O Que Significa Hereges Na Bíblia?

Reza May 22, 2021
PPT Sola Scriptura PowerPoint Presentation, free download ID1978011

Hereges é uma palavra que tem origem no termo grego “haíresis”, que significa “escolha” ou “partido”. Na Bíblia, o termo é utilizado para se referir a pessoas que se desviam do ensinamento ortodoxo da igreja e criam suas próprias doutrinas.

Hereges no Novo Testamento

No Novo Testamento, a palavra “herege” é mencionada em algumas passagens:

  • 1 Coríntios 11:19 – “Todavia, é preciso que haja divergências entre vocês, para que sejam conhecidos quais dentre vocês são aprovados.”
  • Gálatas 5:20 – “idolatria, feitiçaria, ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja;”
  • Tito 3:10-11 – “Evite o homem herege depois de uma primeira e segunda admoestação, sabendo que esse tal se desviou e peca, estando em si mesmo condenado.”

Nessas passagens, os hereges são mencionados como pessoas que causam divisões na igreja e que se afastam da doutrina ortodoxa. Eles são vistos como uma ameaça à unidade e à integridade da comunidade cristã.

Hereges na história da igreja

A história da igreja está repleta de controvérsias e conflitos doutrinários que resultaram no surgimento de diversos grupos considerados hereges pela igreja ortodoxa.

Entre os hereges mais conhecidos da história estão:

  • Os gnósticos – grupo que acreditava que a salvação era alcançada através do conhecimento secreto de Deus e do universo.
  • Os montanistas – grupo que pregava o fim iminente do mundo e a necessidade de uma vida ascética e rigorosa.
  • Os arianos – grupo que negava a divindade de Jesus Cristo e acreditava que ele era uma criação divina, mas não Deus em si.
  • Os valdenses – grupo que defendia a pobreza evangélica, a pregação itinerante e a tradução da Bíblia para línguas vernáculas.

Esses grupos foram considerados hereges pela igreja ortodoxa e muitos de seus seguidores foram perseguidos e mortos por causa de suas crenças.

For more information, please click the button below.

O que a Bíblia diz sobre os hereges?

A Bíblia é clara ao condenar os hereges e suas doutrinas. Em 2 Pedro 2:1, por exemplo, é dito que “assim como houve entre o povo falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição”.

Em outras passagens, a Bíblia adverte os cristãos a se afastarem dos hereges e de suas doutrinas. Em 1 Timóteo 6:3-5, por exemplo, é dito que “se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras do nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade, é orgulhoso e nada entende. Esse tal tem um desejo doentio por controvérsias e contendas acerca de palavras, que resultam em inveja, brigas, difamações, suspeitas malignas e atritos constantes entre pessoas de mentalidade corrompida e privadas da verdade, que pensam que a piedade é fonte de lucro”.

Conclusão

Hereges são pessoas que se afastam do ensinamento ortodoxo da igreja e criam suas próprias doutrinas. A Bíblia condena os hereges e suas doutrinas, e adverte os cristãos a se afastarem deles. A história da igreja está repleta de exemplos de grupos considerados hereges pela igreja ortodoxa, muitos dos quais foram perseguidos e mortos por causa de suas crenças.

FAQs

1. Quais são as principais diferenças entre os hereges e a igreja ortodoxa?

As principais diferenças entre os hereges e a igreja ortodoxa estão relacionadas às doutrinas e práticas religiosas. Os hereges geralmente se afastam da doutrina ortodoxa e criam suas próprias crenças e rituais. Isso pode incluir a negação de alguns dogmas fundamentais da fé cristã, como a divindade de Jesus Cristo, a Trindade e a salvação pela graça.

2. Como a igreja lidava com os hereges na história?

A igreja lidava com os hereges de diversas maneiras ao longo da história. Alguns grupos eram simplesmente ignorados ou rejeitados, enquanto outros eram perseguidos e mortos. No início da história da igreja, a heresia era considerada um crime contra o Estado e os hereges eram punidos com a morte. Mais tarde, a igreja passou a utilizar a excomunhão e outras punições eclesiásticas para lidar com os hereges.

3. Os hereges ainda existem hoje em dia?

Sim, os hereges ainda existem hoje em dia. Embora a perseguição religiosa seja menos frequente hoje em dia, ainda existem grupos que se afastam da doutrina ortodoxa da igreja e criam suas próprias crenças e práticas religiosas. Alguns exemplos incluem os mórmons, os adventistas do sétimo dia e os Testemunhas de Jeová.

Related video of o que significa hereges na bíblia

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait