O Que Pode Causar Plaquetas Baixas

Reza September 10, 2021
Causas de las plaquetas bajas BonomédicoBlog

As plaquetas são células sanguíneas responsáveis pela coagulação do sangue. Quando os níveis de plaquetas estão baixos, o sangue não coagula adequadamente, o que pode levar a sangramentos anormais. Existem várias condições médicas que podem causar a diminuição das plaquetas no sangue, incluindo:

1. Doenças autoimunes

Algumas doenças autoimunes podem causar a diminuição das plaquetas no sangue, como a púrpura trombocitopênica idiopática (PTI). Nessa doença, o sistema imunológico ataca as próprias plaquetas, destruindo-as e reduzindo o número de plaquetas circulantes no sangue.

2. Infecções virais

Algumas infecções virais podem afetar a produção e a destruição de plaquetas no sangue, levando a uma diminuição dos níveis de plaquetas circulantes. Exemplos incluem o vírus da dengue, HIV, hepatite C, entre outros.

3. Medicamentos

Certos medicamentos podem interferir na produção ou na destruição de plaquetas no sangue, levando a uma diminuição dos níveis de plaquetas. Exemplos incluem quimioterapia, antibióticos, anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), entre outros.

4. Doenças hepáticas

Doenças hepáticas, como cirrose e hepatite, podem afetar a produção de plaquetas no sangue, levando a uma diminuição dos níveis de plaquetas circulantes.

5. Doenças renais

Doenças renais, como a síndrome hemolítico-urêmica, podem afetar a produção e a destruição de plaquetas no sangue, levando a uma diminuição dos níveis de plaquetas circulantes.

For more information, please click the button below.

6. Doenças hematológicas

Algumas doenças hematológicas, como a leucemia e o mieloma múltiplo, podem afetar a produção de plaquetas no sangue, levando a uma diminuição dos níveis de plaquetas circulantes.

7. Deficiências nutricionais

A falta de certas vitaminas e minerais, como vitamina B12 e ácido fólico, pode levar a uma diminuição da produção de plaquetas no sangue, resultando em níveis baixos de plaquetas circulantes.

8. Gravidez

A gravidez pode levar a uma diminuição dos níveis de plaquetas no sangue, devido a alterações hormonais e mudanças no volume sanguíneo da mulher.

9. Transfusões de sangue

Em alguns casos, as transfusões de sangue podem levar a uma diminuição dos níveis de plaquetas no sangue, devido a reações imunológicas ou à presença de anticorpos que atacam as plaquetas transfundidas.

10. Outras causas

Além das causas acima mencionadas, há outras condições médicas que podem causar a diminuição das plaquetas no sangue, como a síndrome de Evans, a trombocitopenia induzida por heparina e a síndrome de Wiskott-Aldrich.

Existem várias causas para a diminuição das plaquetas no sangue, e o tratamento dependerá da causa subjacente. Se você estiver com plaquetas baixas, é importante consultar um médico para identificar a causa e determinar o melhor curso de tratamento.

1. O que acontece se as plaquetas estiverem muito baixas?

Se as plaquetas estiverem muito baixas, o sangue não coagulará adequadamente, o que pode levar a sangramentos anormais. Isso pode ser perigoso e até mesmo fatal em alguns casos.

2. Como é diagnosticada a trombocitopenia?

A trombocitopenia pode ser diagnosticada por meio de um exame de sangue que mede o número de plaquetas no sangue. Dependendo da causa subjacente, outros testes podem ser realizados para confirmar o diagnóstico.

3. Como é tratada a trombocitopenia?

O tratamento da trombocitopenia depende da causa subjacente. Em alguns casos, a condição pode se resolver por si só. Em outros casos, pode ser necessário tratamento com medicamentos ou procedimentos médicos, como transfusões de plaquetas.

Related video of o que pode causar plaquetas baixas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait