O Que São Plaquetas Baixas?

Reza December 24, 2021
¿Qué debemos hacer si tenemos las plaquetas bajas? En Tendencia

As plaquetas são células sanguíneas responsáveis pela coagulação do sangue. Elas se unem para formar um tampão em caso de lesões nas paredes dos vasos sanguíneos, evitando a perda excessiva de sangue. Quando o número de plaquetas está abaixo do normal, ocorre o que é chamado de plaquetopenia ou trombocitopenia.

Causas das plaquetas baixas

A plaquetopenia pode ser causada por diversos fatores, entre eles:

  • Doenças autoimunes, como o lúpus
  • Infecções virais, como a dengue e a hepatite C
  • Uso de medicamentos, como quimioterápicos e antibióticos
  • Doenças crônicas, como a cirrose hepática
  • Deficiência de vitaminas, como a vitamina B12 e o ácido fólico
  • Doenças da medula óssea, como a leucemia e a mielodisplasia

Sintomas das plaquetas baixas

A maioria das pessoas com plaquetopenia não apresenta sintomas, especialmente se o número de plaquetas não estiver muito baixo. No entanto, em casos mais graves, podem surgir sintomas como:

  • Sangramentos frequentes, como gengivorragia, epistaxe (sangramento nasal), hematomas e sangue na urina ou nas fezes
  • Fadiga e fraqueza
  • Tonturas e desmaios
  • Pele pálida

Diagnóstico e tratamento das plaquetas baixas

O diagnóstico de plaquetopenia é feito através de um exame de sangue que mede o número de plaquetas no sangue. Se o resultado for abaixo do normal, é necessário investigar a causa da plaquetopenia.

O tratamento depende da causa da plaquetopenia. Em alguns casos, não é necessário nenhum tratamento, especialmente se o número de plaquetas não estiver muito baixo e não houver sintomas. Em outros casos, pode ser necessário tratar a doença subjacente ou interromper o uso de medicamentos que possam estar causando a plaquetopenia.

Em casos graves, pode ser necessário fazer transfusões de plaquetas para evitar sangramentos. No entanto, as transfusões não são indicadas em todos os casos, pois podem ter efeitos colaterais e não tratam a causa da plaquetopenia.

For more information, please click the button below.

Prevenção das plaquetas baixas

Como a plaquetopenia pode ser causada por diversas doenças e fatores, não é possível preveni-la completamente. No entanto, algumas medidas podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver plaquetopenia:

  • Manter uma alimentação saudável e equilibrada, rica em vitaminas e minerais
  • Evitar o uso excessivo de medicamentos, especialmente os que podem afetar a produção de plaquetas
  • Realizar exames de rotina para detectar doenças que possam causar plaquetopenia

A plaquetopenia é uma condição em que o número de plaquetas no sangue está abaixo do normal. Ela pode ser causada por diversas doenças e fatores, e pode apresentar sintomas como sangramentos frequentes, fadiga e fraqueza. O tratamento depende da causa da plaquetopenia, e pode incluir o uso de medicamentos, a interrupção de medicamentos que possam estar causando a plaquetopenia e, em casos graves, transfusões de plaquetas. Para reduzir o risco de desenvolver plaquetopenia, é importante manter uma alimentação saudável, evitar o uso excessivo de medicamentos e realizar exames de rotina para detectar doenças que possam causar plaquetopenia.

FAQs

1. A plaquetopenia é uma doença grave?

A plaquetopenia pode ser grave em casos em que o número de plaquetas está muito baixo e há risco de sangramentos graves. No entanto, na maioria dos casos, a plaquetopenia não apresenta sintomas e não é grave.

2. Quais são os medicamentos que podem causar plaquetopenia?

Alguns medicamentos que podem afetar a produção de plaquetas incluem quimioterápicos, antibióticos, anti-inflamatórios não esteroides, anticonvulsivantes e antitireoidianos, entre outros.

3. Como é feito o tratamento de plaquetopenia causada por doenças autoimunes?

O tratamento de plaquetopenia causada por doenças autoimunes depende da gravidade da plaquetopenia e da doença subjacente. Em alguns casos, é necessário o uso de medicamentos imunossupressores, como corticoides e imunoglobulinas, para reduzir a atividade do sistema imunológico e melhorar a produção de plaquetas.

Related video of o que são plaquetas baixas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait