O Que São Convenções Cartográficas?

Reza May 19, 2022
000720

As convenções cartográficas são um conjunto de regras que devem ser seguidas na representação de informações geográficas em mapas. Elas definem como as características físicas e culturais do terreno devem ser representadas, bem como a simbologia utilizada para representar essas características. As convenções cartográficas são importantes porque garantem que os mapas sejam claros, precisos e fáceis de entender.

Características das convenções cartográficas

As convenções cartográficas variam de acordo com a finalidade do mapa e com a região geográfica representada. No entanto, algumas características são comuns a todas elas:

  • Escalas: as convenções cartográficas definem a escala do mapa, ou seja, a relação entre as dimensões do mapa e as dimensões reais do terreno. A escala é importante para que as distâncias e proporções sejam representadas corretamente.
  • Orientação: as convenções cartográficas definem a orientação do mapa, ou seja, a direção norte-sul do mapa. Isso é importante para que os usuários possam se orientar com facilidade.
  • Símbolos: as convenções cartográficas definem os símbolos utilizados para representar as características do terreno, como rios, montanhas, estradas, cidades, entre outros. Esses símbolos devem ser claros e facilmente reconhecíveis.
  • Cores: as convenções cartográficas definem as cores utilizadas no mapa, tanto para os símbolos quanto para o fundo do mapa. As cores devem ser escolhidas de forma a garantir contraste e legibilidade.
  • Legendas: as convenções cartográficas definem as legendas utilizadas para explicar o significado dos símbolos e das cores utilizadas no mapa.

Exemplos de convenções cartográficas

Algumas convenções cartográficas são universais, ou seja, são utilizadas em todo o mundo. Outras são específicas de uma região geográfica ou de um tipo de mapa. Aqui estão alguns exemplos:

  • Convenções cartográficas universais:
    • A cor verde é usada para representar áreas com vegetação.
    • A cor azul é usada para representar corpos d’água.
    • Linhas pontilhadas são usadas para representar fronteiras.
    • A escala é representada por uma barra graduada.
  • Convenções cartográficas específicas de uma região geográfica:
    • No Japão, os nomes das ruas são escritos verticalmente.
    • No Oriente Médio, as mesquitas são representadas com cúpulas douradas.
    • No Brasil, as áreas de preservação ambiental são representadas com listras verdes e amarelas.
  • Convenções cartográficas específicas de um tipo de mapa:
    • Em um mapa topográfico, as curvas de nível são usadas para representar a altitude do terreno.
    • Em um mapa de uso do solo, as cores são usadas para representar os diferentes tipos de uso da terra, como agricultura, florestas e áreas urbanas.
    • Em um mapa geológico, as cores são usadas para representar os diferentes tipos de rocha.

Importância das convenções cartográficas

As convenções cartográficas são importantes porque garantem que os mapas sejam claros, precisos e fáceis de entender. Sem as convenções cartográficas, os mapas seriam confusos e difíceis de interpretar. Além disso, as convenções cartográficas facilitam a comunicação entre diferentes usuários de mapas, como engenheiros, urbanistas, geógrafos e turistas.

As convenções cartográficas também são importantes para garantir a interoperabilidade entre diferentes sistemas de informação geográfica. Isso significa que diferentes sistemas podem compartilhar informações geográficas com facilidade, porque todos usam as mesmas convenções cartográficas.

Conclusão

As convenções cartográficas são um conjunto de regras que devem ser seguidas na representação de informações geográficas em mapas. Elas definem como as características físicas e culturais do terreno devem ser representadas, bem como a simbologia utilizada para representar essas características. As convenções cartográficas são importantes porque garantem que os mapas sejam claros, precisos e fáceis de entender.

For more information, please click the button below.

FAQs

O que acontece se as convenções cartográficas não forem seguidas?

Se as convenções cartográficas não forem seguidas, os mapas podem ser confusos e difíceis de entender. Isso pode levar a erros de navegação, planejamento urbano e outras atividades que dependem de mapas precisos.

Quem define as convenções cartográficas?

As convenções cartográficas são definidas por organizações internacionais, como a ISO (Organização Internacional para Padronização) e a OGC (Open Geospatial Consortium), bem como por organizações nacionais e regionais.

As convenções cartográficas mudam com o tempo?

Sim, as convenções cartográficas mudam com o tempo, à medida que novas tecnologias e novas formas de representar informações geográficas são desenvolvidas. Por exemplo, as convenções cartográficas para mapas em papel são diferentes das convenções cartográficas para mapas digitais.

Related video of o que são convenções cartográficas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait