O Que Significa "Mantenho A Decisão Agravada"?

Reza November 13, 2022
A fortuna está no

Quando uma decisão judicial é tomada em um processo, as partes envolvidas têm o direito de recorrer caso não concordem com a decisão. O recurso pode ser feito através de um agravo, que é uma petição que pede que a decisão seja revista. Quando o juiz avalia o recurso e decide manter a decisão anterior, ele pode dizer que “mantém a decisão agravada”.

O que é um agravo?

O agravo é um recurso utilizado para contestar uma decisão judicial que tenha sido desfavorável. Ele pode ser interposto tanto pelas partes envolvidas no processo quanto por terceiros que possam ser afetados pela decisão. O agravo pode ser feito em primeira ou segunda instância e tem como objetivo pedir que a decisão seja revista.

Como funciona o processo de agravo?

Quando uma das partes envolvidas em um processo judicial não concorda com a decisão tomada pelo juiz, ela pode entrar com um agravo. O agravo deve ser fundamentado e conter os motivos pelos quais a decisão deve ser revista. O processo de agravo pode ser feito por meio de petição eletrônica ou física, dependendo do tribunal em que o processo está sendo julgado.

Após a entrada do agravo, o juiz responsável pelo caso avalia se ele deve ser aceito ou não. Se o juiz entender que o agravo é pertinente, ele pode determinar que a decisão anterior seja revista. Porém, se o juiz entender que o agravo não tem fundamento, ele pode mantê-la, dizendo que “mantém a decisão agravada”.

Quando o juiz pode manter a decisão agravada?

O juiz pode manter a decisão agravada quando entende que o recurso não tem fundamento ou quando a decisão anterior está correta. Quando o juiz decide manter a decisão agravada, significa que ele não encontrou motivos para rever a decisão anterior e, portanto, a decisão anterior permanece em vigor.

Quais são as outras opções após a decisão de manter o agravo?

Após a decisão de manter o agravo, as partes envolvidas no processo ainda têm algumas opções. Elas podem entrar com um novo agravo, porém, é preciso que haja novos argumentos ou fatos que justifiquem a revisão da decisão. Outra opção é recorrer para instâncias superiores, como o Tribunal de Justiça ou o Superior Tribunal de Justiça.

For more information, please click the button below.

Em resumo, quando o juiz decide manter a decisão agravada, significa que ele não encontrou motivos para rever a decisão anterior e, portanto, a decisão anterior permanece em vigor. O agravo é um recurso utilizado para contestar uma decisão judicial que tenha sido desfavorável e pode ser feito em primeira ou segunda instância. Após a decisão de manter o agravo, as partes envolvidas no processo ainda têm algumas opções, como entrar com um novo agravo ou recorrer para instâncias superiores.

FAQs

1. Um agravo pode ser feito em qualquer fase do processo?

Sim, o agravo pode ser feito em qualquer fase do processo, desde que haja uma decisão judicial desfavorável que possa ser contestada.

2. Qual é o prazo para entrar com um agravo?

O prazo para entrar com um agravo pode variar dependendo do tribunal em que o processo está sendo julgado e do tipo de decisão que está sendo contestada. Geralmente, o prazo é de 15 dias após a decisão ser proferida.

3. O que é o Tribunal de Justiça?

O Tribunal de Justiça é a instância responsável por julgar os recursos interpostos contra as decisões dos juízes de primeira instância. Ele é composto por desembargadores e é a segunda instância do Poder Judiciário.

Related video of o que significa mantenho a decisão agravada

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait