O Que Representa A Descida Da Esperança No Poema?

Reza February 3, 2022
O Que Representa A Descida Da Esperança No Poema EDUCA

O poema é uma forma de expressão artística que utiliza palavras para transmitir pensamentos, sentimentos, ideias e emoções. Um dos temas mais recorrentes na poesia é a esperança, que pode ser vista como uma força motriz que impulsiona as pessoas a seguir em frente, mesmo em meio às dificuldades. No entanto, em alguns poemas, a esperança é retratada como algo que se esvai, que desaparece gradativamente, deixando um vazio no lugar.

Descendo a Esperança

Quando falamos da descida da esperança no poema, estamos nos referindo a essa sensação de perda, de desaparecimento gradual que muitos poetas retratam em suas obras. É como se a esperança fosse uma luz que se apaga aos poucos, deixando a escuridão tomar conta do ambiente. Essa descida pode ser vista em diferentes contextos, seja no amor, na política, na religião ou em qualquer outra esfera da vida.

Exemplo de Poema

Para exemplificar essa questão, podemos citar o poema “Desalento”, de Cecília Meireles:

Desalento

Desci ontem ao poço; ia buscar
A água da recordação e da ternura;
E enquanto descia, sem pensar,
Senti que a vinda para cima ia ser dura.
Debalde procurava
Os degraus que subi com tanta pressa:
Sentia que a minha alma resvalava
E a minha vista se toldava de tristeza.
No fundo do poço, onde não há luz
E o ar é pouco, e o silêncio é pesado,
Só me chegava, confuso e confuz,
O murmúrio das águas, o eco do meu passado.
O eco do meu passado!… E eu a sentir
Que a vinda para cima ia ser dura,
Que não podia voltar nem prosseguir,
Que a minha vida era um poço de amargura.

Nesse poema, a autora descreve sua descida ao poço, que pode ser interpretada como uma metáfora para a descida da esperança. Ela busca a água da recordação e da ternura, mas acaba sentindo que a subida será dura. Ao chegar ao fundo do poço, ela se depara com a escuridão e o silêncio, e tudo o que lhe resta é o eco do seu passado. A sensação que fica é a de que a vida é um poço de amargura, onde a esperança é algo distante e difícil de alcançar.

Relevância da Esperança na Poesia

A esperança é um tema recorrente na poesia porque faz parte da nossa natureza humana. Todos nós, em algum momento da vida, já nos pegamos sonhando com um futuro melhor, com um amor verdadeiro, com uma vida mais plena e feliz. A esperança é o que nos faz levantar depois de uma queda, é o que nos motiva a seguir em frente mesmo quando tudo parece perdido.

For more information, please click the button below.

Na poesia, a esperança pode ter diferentes facetas. Em alguns poemas, ela é retratada como a luz que guia o caminho, como a força que nos impulsiona para frente. Em outros, é vista como algo frágil, que pode se esvair a qualquer momento. O importante é que a esperança, de uma forma ou de outra, está sempre presente na poesia.

Conclusão

A descida da esperança no poema é um tema que desperta a sensibilidade dos leitores e traz à tona questões importantes sobre a vida, a morte, a religião, a política e tantos outros temas que permeiam nossa existência. É por meio da poesia que conseguimos expressar nossos medos, nossas angústias, nossas esperanças e nossos sonhos.

FAQs

1. O que é esperança?

Esperança é a capacidade de acreditar em algo bom, mesmo diante de situações difíceis. É a força que nos motiva a seguir em frente, mesmo quando tudo parece perdido.

2. Qual a importância da poesia na vida das pessoas?

A poesia tem o poder de despertar emoções, de fazer as pessoas refletirem sobre si mesmas e sobre o mundo que as cerca. Ela nos ajuda a compreender nossos sentimentos e a expressá-los de forma artística.

3. Por que a esperança é um tema recorrente na poesia?

A esperança é um tema recorrente na poesia porque faz parte da nossa natureza humana. Todos nós, em algum momento da vida, já nos pegamos sonhando com um futuro melhor, com um amor verdadeiro, com uma vida mais plena e feliz. A esperança é o que nos faz levantar depois de uma queda, é o que nos motiva a seguir em frente mesmo quando tudo parece perdido.

Related video of o'que representa a descida da esperança no poema

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait