O Que Pode Servir Como Comprovante De Escolaridade?

Reza July 13, 2021
Comprovante de Escolaridade

Introdução

O comprovante de escolaridade é um documento que atesta que uma pessoa concluiu determinado nível de estudo em uma instituição de ensino. Esse documento é necessário em diversas situações, como em processos seletivos de emprego, concursos públicos, inscrição em cursos técnicos ou de graduação, entre outros. Entretanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre quais documentos podem ser utilizados como comprovante de escolaridade. Neste artigo, vamos explicar quais são os documentos aceitos para comprovar a escolaridade.

Documentos que podem ser utilizados como comprovante de escolaridade

Os documentos que podem ser utilizados como comprovante de escolaridade variam de acordo com o nível de estudo concluído. Veja abaixo quais são os documentos aceitos para cada nível de ensino:

Ensino Fundamental

– Histórico escolar do ensino fundamental; – Declaração da escola atestando a conclusão do ensino fundamental; – Certificado de conclusão do ensino fundamental.

Ensino Médio

– Histórico escolar do ensino médio; – Declaração da escola atestando a conclusão do ensino médio; – Certificado de conclusão do ensino médio; – Diploma de conclusão do ensino médio.

Ensino Técnico

– Diploma de conclusão do curso técnico; – Histórico escolar do curso técnico; – Declaração da instituição de ensino atestando a conclusão do curso técnico.

Ensino Superior

– Diploma de conclusão do curso superior; – Histórico escolar do curso superior; – Declaração da instituição de ensino atestando a conclusão do curso superior.

For more information, please click the button below.

Como obter um comprovante de escolaridade?

Para obter um comprovante de escolaridade, é necessário entrar em contato com a instituição de ensino onde o curso foi concluído. A escola ou universidade fornecerá os documentos necessários, como histórico escolar, declaração de conclusão, certificado ou diploma. Caso a instituição de ensino não exista mais ou não seja possível entrar em contato, é possível solicitar a segunda via do documento no órgão responsável pela educação do estado ou município.

Conclusão

O comprovante de escolaridade é um documento importante para diversas situações, e é necessário conhecer quais documentos são aceitos para cada nível de estudo concluído. É importante lembrar que é responsabilidade do aluno guardar os documentos que comprovem sua escolaridade, pois a instituição de ensino pode não ter mais esses registros após muitos anos.

FAQs

1. O comprovante de escolaridade é obrigatório em processos seletivos de emprego?

Não existe uma lei que obrigue as empresas a solicitarem o comprovante de escolaridade em processos seletivos de emprego, mas muitas empresas exigem esse documento como critério de seleção.

2. É possível utilizar um comprovante de escolaridade estrangeiro no Brasil?

Sim, é possível utilizar um comprovante de escolaridade estrangeiro no Brasil, desde que o documento seja traduzido para o português por um tradutor juramentado.

3. É possível utilizar um comprovante de escolaridade antigo para comprovar a escolaridade?

Sim, é possível utilizar um comprovante de escolaridade antigo para comprovar a escolaridade, desde que o documento esteja em bom estado de conservação e seja aceito pela instituição ou empresa que está solicitando o documento.

Related video of o que pode servir como comprovante de escolaridade

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait