O Que Significa A Palavra Exortar?

Reza March 4, 2022
Exortação Dicio, Dicionário Online de Português

Exortar é uma palavra que tem origem no latim “exhortari”, que significa encorajar, estimular, incitar, persuadir, instigar, entre outros sinônimos. Essa palavra é utilizada para descrever uma ação de incentivo, um pedido motivacional ou uma orientação que tem como objetivo levar alguém a tomar uma atitude específica, geralmente positiva.

Como é possível aplicar a palavra exortar no dia a dia?

Exortar é uma palavra que pode ser aplicada em diversas situações do nosso dia a dia, como:

  • Encorajar alguém a seguir em frente após uma decepção ou fracasso;
  • Incentivar alguém a estudar mais para alcançar um objetivo;
  • Estimular um amigo a fazer exercícios físicos para melhorar a saúde;
  • Persuadir alguém a mudar um comportamento prejudicial;
  • Instigar um colega a se candidatar a uma posição melhor na empresa.

Existem muitas outras maneiras de aplicar a palavra exortar no dia a dia, basta usar a criatividade e ter em mente que essa palavra é uma forma de motivar as pessoas a tomarem atitudes positivas.

Como exortar de forma eficiente?

Exortar pode ser uma tarefa desafiadora, pois nem sempre é fácil motivar alguém a fazer algo que ele não está disposto a fazer. No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar a exortar de forma eficiente:

  1. Seja claro e objetivo: é importante que a pessoa entenda exatamente o que você está pedindo e por que isso é importante;
  2. Mostre os benefícios: explique os benefícios que a pessoa terá ao seguir sua orientação;
  3. Seja empático: tente se colocar no lugar da pessoa e entender suas dificuldades e receios;
  4. Use exemplos: mostre exemplos de outras pessoas que seguiram sua orientação e tiveram sucesso;
  5. Seja persistente: não desista na primeira negativa, tente novamente de forma gentil e respeitosa.

Seguindo essas dicas, é possível exortar de forma eficiente e motivar as pessoas a tomarem atitudes positivas.

Qual é a diferença entre exortar e repreender?

Exortar e repreender são duas palavras que têm significados semelhantes, mas que apresentam diferenças importantes. Enquanto exortar é uma forma de motivar e incentivar alguém a tomar uma atitude positiva, repreender é uma forma de criticar ou censurar uma pessoa por uma ação negativa ou incorreta.

For more information, please click the button below.

Em outras palavras, exortar é uma forma de ajudar alguém a crescer e evoluir, enquanto repreender é uma forma de punir ou julgar alguém por um erro. É importante ter em mente que ambas as ações podem ser necessárias em determinadas situações, mas é preciso saber aplicá-las de forma adequada para não prejudicar o relacionamento com a pessoa em questão.

Exortar é uma palavra que pode ser utilizada para motivar e incentivar as pessoas a tomarem atitudes positivas. Para exortar de forma eficiente, é importante ser claro, objetivo, empático, mostrar os benefícios e ser persistente. É importante lembrar que exortar é diferente de repreender, pois enquanto a primeira é uma forma de ajudar a pessoa a crescer, a segunda é uma forma de punir ou julgar por um erro.

FAQs

1. Exortar é uma forma de persuasão?

Sim, exortar pode ser considerado uma forma de persuasão, pois tem como objetivo convencer alguém a tomar uma atitude específica. No entanto, diferentemente da persuasão tradicional, que pode ser mais manipulativa, a exortação busca motivar a pessoa a tomar uma atitude positiva.

2. Qual é a origem da palavra exortar?

A palavra exortar tem origem no latim “exhortari”, que significa encorajar, estimular, incitar, persuadir, instigar, entre outros sinônimos.

3. Exortar é uma ação positiva ou negativa?

Exortar é uma ação geralmente positiva, pois tem como objetivo motivar as pessoas a tomarem atitudes positivas. No entanto, é importante ter em mente que a forma como a exortação é feita pode influenciar na percepção da pessoa em relação à ação.

Related video of o que significa a palavra exortar

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait