O Que São Barragens De Rejeitos?

Reza July 5, 2021
Entenda o que é uma barragem de rejeitos na mineração Mason Equipamentos

As barragens de rejeitos são estruturas construídas em áreas de mineração para armazenar resíduos gerados durante o processo de extração de minério. Esses resíduos, também conhecidos como rejeitos, são compostos por uma mistura de água, minerais e produtos químicos usados na extração do minério.

Como funcionam as barragens de rejeitos?

As barragens de rejeitos são construídas em terrenos inclinados, formando uma espécie de lago artificial. Os rejeitos são transportados por meio de dutos e depositados na parte mais alta da barragem. A água que é misturada com os rejeitos é retida na parte inferior da barragem, formando um reservatório. Esse reservatório é utilizado para a captação de água para o processo de extração de minério, além de servir como fonte de água para a comunidade local.

Para evitar o rompimento da barragem, é feito um controle rigoroso da quantidade de rejeitos depositados e da altura da barragem. Além disso, são instalados sistemas de drenagem para evitar o acúmulo excessivo de água na barragem.

Quais são os riscos das barragens de rejeitos?

As barragens de rejeitos podem representar riscos para o meio ambiente e para a saúde das pessoas que vivem próximas a ela. Em caso de rompimento, os rejeitos podem se espalhar por uma grande área, contaminando rios, lagos e solo. Além disso, a exposição a produtos químicos presentes nos rejeitos pode causar doenças respiratórias e câncer.

Um exemplo trágico disso ocorreu em 2015, quando a barragem de rejeitos da mineradora Samarco, em Mariana (MG), se rompeu. O desastre resultou em 19 mortes e na destruição da fauna e flora local. Os rejeitos se espalharam pelo Rio Doce, atingindo mais de 600 km de cursos d’água.

Quais são as medidas de segurança adotadas nas barragens de rejeitos?

Após o desastre em Mariana, foram criadas novas regras para a construção e operação de barragens de rejeitos no Brasil. As medidas incluem:

For more information, please click the button below.
  • Realização de análises geotécnicas da área antes da construção da barragem;
  • Monitoramento constante da estrutura da barragem e dos rejeitos depositados;
  • Instalação de sistemas de alerta para avisar em caso de risco de rompimento;
  • Realização de planos de emergência para casos de desastres;
  • Restrição da construção de barragens em áreas de risco geológico e ambiental;
  • Auditorias independentes para avaliar a segurança das barragens.

Conclusão

As barragens de rejeitos são uma parte importante do processo de extração de minério, mas apresentam riscos significativos para o meio ambiente e a saúde das pessoas. É fundamental que as medidas de segurança sejam rigorosamente aplicadas para evitar desastres como o que ocorreu em Mariana. Além disso, é importante que as empresas invistam em tecnologias mais seguras e sustentáveis para a extração de minério.

FAQs

1. O que é feito com os rejeitos armazenados nas barragens?

Os rejeitos armazenados nas barragens não têm valor comercial e não são utilizados para nenhum outro fim. Eles permanecem na barragem até que a capacidade seja atingida e, então, a barragem é fechada e abandonada.

2. Como é feita a limpeza das barragens de rejeitos?

A limpeza das barragens de rejeitos é um processo complexo e caro. É necessário retirar os rejeitos e tratar a água contaminada. Em alguns casos, os rejeitos podem ser reaproveitados como matéria-prima em outras indústrias.

3. Como posso saber se há uma barragem de rejeitos perto da minha casa?

O Ministério de Minas e Energia mantém um cadastro de barragens de rejeitos no Brasil. É possível consultar o cadastro no site do órgão. Além disso, as empresas que operam barragens de rejeitos devem informar a comunidade local sobre a existência da estrutura e sobre as medidas de segurança adotadas.

Related video of o que são barragens de rejeitos

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait