Com o tempo, a expressão passou a ser usada para descrever uma situação em que algo não dá certo.
  • “Virar a mesa”: essa expressão surgiu no século XVIII e se referia a uma brincadeira em que um grupo de pessoas jogava um jogo de mesa e, de repente, virava a mesa para bagunçar tudo. Com o tempo, a expressão passou a ser usada para descrever uma mudança radical ou uma reviravolta em uma situação.

Conclusão

“Pintar o sete” é uma expressão popular e divertida da língua portuguesa, que indica que alguém está se divertindo muito e aproveitando um momento. Embora sua origem não seja muito clara, a expressão é muito usada no Brasil e faz parte do nosso vocabulário coloquial. Além disso, existem outras expressões populares em português que têm origens curiosas ou pouco conhecidas.

FAQs

1. A expressão “pintar o sete” é usada em outros países além do Brasil?

Não, a expressão é usada apenas no Brasil e não é comum em outros países de língua portuguesa.

2. Existe alguma variação da expressão “pintar o sete”?

Sim, em algumas regiões do Brasil a expressão pode ser adaptada de forma diferente, como “pintar o cabelo”, por exemplo.

3. A expressão “pintar o sete” pode ter um significado negativo?

Depende do contexto em que é utilizada. Embora geralmente seja usada para descrever algo positivo, como se divertir muito, a expressão também pode ser usada para descrever alguém que está agindo de forma imprudente ou irresponsável.

Related video of o que significa pintar o sete

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait